• Carregando...
Os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Paulo Eduardo Martins, no CPAC Brasil 2022
Os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Paulo Eduardo Martins, no CPAC Brasil 2022| Foto: Twitter

Em sua terceira edição no Brasil, a Conservative Action Political Conference 2022, conhecida como CPAC, reuniu políticos, jornalistas, influenciadores e mais de mil apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), em Campinas, São Paulo, durante o final de semana.

Liderado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o evento contou com a presença de Jason Miller, ex-assessor da presidência dos Estados Unidos durante o mandato do republicano Donald Trump, do fundador do Partido Republicano Chileno, José Antônio Kast e do deputado argentino Javier Milei.

Durante uma participação surpresa por meio de vídeo, Bolsonaro voltou a questionar o resultado das eleições de 2018, quando, segundo ele, teria vencido no primeiro turno. "O que eu vou falar agora, eu não tenho prova, vou deixar bem claro. No primeiro turno, por indícios fortíssimos, eu ganhei", disse, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo ele, hackers interferiram na votação. Ele sugeriu ainda que um partido adversário ao seu foi o responsável por contratar os invasores.

Críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) - descrito pelo deputado federal Filipe Barros (PL-PR) como "um partido de oposição" que tomou o lugar de uma Corte constitucional -, ao ministro Alexandre de Moraes e ao ex-juiz Sérgio Moro, que eram ostensivamente vaiados quando mencionados por um palestrante, também deram o tom da conferência.

Marcaram presença no evento os deputados federais Daniel Silveira (PTB-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Paulo Eduardo Martins (PL-PR) e Capitão Derrite (PL-DF), além do próprio Eduardo Bolsonaro.

Também participaram do CPAC os ex-ministros Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos. Freitas foi destaque no evento: recebeu orações do ex-senador Magno Malta e discursou para o público afirmando que "a esquerda nega Cristo".

Criado em 1973 pelos grupos American Conservative Union (ACU) e Young Americans for Freedom (YAF), o CPAC reune, anualmente, alguns dos expoentes da direita conservadora americana. Nos Estados Unidos, o evento já recebeu o ex-presidente Donald Trump e o britânico Nigel Farage que ajudou a articular a que resultou na saída do Reino Unido da União Europeia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]