Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Veja repercussões

Decisão de Moraes cassar Carla Zambelli é “usurpação”, diz Sóstenes

Sóstenes Cavalcante
Líder do PL na Câmara criticou decisão de Moraes. (Foto: reprodução/Youtube TV Câmara)

Ouça este conteúdo

A decisão de Alexandre de Moraes, que decidiu cassar o mandato de Carla Zambelli (PL-SP) mesmo após decisão da Câmara de mantê-lo repercutiu imediatamente nas redes sociais. Políticos de esquerda e de direita correram para comentar a atitude.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) chamou o ato de “usurpação”.

“Quando um ministro anula a decisão soberana da Câmara e derruba o voto popular, isso deixa de ser Justiça e vira abuso absoluto de poder. O Brasil viu um ato de usurpação institucional: um homem passando por cima do Parlamento e da vontade do povo”, disse em sua conta no X.

O senador Rogério Marinho (PL-RN) também deu destaque à interferência do judiciário no legislativo. "O art. 55, §2º da Constituição, é claro: em caso de condenação criminal, a perda de mandato depende de decisão do Parlamento, por maioria absoluta. Ao cassar o mandato por ato individual, o Judiciário usurpa competência exclusiva do Legislativo", disse.

O deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS), afirmou que a decisão é uma “piada”. “Alecrim Dourado mandou a cassação da Zambelli para a Câmara dos Deputados para legitimar seus arbítrios, os representantes do povo não aceitaram, o que ele fez? C*gou para os representantes ELEITOS e cassou no canetaço”, escreveu no X.

Para o jornalista Paulo Figueiredo, a decisão humilha o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). “Existe alguém mais humilhado no Brasil do que @hugomottaPB? Minha mãe me ensinou sempre: quem muito se abaixa, o * aparece”, declarou ele no X.

Do lado da esquerda, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) comemorou. ”Não durou nem 24h a felicidade da Zambelli na cadeia na Itália, após o Câmara não causar (SIC) seu mandato. Alexandre de Moraes cuidou disso.”

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, puxou para si o mérito pela decisão, dizendo que foi após recurso da legenda que Moraes determinou a perda do mandato. "A decisão do STF afirma que a Câmara violou frontalmente a Constituição ao preservar o mandato de Carla Zambelli, produzindo ato nulo por desvio de finalidade, ilegalidade e afronta ao texto constitucional", escreveu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.