i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Governo Trump

Com anuência de Bolsonaro, EUA retomam voos fretados para deportar brasileiros

  • Por Gustavo Ribeiro
  • 02/03/2020 20:22
Trump presenteia Bolsonaro na Casa Branca, em março de 2019: aval do Brasil permite voos fretados para deportar brasileiros.
Trump presenteia Bolsonaro na Casa Branca, em março de 2019: aval do Brasil permite voos fretados para deportar brasileiros.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Os voos da ICE Air Operations (IAO) estão longe de ser os mais agradáveis. Apesar de operados com modelos Boeing 737, do mesmo tipo dos aviões da Gol, neles não há luxo algum. Pelo contrário. É proibido levantar-se e caminhar pelo corredor. Ir ao banheiro, somente com autorização e vigilância. Alimentação, só o mínimo necessário.

E para piorar, boa parte dos passageiros é obrigada a viajar algemada e com as pernas acorrentadas, sob o olhar atento não de comissários de bordo, e sim de agentes de segurança.

Não por acaso a IAO não é uma companhia aérea comum. Ela é o braço aéreo do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA (ICE, na sigla em inglês) que realiza voos de deportação de cidadãos inadmitidos naquele país.

Cinco voos desse tipo foram cumpridos nos últimos meses com brasileiros que tiveram negada a entrada em solo norte-americano. A origem sempre é o aeroporto de El Paso, no estado do Texas, que fica a cerca de cinco quilômetros da fronteira com o México. O destino é o aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O primeiro deles ocorreu em outubro de 2019, o segundo em janeiro deste ano e os dois mais recentes em fevereiro. Ao todo, 367 cidadãos brasileiros, incluindo crianças, tomaram esses voos.

Após CPMI, Itamaraty desautorizou deportação em massa

A deportação em massa de nacionais do Brasil não ocorria desde 2006, ainda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi finalizada a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre emigração de brasileiros para os EUA — o objetivo era investigar a atuação de traficantes de pessoas, os chamados coiotes, e as condições dos cidadãos do Brasil no exterior.

Um dos resultados foi a desautorização, por parte do Itamaraty, de voos fretados para deportação em massa. Assim, o órgão passou a trabalhar caso a caso, na expectativa de conseguir reverter a decisão das autoridades norte-americanas e permitir a permanência nos EUA. Quando não era possível a reversão, o cidadão era deportado em aviões de companhias aéreas.

Essa política começou a mudar no governo Temer, que voltou a autorizar os voos fretados, mesmo que em menor número — em 2017 foram dois voos, totalizando sete pessoas. E, após um pedido formal feito pelo governo dos EUA em 2019, o Itamaraty não se opôs e autorizou a deportação em massa em voos fretados.

Trata-se de um reflexo da política externa do presidente Jair Bolsonaro de alinhamento com Donald Trump, presidente dos EUA. “A decisão de deportar vai da soberania do país. É uma questão política. Quando o transporte não é realizado por voos comerciais e sim em voos fretados, o país de retorno precisa autorizar a chegada da aeronave, que é o caso do governo atual”, explica a advogada e especialista em Relações Internacionais e Diplomacia, Joseane Schuck Pinto.

Durante visita à Índia no fim de janeiro, logo que o segundo voo de deportados brasileiros aterrissou em Belo Horizonte, Bolsonaro validou a nova política. “Eu acho que em qualquer país as suas leis têm que ser respeitadas. Qualquer país do mundo onde pessoas estão lá de forma clandestina é um direito daquele chefe de Estado, usando da lei, devolver esses nacionais”, disse o presidente.

Deportação de brasileiros tem algemas e correntes

Toda a operação de deportação é de responsabilidade dos EUA. Ao Brasil cabe, apenas, a autorização do voo. Como o órgão de imigração norte-americano não possui frota própria para voos longos e com grande capacidade, precisa fretar os aviões.

Os cinco voos que chegaram ao Brasil desde outubro do ano passado foram operados em aeronaves da empresa iAero Airways, especializada em fretamentos e com 22 equipamentos na frota. Segundo o ICE, o custo da operação varia entre 8,5 mil e 26,8 mil dólares por hora de voo, dependendo do tipo de aeronave e a distância até o destino. Tudo é pago pelo governo dos EUA — aluguel da aeronave, combustível, tripulação e profissionais destacados para a missão.

Esses profissionais, em geral agentes do próprio ICE, cuidam de toda a logística, desde a retirada das pessoas dos centros de imigração, ainda nos EUA, até o desembarque. E, pelo caráter da missão, é comum que os deportados sejam transportados com algemas e pernas acorrentadas, sendo libertados somente quando a aeronave chega ao país de destino — nem todos são obrigados a usar os aparatos e a decisão depende dos agentes de segurança. O procedimento é comum e previsto em lei.

“O governo americano, através da nova política migratória, acaba trazendo o dispositivo que permite a prática de algemar. Isso é altamente legítimo no governo americano. Para o Direito Internacional, sobretudo dos direitos humanos, fere a dignidade da pessoa humana. Mas é uma postura dos EUA, que se retirou da agenda dos direitos humanos”, pondera Joseane.

Sobre o assunto, o presidente Bolsonaro disse que o Brasil não faria isso, mas que respeita a decisão norte-americana. “Obviamente, nós não faríamos isso com ninguém, saindo do Brasil para qualquer país”, comentou. “Jamais pediria para ele [Trump] descumprir a lei. A lei americana diz isso. É só não ir para os EUA de forma ilegal”, completou.

Brasileiros barrados na fronteira

De acordo com dados do ICE, cerca de 18 mil brasileiros foram detidos por tentar entrar de forma irregular nos EUA em 2019. Esse número representou um aumento de 600% em relação a 2016, quando 3.252 cidadãos do Brasil foram barrados – último recorde registrado.

Apesar de os dados ainda não estarem consolidados, o órgão de fronteira dos EUA estima em 1,6 mil o número de brasileiros detidos somente em janeiro deste ano tentando entrar no país sem a documentação necessária.

Como consequência, a quantidade de deportados brasileiros também vem aumentando. De 2015 a 2019, houve um crescimento de 138% de pessoas enviadas de volta para o Brasil — eram 744 e no ano passado chegou a 1.770. A tendência, inclusive, é de que, com os voos fretados, a quantidade de brasileiros deportados dos EUA cresça ainda mais rapidamente – sem contar a própria política de imigração norte-americana, mais rígida.

“Essa política de endurecimento não é exclusividade do governo Trump. Em 2016, quando Barack Obama ainda era presidente, a política imigratória já começou a ficar mais endurecida. Mas, com o Trump, as detenções aumentaram mais de 40% em relação ao mandato do Obama”, diz Joseane.

Protocolo prevê que brasileiros sejam enviados ao México

Quando são barrados na fronteira, os cidadãos brasileiros são detidos e levados para centros de imigração, onde aguardam o processo de deportação. O governo dos EUA, porém, anunciou no fim de janeiro que os brasileiros que forem detidos na fronteira poderão ser enviados novamente ao México, onde aguardarão a decisão das autoridades norte-americanas sobre a autorização de ingresso no país.

Esse instrumento é chamado de Protocolo de Proteção dos Migrantes (MPP, na sigla em inglês). Até então, era usado para cidadãos que falassem espanhol, sob a justificativa de que teriam condições de se adaptar à realidade mexicana enquanto aguardassem a resposta dos EUA.

“O fato de os brasileiros agora fazerem parte do programa mostra que o Departamento [de Segurança Interna], juntamente com as autoridades mexicanas, sempre procurou expandir o programa de maneira segura e responsável. O MPP tem sido um elemento crucial do sucesso do Departamento em lidar com a crise em curso, proteger a fronteira e acabar com a captura e liberação”, informou o Departamento de Segurança Interna em nota à imprensa.

A principal crítica ao programa é de que as pessoas enviadas para o México são levadas para cidades onde os índices de violência são altos, como Nuevo Laredo e Matamoros. Ambas estão no estado de Tamaulipas, local que o Departamento de Estado dos EUA classifica como nível 4 (“não viaje”) – o mesmo de países como Afeganistão, Irã Líbia e Síria.

Segundo a Human Rights First, uma organização internacional de direitos humanos, mais de 59 mil pessoas foram acomodadas no MPP, sendo pelo menos 26 mil na região de Tamaulipas — a maioria são cidadãos de Honduras e Guatemala. De acordo com a mesma organização, foram registrados 816 casos em 2019 de assassinato, tortura, estupro, sequestro e outros ataques violentos contra pessoas barradas nos EUA.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Melissa Oliveira

    ± 4 horas

    Lei é lei, uma pena nosso país ser o exemplo da impunidade e do jeitinho... Pior é quem ainda reprova isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Denis Sebascon

      ± 4 horas

      A esquerda vai detonar o Presidente Bolsonaro, porque ela sente uma atração irresistível por tudo que é errado, ilegal e imoral...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo Lima

        ± 5 horas

        Tem que deportar mesmo. Esta historia de querer "Levar vantagem em tudo" tem que acabar. Aprendam a cumprir leis

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • T

          Terrivelmente

          ± 6 horas

          E o tipo de notícia que os bolsonaristas gozam! Grande ganho político para o Bolsonaro, que mostra “poder” esse emparelha não defesa das leis americanas (como se o brasileiro fosse uma ameaça), sonhem com o dia que os EUA não exigirem visto, sonhem. Bom dia bsonaristas: imprimam esta reportagem e colem-na no espelho.:

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • L

            Leonardo David

            ± 5 horas

            Se tem uma coisa boa dos bolsominions é irritar gente igualmente tosca como você!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • D

          David de Carvalho

          ± 7 horas

          Diplomacia capacho. Os EUA têm direito de deportar ilegais mas um presidente com colhões iria lutar contra a humilhação desnecessária.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • L

            Leonardo David

            ± 5 horas

            Ahhh verdade! Um presidente de verdade exigiria que seus compatriotas que tentaram entrar ilegalmente em outro país voltassem, no mínimo, de classe executiva de Emirates!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • L

          Leonardo David

          ± 7 horas

          Na Era PT a posição oficial do governo era tentar manter brasileiros que imigraram ilegalmente fora do país, pouco importando a imagem do Brasil no exterior. Hoje a posição oficial é mandem de volta os brasileiros que fizeram m....! Muito bom, governo deve gerenciar um Estado e não um partido!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          5 Respostas
          • L

            Leonardo David

            ± 5 horas

            Sartan: Você deve ser aquele tipo de sujeito que se seu filho quebrar a janela do vizinho você deixa ele continuar brincando na rua e até pichar os muros só para não se achar "lambe botas" dos vizinhos!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • L

            Leonardo David

            ± 5 horas

            Terrivelmente: A saída do Brasil é livre, a entrada em outro é que não é! Mas seu tipo de gente não entende o óbvio nem desenhando, tem mais é que passar os próximos anos assustado com o espantalho que vê no Bolsonaro.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • T

            Terrivelmente

            ± 6 horas

            Ridículo papel do governo brasileiro. Imagine o terror que seria se o filho do miliciano disse embaixador. Completamente insano, sem noção, sem vergonha na cara. E minha gente, povo do Brasil dormiu e outros tantos estão vislumbrados bom uma família canalhada, que há 30 anos parasitam nos palácios da república. Povo que lligue.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • T

            Terrivelmente

            ± 6 horas

            Sai pra rapaz, quanta baboseira. Há muitas pessoas que não suportam mais viver neste país, por diversos motivos, a começar por este mimimi bolsonarista que impregnou as relações pessoais e familiares. E igreja de um lado, polícia de outro, governo de outro. Quem não pode sair do país, tem a opção de torcer pelo corrupto de estimação, seja lá quem for.,

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • S

            Sartan

            ± 6 horas

            A desculpa de sempre enquanto isso o governo atual lambe as botas dos EUA

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • J

          Jorge

          ± 7 horas

          E onde está o erro ? O cara sai daqui de bananalândia, achando que o mundo todo é igual, e que pode viver sem regras e à margem da legalidade, quando quebra a cara acha ruim ? Parabéns, demonstra neutralidade e apego ao que é correto e direito.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • T

            Terrivelmente

            ± 6 horas

            Huuummm fedor de Bozo. O brasileiro e a mania de gozar com a desgraça alheia.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • A

          AMAURI

          ± 7 horas

          E aqui Bozo?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Francisco

            ± 8 horas

            Correto. Cometeu ilegalidades deve ser tratado com o rigor da lei.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • T

              Terrivelmente

              ± 6 horas

              Hahahaha até parece que os figurões políticos ) inclui-se a família do teu “prezidente”) não teve uma vida de ilegalidades. No Exército rebarbava o mais antigo; na política rasgou os valores democráticos e republicanos. Se ligue. Tomavam espelhinho para você se olhar. Ridículo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • S

            Silvia Aguiar

            ± 8 horas

            Corretíssimo! Seja dos EUA ou qualquer outro país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo Afonso Pasquotto de Lima

              ± 8 horas

              Imigrante ilegal? Pé na bunda. Nos EUA e aqui também.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Sebastião Ricardo Mascarenhas Carneiro

                ± 9 horas

                Simples. Não entra ilegalmente.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  JR

                  ± 14 horas

                  Mario, marionete

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • ██

                    ± 16 horas

                    Mui amigo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • Z

                      Zyss

                      ± 16 horas

                      Pela chamada, parece até que o bolsonaro teria outra escolha... Chamadinha fake News.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • L

                        Leonardo David

                        ± 7 horas

                        O que tem de fake news na chamada? Se você tivesse gastado um pouco de tempo lendo a matéria inteira saberia que havia outra escolha, manter a pataquada adotada no governo PT, com o Itamaraty desautorizando o envio dos voos para deportação. Se não tiver já na chamada uma exaltação à genialidade do mito fazendo o básico daquilo que é correto já é fake news?! Pelo amor de deus, menos mimimi!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    Fim dos comentários.