• Carregando...
Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro neste sábado (7) no Sambódromo do Anhembi, em SP.
Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro neste sábado (7) no Sambódromo do Anhembi, em SP.| Foto: Nelson Gariba/Estadão Conteúdo

Os 197 anos da independência do Brasil foram comemorados em desfiles cívicos militares pelo país. As celebrações foram marcadas por apresentações de estudantes e militares, incluindo desfiles aéreos nas principais cidades.

Em Brasília, este foi o primeiro desfile de 7 de setembro de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A cerimônia começou às 9h, e Bolsonaro quebrou o protocolo descendo da tribuna de honra para participar da celebração.

Pelas redes sociais, a União Nacional do Estudantes (UNE) convocou estudantes e registrou atos em defesa da Amazônia e da educação neste sábado (7).

Brasília

Primeiro desfile de Sete de Setembro de Bolsonaro contou com quebra de protocolo
Primeiro desfile de Sete de Setembro de Bolsonaro contou com quebra de protocolo| Fernanda Trisotto

O presidente Bolsonaro deixou a tribuna de honra no momento em que as aeronaves da Aeronáutica, Bombeiros e Polícia Militar sobrevoavam a esplanada dos ministérios. Para celebrar os 197 anos da Independência do país, o desfile desse ano em Brasília teve como mote "Vamos valorizar o que é nosso".

São Paulo

A previsão era de que mais de 7 mil pessoas desfilassem em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, neste sábado (7) ensolarado, incluindo os veteranos da Revolução Constitucionalista.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o desfile começou às 9h30, no Centro da cidade, com a entrada do fogo simbólico da pátria. O governador Wilson Witzel chegou ao desfile em um tanque de guerra.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), em um tanque de guerra durante o desfile. Foto: Thiago Ribeiro/ Estadão Conteúdo
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), em um tanque de guerra durante o desfile. Foto: Thiago Ribeiro/ Estadão Conteúdo| ESTADÃO CONTEÚDO

Curitiba (PR)

Desfile em Curitiba, no Centro Cívico. Foto: Felipe Rosa/Tribuna.
Desfile em Curitiba, no Centro Cívico. Foto: Felipe Rosa/Tribuna.

Em Curitiba, o desfile começou por volta das 9h, no Centro Cívico. A cerimônia, que causou bloqueios em ruas de 6 bairros da capital paranaense, foi acompanhada pelo público e autoridades, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o prefeito Rafael Greca (DEM).

Salvador (BA)

Em Salvador, mais de 4 mil militares desfilaram no Centro da cidade, sob chuva. O evento teve a presença do governador Rui Costa e do prefeito ACM Neto.

Recife (PE)

Com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e autoridades, o desfile em Recife ocorreu na Zona Sul da cidade. A expectativa era de que mais de 3 mil militares desfilariam.

Maceió (AL)

Centenas de pessoas participaram do desfile em Maceió (AL), que contou com a presença do governador Renan Filho (MDB) e do vice-governador Luciano Barbosa (MDB).

Vitória (ES)

Dessa vez, o desfile de 7 de Setembro voltou a ser realizado em Vitória após cinco anos. Até então, o evento acontecia em outros municípios do estado.

Palmas (TO)

Diferentemente da maioria das cidades, Palmas iria realizar seu desfile à tarde, a partir das 17h. A expectativa era de um público de cerca de 4 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]