Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Autonomia para garimpar

Dino autoriza mineração em terras indígenas dos Cinta Larga e cobra leis

O ministro do STF, Flávio Dino. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, deferiu medida cautelar que reconhece a omissão do Congresso Nacional em legislar sobre a exploração mineral em terras indígenas e autorizou os povos a garimpar em suas áreas. Na decisão, ele intimou o Legislativo a criar leis sobre o tema.

A medida beneficia diretamente o povo Cinta Larga, permitindo que a própria comunidade coordene atividades de pesquisa e mineração em seus territórios, sob condições específicas e supervisão federal.

VEJA TAMBÉM:

A ação foi movida pela Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Cinta Larga, que argumentou que a falta de regulamentação impedia a comunidade de usufruir legalmente das riquezas de seu solo. Segundo a organização, a lacuna jurídica "perpetua um ciclo de pobreza" e deixa o território "vulnerável à exploração violenta e predatória de organizações criminosas e garimpeiros ilegais".

O relator destacou que a ausência de normas tem favorecido o garimpo ilegal, resultando em danos ambientais, doenças e violência contra os indígenas. Entre as determinações, o ministro atribuiu aos indígenas a coordenação da exploração, estabeleceu o limite de 1% da área da reserva para a atividade e ordenou o “desimpedimento” do território, com a retirada de eventuais invasores.

O território Cinta Larga abrange cerca de 2,7 milhões de hectares entre Rondônia e Mato Grosso — área comparável ao tamanho da Bélgica —, onde vivem aproximadamente 2.000 pessoas distribuídas em quatro terras indígenas homologadas.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.