Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Férias no Maranhão

Dino defende Moraes após governo dos EUA criticar decisões do STF

Dino defende Moraes após governo dos EUA criticar decisões do STF
Dino sugeriu que Moraes passe férias em Carolina (MA) diante da possibilidade de ter o visto dos EUA revogado. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino defendeu, nesta quinta-feira (27), o colega de Corte Alexandre de Moraes em meio ao embate com as big techs e com o governo Trump. Dino sugeriu que Moraes passe férias em Carolina, no Maranhão, uma referência aos estados da Carolina do Norte e do Sul, que ficam nos Estados Unidos.

Nesta semana, o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei para impedir a entrada de Moraes no país. Dino destacou que os ministros do Supremo, ao tomarem posse no cargo, juram defender a Constituição brasileira.

Ele citou o artigo 4º da norma que estabelece os princípios que regem o Brasil em relações internacionais, como a autodeterminação dos povos, a não-intervenção e igualdade entre os Estados.

VEJA TAMBÉM:

“São compromissos indeclináveis, pelos quais cabe a todos os brasileiros zelar, por isso manifesto a minha solidariedade pessoal ao colega Alexandre de Moraes”, disse em um post no Instagram.

“Tenho certeza de que ele permanecerá proferindo ótimas palestras em todo o território brasileiro, assim como nos países irmãos. E se quiser passar lindas férias, pode ir para Carolina, no Maranhão. Não vai sentir falta de outros lugares com o mesmo nome”, acrescentou Dino.

Moraes reagiu às críticas do governo americano, destacando que o Brasil deixou de ser colônia em 7 de setembro de 1822. Ele também agradeceu a Dino pelo apoio durante a sessão desta tarde do STF.

“Digo que será um grande prazer conhecer a belíssima Carolina, do Maranhão. Carolina do Estado do Maranhão, que Sua Excelência tão bem governou por dois mandatos. Estado esse que é exemplo de coragem e luta por independência e autodeterminação do povo brasileiro e defesa da cidadania, como demonstra a história da Revolta da Balaiada, entre dezembro de 1838 e fevereiro de 1841”, disse.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.