Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Março de 2025

Dino marca audiência de conciliação sobre queimadas na Amazônia e Pantanal

Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Ouça este conteúdo

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta terça-feira (21) um despacho marcando para o dia 13 de março uma audiência de conciliação entre a União e estados sobre os combates a queimadas na Amazônia e no Pantanal. O magistrado é o relator de uma ação que apontou omissões do Executivo na preservação destes biomas.

VEJA TAMBÉM:

No documento, Dino determinou que os governos estaduais deverão realizar um estudo interno por meio de seus órgãos ambientais para identificarem a necessidade de ampliação do número de analistas de meio ambiente, e para definirem a qualificação necessária para o desempenho de atividades vinculadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e à regularização ambiental.

De acordo com Dino, a reunião será para debater os três planos já apresentados pela União em oportunidades anteriores, além da verificação do cumprimento dos prazos, metas e articulação entre o governo federal e os estados.

A audiência no Supremo será realizada entre a União e os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que fazem parte das unidades cobertas pela Amazônia ou pelo Pantanal.

Desde o início do recorde das queimadas no ano passado, Dino determinou uma série de medidas para combater os incêndios. Uma delas, foi a determinação de forças policiais para prevenir e combater os incêndios no Pantanal e na Amazônia, além de autorizar gastos extras.

O segundo ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve a pior quantidade de incêndios no país desde o último ano da segunda gestão dele, em 2010. Ao longo de 2024, foram 278.229 focos em todo o país de acordo com o programa BD Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.