Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ex-ministro

Dirceu discursa em tom de campanha durante festa com militância do PT e autoridades

José Dirceu, lula eleições, 2026, deputado, PT, bosonaro
O ex-ministro e ex-deputado, José Dirceu (PT) (Foto: Joedson Alves/EFE)

Ouça este conteúdo

O ex-ministro e ex-deputado, José Dirceu (PT), discursou em tom de campanha durante uma festa organizada por ele com militantes do PT e autoridades, na noite desta terça-feira (11). Dirceu realizou um jantar no restaurante e bar Contexto, em Brasília, em comemoração antecipada pelo seu 79º aniversário.

Dirceu, que pretende disputar uma vaga ao Congresso em 2026, foi prestigiado por figuras como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pelo ex-presidente da Casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

Ao discursar para os convidados, o ex-ministro fez uma retrospectiva da sua militância, questionou a ideia de que o Brasil tem maioria conservadora, defendeu a união da esquerda para sustentar o governo Lula, criticou o atual sistema eleitoral, atacou o “bolsonarismo” e o governo norte-americano, teceu críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e instigou a militância a travar uma “luta política e cultural” para garantir as eleições de 2026.

VEJA TAMBÉM:

“Não vamos ter dúvida. Nós fomos capazes de tirar o Lula da prisão e elegê-lo presidente. Quando falo ‘nós’, estou falando de todas as forças políticas da região. Nós seremos capazes, de novo, de sustentar o governo Lula, fazer essa disputa política e cultural e vencer em 2026”, disse Dirceu em seu discurso.

Reabilitação política

José Dirceu ficou preso por 1 ano e 9 meses em Curitiba (PR) no âmbito da extinta Operação Lava Jato. O petista foi solto no dia 3 de maio de 2017. 

Em outubro do ano passado, o ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, anulou todas as condenações da Lava Jato contra Dirceu.

Com isso, as sentenças que levaram Dirceu a ser condenado a mais de 23 anos de prisão por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro em esquemas de desvio de recursos da Petrobras foram anuladas.

Dirceu completa 79 anos no próximo domingo (16). Um dia antes, no sábado (15), ele participará de outra festa em São Paulo. O evento reunirá o MST e outros movimentos de esquerda, como o Prerrogativas, grupo de advogados lulistas. 

A festa será realizada em um galpão utilizado pelo MST. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 800 pessoas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.