• Carregando...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um pedido para que todas as redes sociais em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem conta enviem uma lista completa com os dados de identificação de todos os seguidores dele. A solicitação foi feita no âmbito das investigações dos atos do 8 de janeiro e foi encaminhada para análise do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O magistrado é relator do inquérito que apura se o Bolsonaro cometeu crime por ter postado e depois apagado um vídeo com ataques ao sistema eleitoral dois dias após os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes. O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, quer que as plataformas digitais “indiquem a possível instigação de atos violentos contra o Estado Democrático de Direito”.

A medida, obviamente, gera repercussão de lado a lado. No Twitter, o senador Sérgio Moro (Podemos-PR), por exemplo, classificou a medida como injustificável e provavelmente impraticável. Diz ele: isso representa “uma violação da privacidade de milhões de brasileiros. O MP deveria reconsiderar o requerido”.

Em seu canal no Youtube, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) comparou o pedido às ações que precederam o genocídio de Ruanda, em 1994.

Para este episódio do Podcast 15 Minutos, o convidado é o jornalista Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]