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Edição dos Jogos da Amizade reuniu 2 mil alunos dos colégios militares do Brasil no Rio de Janeiro
Edição dos Jogos da Amizade reuniu 2 mil alunos dos colégios militares do Brasil no Rio de Janeiro| Foto: Divulgação Exército

No momento em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciava o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, cerca de dois mil alunos demonstravam como os valores como disciplina, hierarquia e fé na missão podem ser transmitidos por meio de um modelo educacional derivado da cultura militar. Eles participavam da 15ª edição dos Jogos da Amizade, no Rio de Janeiro.

Xadrez, judô, pentatlo moderno (corrida, natação, esgrima, hipismo e tiro) e corrida de orientação são algumas das modalidades esportivas típicas das escolas militares que foram disputadas ao lado de esportes mais tradicionais, como futebol, vôlei e handebol. O evento envolveu alunos com idades entre 11 e 17 anos do Sistema de Colégios Militares do Brasil entre os dias 9 e 15 de julho.

"Nós levamos a formação educacional, moral e de valores ao pé da letra. destacou o general de Exército, Richard Fernandez Nunes, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Diferente dos colégios cívico-militares, mantidos pelos estados e pelo Ministério da Educação, os 15 colégios militares são administrados pelo Ministério da Defesa. Outra diferença é que há professores militares da ativa, enquanto nos cívico-militares há membros das Forças Armadas da reserva ou reformados. Mas os dois modelos atendem tanto famílias civis quanto militares e também possuem professores civis.

Esses tipos de colégios seguem o mesmo currículo escolar das escolas totalmente civis, mas há algumas diferenças. Há, por exemplo, aulas de educação moral e cívica, os alunos têm que cantar o hino nacional e na maioria dos casos usar uniformes similares aos das Forças Armadas.

Os estudantes também se dividem em grêmios que reproduzem o sistema de Armas do Exército (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, etc). Mas, fora as diferenças formais, o mais significativo é o ensino dos valores da cultura militar, como espírito de corpo, fé na missão, hierarquia, disciplina e culto à família. Em uma escola militar, por exemplo, um aluno pego colando na prova pode ser desligado da instituição.

Não que esses valores não estejam presentes na educação civil, mas nos colégios militares perpassam todas as atividades. Eles ficam ainda mais evidentes na prática esportiva.

"O desenvolvimento da parte física e de ações esportivas são componentes importantes do modelo pedagógico educacional. Não é por acaso que a primeira escola de educação física do Brasil é do Exército", destacou o general Richard Fernandez Nunes, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Segundo ele, a integração por meio dos Jogos da Amizade amplia a formação de valores dos alunos do sistema.

"Pra gente é muito importante fazer com que haja essa interação entre 15 colégios militares distribuídos em todas as regiões do país. É algo muito importante em termos de desenvolvimento de valores, como a disciplina, a lealdade, a responsabilidade. Isso tudo compõe todo o projeto pedagógico do Sistema Colégio Militar do Brasil", completou o general.

Jogos da Amizade estimulam a formação de atletas para o Brasil 

A programação do evento conta com uma atividade onde os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver atividades artísticas / Divulgação Exército
A programação do evento conta com uma atividade onde os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver atividades artísticas / Divulgação Exército

Apesar de não ser o foco dos Jogos da Amizade, a avaliação do chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército é de que o programa é um incentivo para a formação de futuros atletas para o Brasil. Antes da realização dos jogos, os alunos são estimulados em seus colégios a desenvolverem suas habilidades esportivas ao longo de todo o ano letivo.

"A gente não só cuida da parte cognitiva dos alunos por meio daquelas disciplinas tradicionais. Mas também damos ênfase no desenvolvimento de valores e na parte da educação física. Apesar de não ser o nosso objetivo, [os Jogos da Amizade] sem dúvida nenhuma são um incentivo para que alguns alunos depois se tornem atletas de alto rendimento. É um estímulo para que isso ocorra", explicou o general Richard.

Paralelamente aos jogos, a programação do evento conta com uma atividade, onde os alunos de cada unidade do Sistema Colégio Militar do Brasil tiveram a oportunidade de desenvolver atividades artísticas e culturais. Batizado de "ZumZaravoice", evento artístico levou para o palco a cultura regional e releituras de grandes obras em temática livre.

"Para muitos dos alunos essa é a primeira oportunidade de deixarem seus estados de origem. Essa integração gera um aprendizado muito grande, o respeito a outras culturas, o respeito a outros modos de se comportar. Isso gera um benefício muito grande para o desenvolvimento integral desses alunos", explica o general.

Nesta edição do ZumZaravoice, o vencedor foi o Colégio Militar de Salvador, que apresentou os heróis que se destacaram nas inúmeras batalhas que se desenrolaram em terras soteropolitanas numa abordagem histórica dos 200 anos das lutas pela Independência.

Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram o Colégio Militar de Porto Alegre, que homenageou a cantora Elis Regina, e Colégio Militar de Santa Maria, destacando a figura do Cacique Sepé Tiaraju, que entrou para a história dos povos do Sul ao defender seu povo do colonizador europeu com o grito de “essa terra tem dono!”.

"Isso é uma aula de diversidade cultural. Uma aula de respeito que cada região do nosso país contribui para que a gente seja um país tão diverso", completou o chefe do DECEx.

Competição ocorreu na estrutura olímpica do Rio de Janeiro

Neste ano, os Jogos da Amizade ocorreram na estrutura Olímpica de Deodoro, na Vila Militar do Rio de Janeiro. O Exército assumiu a administração do espaço depois de um acordo com o Ministério dos Esportes e a prefeitura do Rio de Janeiro.

A estrutura empregada para os Jogos da Amizade contou com a Arena Wenceslau, que tem quatro quadras e recebeu as modalidades de basquete, vôlei, handebol e judô. Na Universidade da Força Aérea (Unifa) ocorreram as atividades de atletismo, natação e pentatlo moderno.

O campo de hóquei foi utilizado para a realização de jogos de futebol sete entre outras atividades. Além disso, outras estruturas da Vila Militar, como o Centro Hípico e o Círculo Militar também foram empregados na realização dos jogos.

"Existe realmente um entendimento muito bom entre nós, a prefeitura do Rio de Janeiro e o Ministério dos Esportes. Há um bom relacionamento nesse sentido de a gente assumir parte do legado Olímpico de Deodoro. A Arena Wenceslau tem sido a principal praça de esporte desses Jogos da Amizade", afirmou o general Richard.

Em fevereiro deste ano, o Exército inaugurou a 15ª unidade de seus colégios na Vila Militar, próximo a estrutura dos jogos olímpicos de Deodoro. A expectativa é de que os alunos dessa unidade façam uso dessa estrutura para suas atividades pedagógicas.

"Nós estamos contribuindo para que o legado olímpico seja aproveitado, pelo menos parcialmente, naquilo que nos compete", completou Richard.

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