• Carregando...
Durante diligência da CPI do MST, ex-integrante do MST reencontra o filho e a casa de onde foi expulsa
Durante diligência da CPI do MST, ex-integrante do MST reencontra o filho e a casa de onde foi expulsa| Foto: Reprodução/Assessoria deputado Zucco

A ex-integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Vanuza dos Santos de Souza, que prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, retornou pela primeira vez à sua antiga casa, dentro de um assentamento na Bahia. Acompanhada de deputados integrantes da CPI do MST, Vanuza também reencontrou o filho, Cássio Souza Santana, que é integrante do MST e chegou a gravar um vídeo desqualificando as afirmações da mãe.

O reencontro foi durante uma diligência da CPI, que buscou investigar locais invadidos pelo MST na Bahia. Vanuza viu novamente a casa construída em um lote que ela diz ter sido entregue pelo deputado Valmir Assunção (PT-BA), e do qual, após ‘escolher ser livre’ do MST, foi expulsa após ser torturada e sequestrada por integrantes do MST. Em vídeos divulgados pelos deputados da CPI, é possível ver o filho Cássio, ao lado de outros integrantes do MST, na antiga casa de sua mãe Vanuza. A ex-integrante do MST, aos prantos, questiona o filho sobre as denúncias que fez na CPI. “Fala para mim, filho, que eu sou fake news”, se referindo a um vídeo que Cássio gravou após o depoimento da mãe na CPI do MST.

Vestido com uma camisa vermelha do MST, Cássio disse, durante a diligência, que a mãe estaria sendo usada pelos parlamentares na CPI. “A senhora sabe que eles só estão usando a senhora para atacar o movimento. Quantos cursos a senhora fez pelo movimento? Quantas coisas a senhora ganhou pelo movimento? Viajou?”, questiona o filho de Vanuza. “Eu viajei porque era obrigada”, respondeu a mãe. Na sequência, o deputado Marcon (PT-RS) interrompe e agradece a Cássio com um sinal de positivo. “Deu, meu jovem”, diz o deputado petista.

Amparada pelos deputados Luciano Zucco (Republicanos-RS) e Messias Donato (Republicanos-ES), Vanuza sai de perto do filho. “Ele não está ali porque ele quer. Eu não posso provar, mas eu sei. Ele é uma moeda de troca contra mim. Eu sei, eu sou mãe. Eu sei o caráter que dei ao meu filho”, disse Vanuza ao se afastar da antiga casa e do filho Cássio.

Diligência fez investigações em invasões do MST  

Durante dois dias, quinta (24) e sexta-feira (25), deputados da CPI do MST estiveram em Porto Seguro e Prado, no sul da Bahia, para investigar in loco os fatos relatados durante depoimentos prestados em Brasília. Além do reencontro da ex-integrante do MST, Vanuza com o filho, os deputados puderam ver de perto algumas das invasões mencionadas. Um dos fatos, é o de que os líderes locais do MST vivem em casas com boas estruturas, cercadas e bem localizadas. Já os demais integrantes assentados, ao contrário, vivem em casas em condições precárias, ou mesmo debaixo de lonas, muitas vezes sem acesso à água, esgoto ou energia elétrica.

Além do presidente da CPI, deputado Zucco, também fizeram parte da diligência o relator, deputado Ricardo Salles (PL-SP), e os deputado Messias Donato, Marcon, Valmir Assunção, Capitão Alden (PL-BA).

Antes da viagem dos deputados, ainda na quarta-feira (23), a Polícia Federal chegou a negar a escolta de segurança à comitiva da CPI do MST, durante a diligência na Bahia. No entanto, após pressão, o ministro da Justiça, Flávio Dino determinou que Polícia Federal garantisse a segurança da comitiva da cúpula da CPI do MST.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]