i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Presidências da Câmara e Senado

Eleições do Congresso: Planalto libera R$ 3 bilhões a parlamentares em troca de voto e privilegia “caciques”

  • PorEstadão Conteúdo
  • 30/01/2021 17:14
Bolsoanro e Davi Alcolumbre: presidente do Senado faz lobby por ministro do Norte do país no STF na vaga a ser aberta em 2021.
Bolsonaro e Davi Alcolumbre: presidente do Senado foi o parlamentar que mais recebeu dinheiro extra para obras.| Foto: Alan Santos/PR

O governo do presidente Jair Bolsonaro inovou na prática de trocar verbas por votos no Congresso. Enquanto seus antecessores direcionavam esforços para cooptar o chamado baixo clero, o atual governo privilegiou "caciques" na Câmara e no Senado, dando ainda mais poder a esses políticos.

Planilha obtida pelo jornal O Estado de São Paulo mostra que o governo repassou R$ 3 bilhões que estavam destinados ao Ministério do Desenvolvimento Regional a 285 congressistas. Trata-se de um recurso além da verba de emenda parlamentar.

Eles poderão destinar os recursos extras para obras em seus redutos eleitorais. Em troca, terão de votar no candidato governista ao comando da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), e no senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) ao comando do Senado. A eleição é na próxima segunda-feira (1º).

A divisão da bolada tem sido negociada pelo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. A planilha, informal e sem timbre, inclui repasses de recursos do Orçamento que não são rastreáveis por mecanismos públicos de transparência. A "caixinha" paralela das obras soma R$ 3 bilhões e, de acordo com a planilha, embora atenda a indicações de 285 parlamentares, há uma concentração de R$ 1,77 bilhão apenas entre dez senadores e 15 deputados.

Ramos negou que as planilhas reveladas pelo Estadão sejam da Secretaria de Governo. "Seria até ofensivo, de minha parte, negociar voto em troca de cargos e emendas", disse ele.

Para quem foi a maior parte do dinheiro

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é quem recebeu a maior fatia do dinheiro "extra". Ele pode indicar a utilização de R$ 329 milhões a 44 obras de seu interesse. Numa comparação, o montante supera, com folga, os R$ 289 milhões que o governo reservou para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em 2021.

No comando da Congresso, Alcolumbre se tornou um fiel escudeiro do presidente e evitou que o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) fosse alvo do Conselho de Ética após ser acusado de comandar um esquema de rachadinha quando era deputado estadual no Rio.

Na condição de líder do Progressistas, Arthur Lira (AL), candidato de Bolsonaro na Câmara, aparece como tendo indicado R$ 109,6 milhões para obras em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. É o segundo parlamentar que mais teve acesso aos recursos extras.

Até mesmo quem não tem mandato, como o presidente do PSD, Gilberto Kassab, pôde indicar valores para obras. Ele pôde direcionar R$ 25 milhões para três obras. Uma parte desse valor (R$ 10 milhões) aparece na lista como tendo sido indicada por ele em conjunto com o deputado Domingos Neto (PSD-CE), relator do Orçamento no ano passado.

Um dos nomes fortes do Centrão, Kassab se tornou um conselheiro de Bolsonaro, mesmo tendo sido secretário da Casa Civil - pasta da qual permaneceu praticamente todo o tempo licenciado - do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), arqui-inimigo do presidente da República. Ao todo, Kassab e parlamentares do PSD ficaram responsáveis por R$ 608 milhões dos R$ 3 bilhões.

Até a oposição que apoia Pacheco ao Senado recebeu dinheiro

Até parlamentares que não têm proximidade com o governo foram beneficiados após encontrarem um "fiador". O esquema funcionou assim: os deputados e senadores não ligados ao governo procuraram alguns dos caciques que mais receberam dinheiro e pediram para colocar os seus nomes como coautores da transferência de recursos.

Com isso, muitas vezes na planilha aparece o nome de dois parlamentares. Por exemplo, das 44 indicações feitas por Alcolumbre, 36 foram feitas individualmente pelo presidente do Senado e oito em dupla. As transferências em dupla somam R$ 51,6 milhões e são assinadas até por nomes de oposição a Bolsonaro, como parlamentares do PT e do PDT. Mesmo na oposição a Bolsonaro, as duas siglas anunciaram apoio a Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na disputa no Senado. Pacheco é o candidato governista.

Outro lado

Em nota, Kassab declarou que "as bancadas do partido têm autonomia para a discussão junto ao governo". Ele não respondeu sobre o dinheiro atrelado a seu nome.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • K

    Klin

    ± 0 minutos

    A ganância não acaba por aí. Vão exigir até o final dos tempos. Matérias do planalto só com o toma lá da ca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Joaquim

      31/01/2021 16:52:03

      Eita, que a Gazeta do Povo tá cheia de pessimistas derrotados. Já estão sentindo a derrota no congresso nacional e a vitória do presidente Bolsonaro e dos verdadeiros patriotas. Aguenta bando de fuleragens.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Joaquim

        31/01/2021 16:49:48

        Amanhã com a permissão de Deus estaremos iniciando um novo começo para o Brasil. O recomeço realizado com verdades e honestidade. A esquerda anarquista está totalmente desesperada, que está até arquitetando uma greve dos rola rodas. Pra mim o caminhoneiro que fizer greve é um bola rodas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • C

          Cidadão Brasileiro

          31/01/2021 17:09:01

          Sim... a honestidade de politicos como Arthur Lira e os centrão... kkk; até ontem o PP era da base do PT. A embriaguez ideológica que faz cortina à esperteza pragmática do $ nunca tirou o Brasil da M., não vai ser agora. Bolsonaro distribuiu R$ 3bi. Só quem vai lucrar nessa festinha pode querer apoiar essa quadrilha.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • J

        Joaquim

        31/01/2021 16:30:08

        O Presidente Bolsonaro tem que usar tudo que aprendeu durante seus trinta anos no parlamento. Aprendeu que pra enfrentar os inimigos do país é necessário usar todos os recursos. Ele está agindo corretamente em eleger seus aliados nas duas casas para conseguir governar. É como se diz: Lá em cima é Deus, e aqui em baixo é dinheiro. O próximo presidente do Senado Federal terá que ajudar a salvar a democracia desse país. Principalmente cassando os subversivos do STF. Uma corte abarrotada de militantes e simpatizantes dos anarquistas derrotados. Que transformaram a corte num puxadão dos partidos da esquerda.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • C

          Cidadão Brasileiro

          31/01/2021 16:46:32

          Tem gente com vocação natural para aspone voluntário de protótipo de ditador, mas com ódio demais na cachopa para se dar conta. No fundo, está mirando no próprio pé. Os espertalhões agradecem. Bolsonaro é parte do problema, não da solução.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • D

        Doc

        31/01/2021 15:50:59

        Se a única forma de fazer as mudanças necessárias para que este País se livre da enorme camada de corruptos e usurpadores do poder , for essa , para ter o apoio do congresso, que seja feito . Ou isso ou uma Revolução, façam suas escolhas !

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • C

          Cidadão Brasileiro

          31/01/2021 16:48:24

          Passando pano pro espertalhão que disse que faria o diametralmente oposto na eleição. Para a tolice ser assim enorme, só com ajuda do próprio tolo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • A

        Alberto João Pucci

        31/01/2021 14:57:51

        Vocês acham que teremos alguma chance de sermos um País confiável com estes políticos que são um câncer? Que sanidades do tempo de Castelo Branco!!!! E a Imprensa!!!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • A

          Alberto João Pucci

          31/01/2021 14:59:13

          Vocês acham que teremos alguma chance de sermos um País confiável com estes políticos que são um câncer? Que saudades do tempo de Castelo Branco!!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo

        31/01/2021 14:11:24

        É preciso mudar o sistema político brasileiro. O congresso tem que trabalhar pelo salário que ganha. Não pode barganhar em tudo como está acontecendo. Os políticos brasileiros trabalham para si eno Brasil que se ferre. Tem que mudar tudo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • C

          Cidadão Brasileiro

          31/01/2021 16:50:41

          Só o povo, de escolaridade mirrada? E os lobista$ dos endinheirados (raras vezes enricados honestamente) em BSB?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • J

          Joaquim

          31/01/2021 16:36:54

          Quando o povo aprender a valorizar o voto. Não vender ou trocar o voto com certeza teremos um parlamento que vai trabalhar para o bem estar de todos. A situação já começou a mudar com a renovação de muitos parlamentares no congresso nacional. Lógico, que existe muitos eleitores conscientes que não vendem o voto. Isso é necessário muito esclarecimento principalmente nas escolas para conscientizar as crianças, que são o futuro desse país. Ensinar a boa política.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcelo

        31/01/2021 13:39:27

        Essa é a velha política do desgoverno atual...pena que ainda tenha tanto pasto para o gado devoto pastar.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Cidadão Brasileiro

          31/01/2021 12:51:19

          Candidato que faz isso em eleição é cassado. Bolsonaro é o ápice da velha política, está COMPRANDO a vitória do seu nada-santo aliado do PP, partido que comungou juntinho do PT quando a grana que enchia suas burras tinha outra fonte. Os políticos sentem-se novamente imunes à opinião popular porque aprenderam nova e mais eficaz maneira de manipulação: o fanatismo ideológico incondicional.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Joao Jose da Silva

            31/01/2021 12:38:15

            Acreditar que politicos agem por amor a patria ..é uma sandice !!! Tava obvio na cara que haveria distribuicao de cargos e necas de privatizacoes !!!! A pergunta é Bozo ... com amiguinhos no Congresso e no Senado vai resolver a crise ????? Quem serao os proximos culpados ?????

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • C

              Cidadão Brasileiro

              31/01/2021 16:51:39

              Joaquim: que tese esdrúxula a sua para passar pano para um corrupto de estimação.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • J

              Joaquim

              31/01/2021 16:39:57

              A crise foi criada pela imprensa ultrapassada juntamente com os rábulas do STF. Uma crise inventada, e mantida a cada ciclo eleitoral.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            José Valter Cipolla Aristides

            31/01/2021 11:37:18

            Em 2018, o Bolsonaro dizia que o Centrão era "a alta nata de tudo o que não presta no Brasil". Alô, fiéis do presidente, a nova política é uma farsa. Os sensatos já pularam fora do circo de mentiras.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • J

              José Valter Cipolla Aristides

              31/01/2021 16:54:18

              Joaquim, respeito sua opinião, mas cuidado com o excesso de confiança. O tempo dirá que esse presidente não é confiável. Quando algumas verdades escondidas vierem à tona, poderá ser tarde.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • J

              Joaquim

              31/01/2021 16:46:37

              Exatamente o tempo verbal empregado "ERA". Hoje o congresso nacional teve alterações principalmente em virtude de eleitos novos parlamentares. Portanto o importante é vencer e realizar as reformas necessárias para o desenvolvimento do Brasil. Os por menores e entre tantos deixemos pra mais adiante. Nesse momento o meio "Centrão" justifica os "Fins" o Desenvolvimento do Brasil".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • F

            Fabiano

            31/01/2021 11:04:51

            Esgotão Conteúdio, até quando Gazeta? Se fosse para ler matéria enviesada eu assinava diretamente o Esgotão .

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • J

              Jose Octavio

              01/02/2021 16:38:39

              Perfeito. Não assinamos a Gazeta para ler matéria replicada do Estadão. Ainda mais do Estadão. Pensem nisso Gazeta, vocês são uma opção, e não o mesmo do mesmo dessa imprensa inútil

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • M

            Marçal

            31/01/2021 3:29:11

            No futuro o governo Bolsonaro será descrito como um bestiário medieval. Mas no presente vemos q o pr é na real um ilusionista que enganou 58 milhões de brasileiros.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • H

              Hermes Wessa

              31/01/2021 1:39:54

              O que dirão Alexandre Cloroquina, Constantino, Fiuza,Lacombe e demais gargantas de aluguel da gangue bolsonarista? Eis a nova política!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Leonardo Alves

                30/01/2021 23:22:59

                ACABOU A MAMATA E O TOMA LA DA CÁ, TALKEY?!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • S

                  Salo

                  30/01/2021 22:28:32

                  Vergonhoso

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.