i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Coronavírus

Oportunismo ou prevenção de uma tragédia? Adiamento das eleições de 2020 divide o Congresso

  • PorKelli Kadanus, com Estadão Conteúdo
  • Brasília
  • 23/03/2020 15:51
Eleições 2020 - Gazeta do Povo
Deputados discutem adiar eleições 2020 nos municípios por causa do coronavírus.| Foto: Agência Brasil

Depois que parte dos deputados passou a cogitar o adiamento das eleições municipais de 2020 por causa da crise do novo coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também passou a sugerir a medida. O adiamento, porém, está longe de ser consenso, e ainda encontra resistência nas cúpulas do Congresso e do Judiciário.

A preocupação do ministro é a de que interesses eleitorais atrapalhem a contenção do novo coronavírus. Segundo ele, a manutenção do pleito pode provocar "uma tragédia, porque todo mundo vai querer fazer ação política".

Parte dos líderes partidários concorda com a avaliação do titular da pasta da Saúde, e usa as projeções de Mandetta sobre o novo coronavírus como principal argumento para defender o adiamento. "Se as previsões dele forem corretas, realmente fica inviável ter eleições este ano", afirmou o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Uma das principais preocupações, segundo o deputado Capitão Augusto (PL-SP) – líder da bancada da bala na Câmara –, envolve atividades de campanha que exigem um contato mais próximo com eleitores e que pressupõem aglomerações de pessoas, como as convenções partidárias e os comícios. O próprio dia de votação também desperta apreensão.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, defendeu que a questão seja sim, debatida no Parlamento. "Ainda não sabemos se será necessário, mas é bom admitirmos a discussão porque isto pode ser uma imposição da realidade", disse.

Possíveis soluções para as eleições municipais 

A ideia de postergar o pleito de outubro, quando a população escolherá prefeitos e vereadores, já circulava nos bastidores do Congresso. Por isso, antes mesmo da fala de Mandetta, propostas de emenda à Constituição (PECs) para alteração da data já estavam sendo elaboradas por parlamentares.

Entre as alternativas estudadas está o adiamento do pleito por um período entre 60 e 90 dias. Outra opção, que divide ainda mais as opiniões, é a unificação das eleições municipais com o pleito presidencial de 2022, o que implicaria na prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores.

A última alternativa é defendida pelo deputado Aécio Neves (PSDB), que deve apresentar ainda nesta segunda-feira (23) uma PEC para adiar as eleições para 2022.

De acordo com Diego Campos, advogado da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), uma PEC para postergar as eleições teria que alterar de forma temporária dois trechos da Constituição: o artigo 29, que estabelece a data para realização das eleições (primeiro domingo de outubro); e o artigo 16, que determina que “a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

“Me parece que o mais correto seria fazer uma PEC para colocar uma regra temporária só para esse pleito”, explica Campos.

Para Maia e Bolsonaro, não é hora de discutir o assunto

Na manhã desta segunda-feira (23), ao deixar o Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro comentou a proposta. "Não entro nessa seara. Ele [Mandetta] defendeu, não sei se foi feita essa pergunta para ele como você fez para mim. Eu poderia falar 'sim' ou 'não', mas está muito longe ainda. Eu acredito que, nas próximas semanas, o Brasil aqui já começará a ter um novo horizonte para esta questão do vírus", disse.

Na mesma linha, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem evitado cogitar o adiamento das eleições. Segundo o deputado, haverá condições para a realização das disputas se as projeções do ministro da Saúde estiverem corretas.

Na última sexta-feira (20), Mandetta previu um aumento do número de infectados em abril, maio e junho, seguido de estabilização em julho e agosto, e decréscimo da curva de contaminação em setembro.

"É hora de focar no enfrentamento da crise. Vamos cuidar do combate ao vírus", disse Maia.

Parte considerável de líderes partidários concorda que ainda não é o momento de discutir o adiamento das eleições municipais. "Não há clima para tratar disso agora. Essa decisão terá que ser tomada mais pra frente. Penso que, em junho, diante dos prognósticos, o assunto terá que ser decidido", disse o prefeito de Salvador, ACM Neto – que não pode disputar a reeleição e preside o DEM nacionalmente.

Mesmo PT e PSDB, que já haviam anunciado o adiamento de convenções partidárias, dizem que o debate não é urgente e que precisa envolver todos os Poderes. "Parece que o ministro tem mais medo de eleição do que de vírus. O país vai discutir isso na hora certa" afirmou a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

"Há discussões sobre alternativas, como ajustar o calendário eleitoral neste ano, mas ainda não é hora disso. Congresso, TSE e STF terão serenidade de tratar disso no momento adequado", disse Bruno Araújo, presidente do PSDB.

Entre os partidos de esquerda, há adesão à tese de Mandetta, mas com críticas à intenção de tratar do assunto agora. "Isso vai se impor, as eleições vão acabar sendo adiadas. Mas estamos mais preocupados neste momento em salvar as pessoas", afirmou Fernanda Melchionna (RS), líder do PSOL na Câmara.

Parlamentares contrários ao adiamento das eleições enxergam "oportunismo"

Outro grupo de parlamentares, porém, considera a discussão não só fora de hora como também inadmissível. É o caso de Ricardo Barros (PP-PR), vice-líder do governo na Câmara. “O Congresso Nacional não pode prorrogar mandatos, não tem essa prerrogativa. Se o Congresso pudesse prorrogar mandatos, o Lula ainda seria presidente”, ironizou Barros.

Segundo o deputado, a Constituição não permite abrir esse precedente. “É uma discussão patrocinada por aliados de gente que quer continuar no poder. Não tem nada a ver com saúde pública, é oportunismo”, afirmou.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) classificou a discussão como “extremamente temerária”. “Sou totalmente contrário [a adiar as eleições]. Não podemos afetar os funcionamento regular institucional no país em nenhuma hipótese. Não se pode afetar a normalidade democrática e institucional”, disse.

E o TSE, como se posiciona?

Por enquanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que não há intenção de alterar o calendário eleitoral. Em nota, o ministro Luís Roberto Barroso, que presidirá a Corte a partir de maio, ressaltou que é papel do Congresso decidir a respeito.

"Se o adiamento vier a ocorrer, penso que ele deva ser apenas pelo prazo necessário e inevitável para que as eleições sejam realizadas com segurança para a população. A realização de eleições periódicas é um rito vital para a democracia", afirmou o ministro.

35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Jim Kirk

    ± 1 horas

    Que tal canalizar todo o orçamento do TSE, fundo partidário, fundo eleitoral e energias da Nação para a emergência na saúde?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • N

      Nada a Ver

      ± 4 horas

      Destinem 100% do saldo do fundo partidário e eleitoral para a Saúde AGORA!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Cyro

        ± 4 horas

        Além de tramarem o sequestro de 57 milhoes de votos agora também tramam sequestrar nosso direito de voto. Bota os políticos em quarentena dentro de suas respectivas casas durante o período eleitoral! Campanha só virtual. E que se mantenha o calendário eleitoral. Até o dia das eleiçoes o virus chines já voltou pra casa.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          gaeco

          ± 5 horas

          Caso nao liberem o $ do fundo eleitoral , eu peco a Deus que nenhum familiar de politico morra por falta de estrutura financeira na saude, caso isso aconteca muitos politicos terao remorcos e vergonha pois muito deles nao sabe que e ter vergonha na cara.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • G

            gaeco

            ± 5 horas

            Devem adiar sim e devem liberar o dinheiro do fundo Eleitoral para tratamento e compra de equipamentos medicos, no prazo nao muito longe teremos um caos no servico de saude do Brasil de proporcao devastadora. Agora vamos ver se esses politicos tao mesmo preocupados com as pessoas infectadas e liberem o $ do FUNDO ELEITORAL

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              gaeco

              ± 5 horas

              Devem adiar sim e devem liberar o dinheiro do fundo Eleitoral para tratamento e compra de equipamentos medicos, no prazo nao muito longe teremos um caos no servico de saude do Brasil de proporcao devastadora. Agora vamos ver se esses politicos tao mesmo preocupados com as pessoas infectadas e liberem o $ do FUNDO ELEITORAL

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcos Ctba

                ± 5 horas

                Aécio Neves Cheirador de Pó . Esse miliante e a raça psdbista que foram omissos e não expulsaram o marginal. Falando asneira. Mais sensato adiar a eleição de 2020 para 2021

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Celso Vinotintto

                  ± 6 horas

                  Se não fosse uma república de bananas comandada por ********* e oportunistas, as medidas certas seriam: 1) adiamento das eleições de 2020 (porque a pilantrália usa o momento para fazer campanha); 2) direcionamento dos Fundos eleitoral e partidário para supor no combate ao vírus (antes de usar nas campanhas, a pilantrália desvia parte); 3) rediscussão, no futuro, das regras e da real necessidade da quantia desviada para os citados Fundos (essa vai ser duro porque a pilantrália vai até às armas para não perder essas tetas)...enfim, se patriotismo existisse...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Indignado

                    ± 8 horas

                    “Adiamento das eleições de 2020 divide o Congresso”. Hoje entendo que é somente debate para o campo político, os eleitores não estão preocupados com isso. A população brasileira está concentrada é na parte técnica da prevenção do COVID-19. Se uma semana antes das eleições de 2020 o Ministro da Saúde, em rede nacional, disser: “ELEITORES, NÃO SAIA DE CASA PARA VOTAR”, alguém tem dúvidas que as eleições serão adiadas ou canceladas? Então, vamos continuar com a concentração e os esforços no aspecto técnico e não político. Sugestão: Ouçam a música do Raul Seixas, que foi lançada em 16.03.1977, “O DIA EM QUE A TERRA PAROU”. A música trata da realidade de hoje. Reflitam é o momento !

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      helio

                      ± 9 horas

                      Eleição para que? A maioria se reelegerá. E tudo continuará igual. O dinheiro do fundo eleitoral estará em melhores mãos no combate ao coronavirus e seus efeitos na economia. Vamos aproveitar e deixar vereadores e seus asseclas em casa, recebendo 25%do salário. Já pensaram na economia?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mário Kume

                        ± 10 horas

                        A decisão mais correta seria unificar as eleições para 2022. Só uma eleição e tudo que se trata de fundos eleitorais deste ano seria destinado para o setor de saúde e talvez uma pequena parte para salvar a economia que virou um trapo. Quanto à evolução do Covirus o Ministro Mandetta está corretíssimo. A previsão é bem ruim...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          José Vicente bittencourt

                          ± 13 horas

                          Políticos: Cambada de ... É momento inoportuno para se falar em eleições. Antes de discutir um assunto desse que não é relevante, devemos torcer para que esta crise acabe logo, com a graça de Deus. A crise, tragédia do Coronavírus é mundial e se terminar brevemente, teremos que enfrentar ainda a questão da saúde pública. Ao mesmo tempo, a situação econômica, tributária, etc. Estes sim, são assuntos relevantes e não, eleições. Cambada de *******, néscios, etc.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            elisangela alves laranjeira

                            ± 15 horas

                            Democracia sempre. Suspensão das eleições, nunca.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo

                              ± 16 horas

                              Poderia fazer a eleição baseado nos decibéis dos panelaços das sacadas/janelas. Candidato Y 20 hrs, candidato Z 21:30, e assim vai. Povo gosta de bater uma panela.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • F

                                Fernando Cavalcante

                                ± 0 minutos

                                Terrivelmente: Você é um fracassado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • T

                                Terrivelmente

                                ± 15 horas

                                Adoro bater panela. Bato com força, tenho até a preferida, que ecoa bastante ruído. A concha é pesada. Tá tudo pronto pra rufar. Só to esperando a hora e o dia que alguém (alguém, não sei quem) decidir.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • J

                              José Airton Gernano da Silva

                              ± 17 horas

                              Conversa fora de época. Os oportunistas atuando. Lamentável.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • E

                                elisangela alves laranjeira

                                ± 15 horas

                                Os detonadores da democracia estão gozando de alegria com a possibilidade de uma suspensão das eleições. Lamentável!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • C

                              CARLOS RF

                              ± 19 horas

                              O ideal seria adiar para 2022 e unificar as Eleições. Sendo assim poderíamos usar o mesmo momento na urna para renovar os políticos nas 3 esferas (municipal, estadual e federal) numa pancada só.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • V

                                Vera Lucia Broetto

                                ± 19 horas

                                Aproveita e pega o fundão para ajudar o povo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  F.H.O

                                  ± 19 horas

                                  As opções de voto nunca prestam. A maioria dos candidatos pensam apenas em si mesmos. E especialmente em eleições municipais o povo vota sempre no mais palhaço. Eu acharia uma boa trocar as eleições por uma reforma política.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    LUCAS GONCALVES FERREIRA

                                    ± 20 horas

                                    Devem adiar ou TSE fazer pela internet as votações. ninguém vai a urna com vírus sem cura a solta. Devem adiar e evitar gasto sem precisão.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      Terrivelmente

                                      ± 20 horas

                                      Oportunismo! Na manifestação do dia 15-março não teve pudor nenhum. OPORTUNISMO PORQUE A MEMÓRIA DO POVO VAI ESTAR FERVENDO COM OS POLÍTICOS INCOMPETENTES QUE TEMOS, NÃO IMPORTA SE É DA TAL DIREITA OU DA TAL ESQUERDA.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        André PC

                                        ± 21 horas

                                        O Aécio Neves pediu esse adiamento, ou seja, é OPORTUNISMO!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • Z

                                          Zyss

                                          ± 21 horas

                                          Solução : campanha pela Internet grátis. Acabem com a obrigatoriedade do voto, façam uns 3 dias de votação separando o povo. Manter os mesmos é GOLPE!!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            José Oriovaldo Palmeiro Ribeiro

                                            ± 21 horas

                                            Estamos numa situação de guerra, completamente inesperada e sem perspectiva de solução a curto prazo. O adiamento das eleições, ao meu ver, não seria pela impossibilidade de aglomerações mas pela gravíssima crise econômica que ocorrerá exigindo a união de todos os poderes para que os escassos recursos sejam gastos para reerguer a economia e evitar o caos social. Não teria sentido a desmobilização do Congresso em meio à crise, para a campanha eleitoral nem os gastos com a eleição num contexto de extrema escassez de recursos públicos. Teriam que ser adiadas para 2022 com urgência !!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • T

                                              Terrivelmente

                                              ± 20 horas

                                              Minion detected.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Mário Kume

                                            ± 21 horas

                                            Nem oportunismo e muito menos a previsão de tragédia do Corona. É uma questão de bom senso humanitário. As verbas eleitorais devem ser destinadas para o atendimento e suprir as deficiencias de equipamentos hospitalares nesta pandemia. Há tambem uma hipótese "impossível" dos políticos fazerem as pazes com os brasileiros que seria adiar as eleições e destinar o fundão para a tragédia que apareceu no nosso horizonte.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Fernando Cavalcante

                                              ± 22 horas

                                              Acho que poderia ser adiada por dois anos, no bojo de mais uma pequena reforma política, que poderia, entre outras, unificar as datas de todas as eleições, de vereador a presidente da república.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              3 Respostas
                                              • F

                                                Fernando Cavalcante

                                                ± 18 horas

                                                Terrivelmente: Você é um corrupto à espera de que algum de seus chefes volte ao poder. Esqueça. Nunca mais acontecerá.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                Terrivelmente

                                                ± 20 horas

                                                Quanta bolsonarice!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                Terrivelmente

                                                ± 20 horas

                                                Minion detected!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • Z

                                              Zyss

                                              ± 22 horas

                                              Prefiro deixar esses cargos vagos!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Fernando Cavalcante

                                                ± 22 horas

                                                teste

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.