• Carregando...
Senadora Eliziane Gama em reunião com o ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Senadora Eliziane Gama em reunião com o ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF).| Foto: ASCOM/ Eliziane Gama

A senadora Eliziane Gama (PSD-AM) se reuniu nesta terça-feira (24) com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhada de outros parlamentares da base governista. Na ocasião, ela entregou o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro e informou, ao final da reunião, que Moraes deve incluir o documento nos inquéritos em julgamento na Suprema Corte.

“Na verdade, ele fará análise de toda documentação, mas de pronto, em nome das informações do que ele leu inclusive conosco, já deixou claro que fará a juntada a alguns desses inquéritos”, disse Eliziane, que é relatora da comissão.

O relatório final da CPMI do 8 de janeiro pediu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como autor intelectual de uma suposta tentativa de golpe e de diversos militares, como o ex-candidato a vice-presidente Walter Souza Braga Netto (PL). Moraes é relator de diversos inquéritos que investigam o ex-mandatário e aliados.

“Temos o inquérito da milícia digital, que diria que é inquérito-mãe, aquele que se iniciou de fato essa investigação. E ele sim, como presidente desse inquérito, pode admitir já o relatório de ofício e fazer essa juntada nos demais inquéritos. E é exatamente o que ele fará, conforme nos colocou nessa reunião”, afirmou a senadora.

O parecer final também foi entregue a procuradora-geral da República interina, Elizete Ramos. A senadora afirmou estar “absolutamente otimista” de que a PGR acatará às denúncias apresentadas no relatório.

“Saímos daqui com a certeza e a convicção de que realmente poderá haver a denúncia do Ministério Público a partir dos 61 indiciamentos”, disse Eliziane.

O prazo para o Ministério Público decidir sobre novas ações nas investigações ou se solicitará o arquivamento será de 30 dias. O órgão poderá abrir outras investigações, pedir novas denúncias ou incorporar os indiciamentos nas apurações já iniciadas.

O grupo de parlamentares também entregará o relatório da CPMI ao ministro Vinicius de Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU), nesta terça-feira (24). Nesta quarta (25), o documento será entregue ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, e ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]