• Carregando...
Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes era um dos palestrantes em evento em Buenos Aires| Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF.

O seminário sobre a atualização do Código Civil brasileiro e o novo Código Civil argentino, realizado nesta sexta-feira (1°) em Buenos Aires, teve uma baixa adesão e o último painel, no qual o ministro Alexandre de Moraes, do STF, daria uma palestra e o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, seria homenageado, foi cancelado.

O evento, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), fez parte do Ciclo de Estudos Internacionais de Direito Comparado, uma iniciativa promovida pela revista “Justiça & Cidadania”, e contou com a presença de juristas e especialistas renomados, tanto nacional quanto internacionalmente.

Entre os convidados estavam Luis Felipe Salomão e Marco Aurélio Bellizze – presidente e vice-presidente, respectivamente, da comissão de juristas responsável pela atualização do Código Civil brasileiro –, João Otávio de Noronha, Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques, Isabel Gallotti e Marco Buzzi.

Além dos ministros Salomão e Marques, integraram a coordenação acadêmica do seminário o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, e o ministro da Corte Suprema de Justiça da Argentina, Ricardo Lorenzetti.

O programa buscou fomentar a discussão sobre as mais recentes tendências jurídicas globais, proporcionando um ambiente para a troca de experiências e o compartilhamento de práticas entre magistrados e especialistas do Brasil e de outras nações. A programação foi dividida em seis painéis que abordaram assuntos como os direitos fundamentais e de personalidade na era digital, o futuro do direito de empresa e a influência do Código Civil argentino no direito das obrigações e dos contratos.

Nesta edição, após o último painel, além da homenagem ao senador Rodrigo Pacheco, também teriam sido convidados para palestrar o ministro Alexandre de Moraes, o ministro Herman Benjamin do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tiago Santos Salles, editor executivo da revista, Esta parte do evento teve que ser cancelada devido à "falta de tempo", segundo as autoridades.

Para não passar em branco, fontes oficiais afirmaram que os palestrantes teriam lugar de fala no jantar realizado no Alvear Palace Hotel após o seminário. Lá, além de Pacheco, o ministro Edson Fachin, vice-presidente do STF, também seria homenageado.

O seminário, que atrasou mais de duas horas, foi considerado um "fracasso" devido à baixa adesão de espectadores. Apesar de ser um evento gratuito, apenas cerca de quarenta pessoas estiveram presentes, entre elas os convidados dos palestrantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]