i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
O Cadete Presidente

Ex-comandante das Agulhas Negras escreve carta com conselhos a Bolsonaro

  • PorMonica Gugliano, especial para a Gazeta do Povo
  • 23/07/2019 10:45
Militares falam ao ouvido de Bolsonaro.
Militares falam ao ouvido de Bolsonaro: desta vez, conselhos ao presidente vieram por carta.| Foto: Fernando Souza/AFP

Em carta aberta que circula em grupos de WhatsApp e redes de militares da reserva, o general de brigada Reinaldo Minati defende o fim da reeleição, diz que um presidente da República deve dar atenção especial às palavras e que precisa dialogar sem abrir mão de suas convicções. Também afirma que o comandante do país tem de resistir à tentação de governar por decretos e medidas provisórias e que os avanços do país são resultado dos trabalhos não só do governo, mas também do Congresso e da Justiça.

Minati divulgou a carta – intitulada "O Cadete Presidente" – dizendo que, se durante o período em que comandou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), um cadete “com potencial para ser o Presidente da República” lhe perguntasse como deveria agir no exercício do cargo, sua resposta conteria as “ideias”contidas na carta.

Minati foi chefe de gabinete do comandante do Exército, general Francisco Albuquerque (2003-2007), e comandou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) entre 2001 e 2002. Bolsonaro cursou a Academia das Agulhas Negras.

O texto traz uma série de "conselhos" a Bolsonaro que, em maior ou menor grau, refletem a opinião dos oficiais da reserva sobre os primeiros seis meses do governo.

“Há coisas que a gente pensa, mas não fala; fala, mas não escreve; escreve, mas não assina”, recomenda o general Minati. "Resista à tentação de governar por decretos e medidas provisórias, atendo-se à edição mínima indispensável. Dialogue sempre que necessário, sem abrir mão de suas convicções. Proponha o fim da reeleição nos três níveis da administração pública. O instituto da reeleição fez mal ao Brasil e acumulou uma conta salgada a ser paga pelos brasileiros. Os avanços da República Federativa do Brasil lastreiam-se em um triplo sustentáculo: poderes Executivo, Legislativo e Judiciário", diz outro trecho da carta.

Nas últimas semanas, em conversas reservadas e nos bastidores, oficiais da reserva têm sido enfáticos nas críticas ao clima de tensão com que Bolsonaro governa o país. Também ficaram especialmente incomodados com as críticas dirigidas publicamente pelo Twitter, por Carlos Bolsonaro, ao porta-voz da presidência da República, o general Otávio de Rêgo Barros. “Atente para os “grupos” que se fazem presentes em qualquer governo: econômico, regional, militar, setorial, ideológico, religioso, ambiental, produtivo, familiar, cultural e outros mais”, diz a carta.

Colegas de Minati elogiaram as posições do ex-comandante das Agulhas Negras Entre eles, o general da reserva Paulo Chagas. "No contexto geral, nós todos, concordamos com o pensamento dele", disse Chagas à Gazeta do Povo.

Ex-comandante das Agulhas Negras: a íntegra da carta

O Cadete Presidente

Se durante o meu comando na AMAN algum cadete com potencial para ser o Presidente da República me perguntasse como ele deveria agir no exercício do cargo, a minha resposta conteria, dentre outras, as ideias descritas a seguir.

Seja autêntico. Seja você mesmo. Tenha orgulho de mostrar as suas qualidades e humildade para reconhecer as suas limitações.

Quem não faz não erra, tampouco acerta. Sempre que possível, o erro identificado deve ser corrigido de imediato, sem qualquer burocracia ouação protelatória.

As palavras devem receber uma atenção especial. Há coisas que a gente pensa, mas não fala; fala, mas não escreve; escreve, mas não assina.

Há outras que a gente pensa, fala, escreve, assina e, se preciso for, reconhece a firma da assinatura.

Resista à tentação de governar por decretos e medidas provisórias, atendo-se à edição mínima indispensável.

Dialogue sempre que necessário, sem abrir mão de suas convicções.

Proponha o fim da reeleição nos três níveis da administração pública. O instituto da reeleição fez mal ao Brasil e acumulou uma conta salgada a ser paga pelos brasileiros.

Os avanços da República Federativa do Brasil lastreiam-se em um triplo sustentáculo: poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Não credite só ao governo os sucessos alcançados, nem debite só ao governo os insucessos que ocorrerem. Cada poder deve arcar com a cota que lhe diz respeito.

Em última instância, quem perde ou ganha é o país; é o povo brasileiro.

Atente para os “grupos” que se fazem presentes em qualquer governo: econômico, regional, militar, setorial, ideológico, religioso, ambiental, produtivo, familiar, cultural e outros mais.

Todos têm muito a contribuir para o bem do país. Saiba catalisar o potencial de cada um, formando a sinergia do seu governo.

Mantenha-se fiel às promessas de campanha e procure implementá-las ao longo dos quatro anos de mandato. A corrida é de fundo e não prova rápida como querem muitos.

Dose as energias para obter bom desempenho.

Em sua prece diária, peça a Deus que lhe dê saúde e sabedoria para conduzir os destinos do Brasil.

General-de-Brigada Reinaldo Cayres Minati

Comandante da AMAN 2001/2002

52 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 52 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • H

    Henrique Villela de Oliveira

    ± 0 minutos

    Faz um favor, Militar, explica pro Bolsonaro como fazer com que Congresso e Judiciário não atuem como bandidos. Faz isso e resolveu o problema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Maria das Graças Teixeira

      ± 3 dias

      Militares "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos, índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam demais desses “conselhos”. Pois, neste momento, a despeito de tudo e de todos: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        J A Schmidt

        ± 6 dias

        Conselhos perfeitos, espero que sejam assimilados.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          PAULO C.P.

          ± 6 dias

          Há há há vamos todos escrever cartinhas ao Bozo. Na minha vai só uma Frase: Cala boca e trabalha Bozo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Celito Medeiros

            ± 6 dias

            Bom que todo cidadão Brasileiro possa ter vez e voz. Fiquei pensando em diversos nomes, seja de direita, esquerda ou centro, como emitentes desta ‘carta conselheira’. O que anda bem, o que está empacado, o que esteja correto, mas falado ou publicado de modo indevido, o que a oposição aprova e no que desaprova em suas motivações. Concluí que apesar de tudo, estamos vivendo momentos de democracia, que desejamos seja plena. O que cada um de nós está fazendo para conseguirmos nossos ideais e os da pátria amada Brasil? Leio, assisto, vejo e reflito o quanto estive abstido de modo direto, mas muito presente em ter esperanças e dar pitacos!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Fatima Jacob de Atagao

              ± 6 dias

              Eu gostei mto do que o General escreveu, e, tenho certeza de que o Presidente Bolsonaro deve ter recebido a carta, como conselhos de pai p. filho!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JOSMAR PORTUGAL VAZ

                ± 6 dias

                O pt fez o diabo. Destruiu o país e ninguém disse. nadal. Não escreveram carta, não passaram telegrama e nem fax ou whatsapp . Agora todo mundo quer dar a sua opinião sobre o governo, etc, etc. Caramba , caracol muito samba não me amole eu vou fugir não sou daqui isto ê conversa mole para boi dormir . Fui.....

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • M

                  Maria das Graças Teixeira

                  ± 3 dias

                  Militares "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de tudo e de todos: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  ± 6 dias

                  Ninguém disse nada? Onde você estava, cara?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • E

                Emerson Fabiano

                ± 6 dias

                general, vai ver Tv! nao incomode, que já está dificil do jeito que ta.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  Indignado

                  ± 6 dias

                  General Minati, o Brasil está nesse momento 'ingovernável'. Aí está o parlamentarismo branco. Eles, Alcolumbre e Maia, e os esquerdistas da oposição, não querem que o país saia dessa armadilha que foi criada pelos corruPTos. É o meu entendimento da democracia que o Sr. sugere em sua carta. A nossa Bandeira VERDE, AMARELO, AZUL e BRANCO, irá vencer essa guerra ideológica. Daí poderemos comemorar o que está inserido nela "ORDEM E PROGRESSO". É simples assim. Avante Brasil !

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • M

                    Maria das Graças Teixeira

                    ± 3 dias

                    Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!"

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOSÉ IVALDO

                  ± 6 dias

                  Pois que o bolso continue desagradando pessoas que ficavam quietinhas durante o petrolão petista.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • M

                    Maria das Graças Teixeira

                    ± 3 dias

                    Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 6 dias

                    Qual a posição do Bolso durante o petrolão?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOSÉ IVALDO

                  ± 6 dias

                  Que esse militar palpiteiro fez enquanto o PT pilhava estatais e roubava a nação pra financiar projetos de poder internacionais com a Venezuela e Cuba? Vão te catar.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • M

                    Maria das Graças Teixeira

                    ± 3 dias

                    Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 6 dias

                    O que Bolso fez na mesma ocasião?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  Flavio Teixeira

                  ± 6 dias

                  Meu conselho: cale a boca e presida! Foi eleito para isso! P. O. R. R. A. !!!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lourdes Dantas

                    ± 6 dias

                    O governo atual tem uma excelente equipe econômica, além dos ótimos ministros Tarcísio de Freitas e Moro, dentre outros bons quadros. Bolsonaro precisa com urgência fugir das polêmicas inúteis e concentrar os esforços no que realmente é importante para o país. Às vezes, tenho a Impressão de que o presidente atravessa a rua pra pisar casca de banana... Aí fica difícil.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • M

                      Maria das Graças Teixeira

                      ± 3 dias

                      Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Almir Peres Nicoletti

                      ± 6 dias

                      Perfeita análise. Concordo que o presidente deva mudar alguns pontos na sua forma de agir, principalmente aqueles que podem causar transtornos para si próprio. Muitos estão criticando esse general por escrever essa carta para o presidente, no entanto, penso eu serem sugestões factíveis. Quem sabe em outros governos não tenha feito isso por ainda estar na ativa.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marçal

                    ± 6 dias

                    Sábias palavras do General mas muito complexas p o JB.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      William Munny

                      ± 6 dias

                      Depois da Divindade da Seita do Peculato Obscuro de Todos os Dias, vulgo Molusco dos 9 tentáculos, agora temos o Capitão Cavernaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vulgo Messias Pregador da Moralidade e dos Bons Costumes. Há! E das flexões!! Este país está a cada dia mais divertido, pois, antes tinhamos as “Luletes”, e hoje temos as Bolsonetes!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        AMAURI

                        ± 6 dias

                        Bozo ainda é novo, só tem 30 anos de política. Se tudo der certo, não ganha mais nada.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Maria das Graças Teixeira

                          ± 3 dias

                          Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 6 dias

                        Enfim, uma pessoa mais do que sensata. Mas, "pau que nasce torto morre torto".

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • F

                          Freitas

                          ± 6 dias

                          Zyss: Não vou desenhar para você. Quando uma pessoa é cega pelo fanatismo, não consegue enxergar o óbvio.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 6 dias

                          O que tem de sensato nesta carta "aberta". Falou falou e não disse nada, mais um discursinho populista pra enganar a massa de manobra. kkkkk

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CARLOS FELIX

                        ± 6 dias

                        Palpiteiros, sempre fazem suas apostas. Mas, não mostram em quem apostaram. Puxa ****s, sempre se escoram nos corrimões para o sucesso. Mesmo, que o corrimão seja para o andar da esquerda. Isentões, sempre seguem o modelo de pseudos conselheiros, padrão FHC, que a imprensa marrom gosta, de usar e divulgar pela conveniência. Ou seja, com exceção de quem votou nele, todos os demais, não aceitam, não admitem que os tempos e modus operandi são outros. Sem fisiologismos, sem mimos para a imprensa, sem meias palavras ou discursos elaborados por redatores ad doc. O que nos legaram, o dito intelectual FHC, passando pelo semianalfa sindicalista, até a Anta terrorista ?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Maria das Graças Teixeira

                          ± 3 dias

                          Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Renata

                        ± 6 dias

                        Conselhos muito úteis nesse momento. Só resta esperar que o Presidento tenha humildade de acatá-los.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Maria das Graças Teixeira

                          ± 3 dias

                          Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CLOVIS EDUARDO GODOY ILHA

                        ± 6 dias

                        Excelentes conselhos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Maria das Graças Teixeira

                          ± 3 dias

                          Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcelo Aquino

                        ± 6 dias

                        Enquanto o Bolsonaro estiver incomodando TODOS estes que não se incomodaram com os (des)governos anteriores, estará fazendo aquilo para o que o elegemos. Simples assim. Que continue sendo exatamente quem e como sempre foi, nem mais, nem menos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • M

                          Maria das Graças Teixeira

                          ± 3 dias

                          Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Maria das Graças Teixeira

                          ± 3 dias

                          Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cratos

                        ± 6 dias

                        Os generais extremamente preparados devem sofrer ao ver um tenente causando e lacrando em vez de governar. Muito bem general !!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • M

                          Maria das Graças Teixeira

                          ± 3 dias

                          Zyss: Militar "aconselhando" um Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • V

                          voz que clama no deserto

                          ± 6 dias

                          pois é, estes generais (sic) extremamente(sic|) preparados(sic não tiveram culhões de enquadrar os ladróes corruptos petistas nem o paumolengo FHC, agora se arrogam de pais da moralidade, sobriedade, sem culhões de peitar a esquerdopatia que destruiu o pais, um monte de palavras inúteis sem sal nem açucar, sabe o que isto vai mudar? zero, absolutamente nada. se quiséssemos os camaleões no governo tinhamos eleito alvaro dias, alckmin estas *****s que concorreram a eleições. general, menas como dizem, ou se quiser escrever cartas na aposentadoria o faça, mas não me venha com ares de superioridade achando que pode dar conselhos a um homem que ficou 30 anos naquele antro e não se contaminou.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 6 dias

                          super preparados né, deixaram um bando de guerrilheiros mandar no país por 30 anos....

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • Z

                        Zyss

                        ± 6 dias

                        Mais um militarzinho medíocre querendo aparecer às custas do presidente eleito. Enfim, uma carta de efeito para sensibilizar os desmiolado. Não entende nada da guerra Cultura que temos que ligar por longos anos. Atentar aos grupos? Ou seja, fazer o que as castas querem. Recolha-se a sua insignificância.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        9 Respostas
                        • M

                          Maria das Graças Teixeira

                          ± 3 dias

                          voz que clama no deserto: O Presidente que: recebeu um país DESTRUÍDO em Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, Cultura, Moral, Ética; possui um "grande" legislativo, um "justíssimo" judiciário, uma "divina" suprema corte e uma "mídia" Militante; está dividido em negros, brancos índios; homos, héteros, gays; pobres, ricos. Gostaria de SABER em qual Planeta estava o "digníssimo" ex-comandante, enquanto o Partido das Trevas, conhecido como PT, estava ASSALTANDO os Cofres do Brasil e DESTRUINDO o Cérebro de suas crianças e jovens. Naquele tempo, os "presidentes" precisavam DEMAIS desses “conselhos”. Neste momento, a despeito de TUDO e de TODOS: conseguimos eleger um PRESIDENTE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • V

                          voz que clama no deserto

                          ± 6 dias

                          os generais que nem guerra de travesseiros tiveram culhões de travar, guerra cultural, eles nem sabem o que é isso, são bitolados nos quartéis, três macaquinhos não ouviram, não falaram nem viram nada em 30 anos de implantação do comunismo. agora com ares de superioridade acham que podem dar conselho ao presidente. se o presidente precisar de conselho certamente não vai ser com estes generais de guerras de travesseiros que ele vai consultar. Ele tem TRUMP, BB, e o prof. Olavo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 6 dias

                          Zyss: Falou o cara que se mija todo. Ainda bem que você se reconheceu...Rapaz, deixe de ser fanático. Críticas construtivas devem ser aceitas, inclusive pelo presidente.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 6 dias

                          Freitas: kkkk falou o cara que é enganado diariamente pela narrativa falaciosa.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 6 dias

                          Impressionante. Sempre achei que os petralhas eram o suprassumo da ignorância, por adorar um bandido satânico. Mas, vejo que têm uns e outros que se mijam todo quando veem uma crítica a um falastrão.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • W

                          Wilbur Archibald III

                          ± 6 dias

                          Mais um zé marmita enchendo o ****.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 6 dias

                          *lutar

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luiz Anselmo Piazza

                          ± 6 dias

                          SALVE DEUS,IGNORANCIA ATE.CULTURA E A QUE QUEREM NOS DAR ATRAVES DO TERCEIRO GENERO,E ISSO?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 6 dias

                          *cultural

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      Fim dos comentários.