• Carregando...
O uso do brinquedo foi proibido por meio do Decreto Lei nº14.584, assinado pelo governador, Jerônimo Rodrigues (PT), nesta segunda-feira (29)
O uso do brinquedo foi proibido por meio do Decreto Lei nº14.584, assinado pelo governador, Jerônimo Rodrigues (PT), nesta segunda-feira (29)| Foto: Reprodução/X/Jerônimo Rodrigues

Pelas redes sociais, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a proibição do uso de pistolas de água durante a folia de carnaval e em outras festas de rua sob a alegação de “coibir atos machistas e misóginos”. O uso do brinquedo foi proibido por meio do Decreto Lei nº14.584, assinado nesta segunda-feira (29).

“Hoje lançamos dois importantes movimentos pela segurança na Bahia. Assinamos o decreto que proíbe o uso de pistolas de água nas festas de rua na Bahia. A lei chega para garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas, coibindo atos machistas e misóginos [...] Assinamos também a portaria que institui a criação do Portal Alerta Cidadão, uma ferramenta para baianas e baianos registrarem itens como veículos, celulares e bicicletas para, em caso de roubo ou furto, emitir um alerta no próprio sistema direto para o banco de dados da SSP-BA”, disse o governador em publicação na rede social X.

A secretária de Políticas para as Mulheres (SPM) do estado da Bahia, Elisângela Araújo, agradeceu a “sensibilidade” do governador.

“A gente acredita na prevenção e na sensibilização das pessoas para acabar com esse tipo de violência machista e misógina dentro do nosso Carnaval, que é uma festa linda e o mundo ama”, disse a secretária.

Ao criticar o ato do governador da Bahia, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) disse que esse tipo de medida representa o "padrão PT de segurança pública".

"Depois do ex-ministro Flávio Dino que comemorou a apreensão de uma espingarda de ar comprimido nas mãos de um 'terrorista', agora chega a vez do governador da Bahia assinar um importante decreto para garantir a segurança e bem estar no carnaval, a proibição de pistolas d’água. Segundo o governador, a medida tem como objetivo combater o machismo. Sim, a preocupação do governador baiano é com a pauta ideológica, já que está tudo bem no estado e não haverá brigas nem crimes sendo cometidos no carnaval", disse o deputado em uma publicação no Instagram.

De acordo com o ranking do Atlas da Violência 2023 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Bahia está no topo da lista dos estados mais violentos do país. Os dados são referentes ao ano de 2021, quando o estado registrou 7.206 homicídios.

Em julho do ano passado, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou a Bahia como o segundo estado mais violento durante o ano de 2022, quando foi registrada uma taxa de 47,1 homicídios por 100 mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]