• Carregando...
Zema
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é um dos oposicionistas que não compareceram à cerimônia de lançamento do Novo PAC.| Foto: Pedro Gontijo/Governo de Minas Gerais

Governadores de oposição, ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PT), não participaram do lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Tarcísio de Freitas (São Paulo), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Ratinho Júnior (Paraná) já haviam antecipado ausência. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também não compareceu. Todos, no entanto, mandaram representantes.

Representado no lançamento pelo seu vice, Felício Ramuth, Tarcísio tem mantido relação cordial com o Planalto. Mas marcou posição na semana passada ao afirmar que deixará o partido Republicanos caso a legenda decida integrar o governo Lula.

Entre as obras de São Paulo incluídas no PAC estão projetos prioritários para o estado, como o túnel entre Santos e Guarujá, a ligação seca na região portuária da Baixada Santista – projeto de 70 anos nunca viabilizado – e a construção de uma linha de trem de passageiros para ligar a capital paulista a Campinas.

Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais ausentes

Um dos mais próximos a Bolsonaro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), justificou a ausência pela participação na cerimônia anual em alusão à criação da Capitania de Santa Catarina, em 1738.

No dia 11 de março, a cidade de São Francisco do Sul se torna a capital do Estado por um único dia, resultado de um projeto de lei do próprio governador quando deputado estadual. Compareceu em seu lugar à cerimônia do Novo PAC o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.

Representando o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), esteve presente o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. O governador participou de agendas no interior do estado. Dentro do PAC para o Paraná está prevista a Nova Ferroeste, projeto para ligar Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), conectando áreas produtoras de grãos, em particular soja e milho, às indústrias de processamento de proteína animal e ao porto de Paranaguá.

O mineiro Romeu Zema, que protagonizou uma polêmica desde o fim de semana, ao defender o peso devido às regiões Sul e Sudeste nas discussões nacionais, também não compareceu. O chefe do Executivo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu à sua vice, Celina Leão, para comparecer em seu lugar.

Pragmáticos, Caiado e Lima comparecem ao lançamento

Apesar de serem assumidamente de oposição, os governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Wilson Lima (Amazonas) marcaram presença no evento.

Caiado vem mantendo uma relação pragmática e amistosa com o governo do presidente Lula, participando de eventos e reuniões com ministros para destravar projetos de interesse, entre elas o transporte coletivo entre Goiás e o Distrito Federal.

Na mesma linha, Wilson Lima recebeu Lula nesta semana, em Parintins, durante a visita do presidente à região em razão da Cúpula da Amazônia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]