• Carregando...
Escultura Meteoro, em frente ao Palácio Itamaraty, obra do artista Bruno Giorgi
Palácio do Itamaraty| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou a prorrogação do prazo de isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália até o dia 10 de janeiro de 2024. Em maio, o governo petista havia anunciado a volta da exigência do visto a partir do dia 1º de outubro próximo. Segundo o Itamaraty, a prorrogação se deu mediante problemas técnicos.

A isenção do visto para cidadãos dos três países que vêm ao Brasil para fins turísticos, de negócio, esportivos ou artísticos, sem intenção de estabelecer residência, foi concedida pelo governo Bolsonaro em março de 2019.

De acordo com dados preliminares do Ministério das Relações Exteriores divulgados em fevereiro deste ano, a isenção promovida pelo governo anterior não teria gerado grandes impactos na vinda de turistas.

A decisão do governo anterior também incluiu os visitantes do Japão, que ficou fora do anúncio do Itamaraty depois de se comprometer a também deixar de exigir o visto de brasileiros para viagens de até 90 dias. O acordo entrará em vigor a partir do dia 30 de setembro e terá validade inicial de três anos.

“A presente medida é aplicada somente aos cidadãos norte-americanos, canadenses e australianos. Para cidadãos japoneses, entrará em vigor em 30 de setembro próximo o acordo bilateral que isenta reciprocamente a necessidade de visto de visita para estadas de até 90 dias. O acordo tem validade inicial de três anos, e vale também para brasileiros que desejam viajar ao Japão”, diz um trecho do comunicado do Itamaraty, publicado na última segunda-feira (28).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]