• Carregando...
Brasília
Gabinete de mobilização foi criado pelo governo do DF para evitar protestos que levem a atos violentos como os de 8 de janeiro.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), determinou a criação de um Gabinete de Mobilização Institucional para o 7 de Setembro a partir desta quinta (1º). A decisão ocorre após alertas enviados pelo ministro Flávio Dino, da Justiça, sobre a suspeita de que há protestos violentos sendo planejados para a data.

O grupo terá a primeira reunião de trabalho na segunda (4) e é formado por secretarias distritais, ministérios e órgãos públicos de acordo com informações do Diário Oficial do DF divulgadas na quinta (31) (veja na íntegra).

O objetivo do gabinete é garantir a ordem pública e social, coordenar atividades administrativas e monitorar os eventos de 7 de Setembro, podendo adotar medidas para preservar a estabilidade institucional e proteger bens e instalações.

Celina Leão disse que a decisão foi dialogada com o governador Ibaneis Rocha (MDB), que “determinou toda essa estrutura para que a gente pudesse ter realmente a estrutura bem robusta no dia 7 de setembro”. Ela afirmou, ainda, que o objetivo do grupo é compartilhar informações oficiais em vez de ficar “mandando zap um para o outro”, em referência à troca de mensagens entre autoridades nos dias anteriores ao 8 de janeiro, como revelaram investigações.

O grupo terá a atribuição de “atuar na coordenação das atribuições administrativas, bem como adotar as medidas administrativas necessárias à preservação da estabilidade institucional e da proteção dos bens, serviços e instalações”.

As atividades do gabinete terão duração de dez dias, a contar a partir desta quinta (1º), com prazo para a apresentação de relatório das atividades em até 30 dias.

O grupo terá a participação de representantes dos ministérios da Justiça, Defesa e GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), Senado, Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal, Procuradoria-Geral da República, Polícia Federal, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Defensoria Pública do Distrito Federal e Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção do Distrito Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]