i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cassação de mandato

Novo presidente da Câmara vai herdar 53 pedidos de impeachment contra Bolsonaro

  • 08/01/2021 10:56
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Corrêa/PR

Um dos grandes desafios do próximo presidente da Câmara dos Deputados é dar um destino para os pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro que hoje estão na mesa de Rodrigo Maia (DEM-RJ). O presidente da Câmara é quem tem a atribuição de abrir ou engavetar qualquer pedido de impeachment.

Líderes de partidos no Congresso e membros do Palácio do Planalto, contudo, apostam que dificilmente o próximo presidente da Câmara dará seguimento a qualquer pedido de cassação de Bolsonaro.

Apesar disso, no Congresso há a expectativa de uma data-limite para saber se algum processo de impeachment poderá sair do papel: o mês de abril. A avaliação é de que, até lá, o país deve ter uma dimensão mais concreta dos impactos do fim do auxílio emergencial e das ações confusas do governo federal por causa da vacinação contra o coronavírus.

Bolsonaro foi alvo de 51 pedidos de impeachment em 2020

Bolsonaro foi alvo de 51 pedidos de impeachment em 2020 – um recorde em um único ano. A maioria dos pedidos de afastamento do presidente da República foi motivada pela forma como ele conduziu as políticas sanitárias durante a pandemia do coronavírus. Em 2021, o PT já protocolou outro pedido de cassação de Bolsonaro.

Todos os pedidos de impeachment têm como base a Lei 1.079 de 1950, que regulamenta os chamados “crimes de responsabilidade”. Pela lei, são considerados crimes de responsabilidade atos do presidente da República que atentem contra a Constituição Federal, contra o livre exercício dos poderes, contra a probidade administrativa ou contra a segurança interna do país.

Somente a título de comparação, Dilma Rousseff (PT) foi alvo de 37 pedidos de impeachment em um mesmo ano. Mais precisamente, em 2015 (um dos quais, da advogada e hoje deputada estadual Janaína Paschoal que resultou na deposição da petista). O hoje senador Fernando Collor, que assim como Dilma sofreu impeachment, teve 24 pedidos de afastamento ao longo de 1992. Já o ex-presidente Michel Temer (MDB), foi alvo de 23 denúncias em 2017.

Incluindo-se também o primeiro ano de mandato, Bolsonaro já foi alvo de 57 processos de impeachment. Quatro deles, porém, já foram rejeitados e 53 ainda estão sob análise.

Durante seus 67 meses de mandato, Dilma foi denunciada por crime de responsabilidade 68 vezes. Lula, ao longo de seu mandato, foi alvo de 37 denúncias por crime de responsabilidade. Temer, foi denunciado 33 vezes; Fernando Henrique Cardoso (FHC), outras 27 vezes; e Collor, 24 vezes.

Possibilidade de seguimento de impeachment de Bolsonaro é mínima

Mesmo diante de tantos pedidos de cassação de Bolsonaro, porém, a avaliação de líderes do Congresso é que dificilmente o presidente será alvo de um processo de perda do mandato. E isso por vários motivos: primeiramente pela própria popularidade do presidente, depois pelo fato de ele ter conseguido se aliado ao Centrão e, por fim, pela manutenção da estabilidade institucional.

Nas negociações entre partidos de esquerda e o líder do MDB, Baleia Rossi (SP), para apoiar a sua candidatura à presidência da Casa, deputados de partidos como o PCdoB, PT, PSB pressionaram o emedebista a prometer dar seguimento a pelo menos um dos processos de impeachment que estão na mesa de Maia. Mas o máximo que conseguiram foi o compromisso de Baleia Rossi em analisar as denúncias, decidindo pelo seu arquivamento ou não.

Líderes partidários ouvidos pela Gazeta do Povo dizem que Bolsonaro nunca chegou a índices de popularidade inferiores a 25% e que isso dificulta qualquer seguimento de um processo de impeachment. Em dezembro, pesquisa Datafolha apontou que o presidente da República era avaliado como ótimo ou bom por pelo menos 37% da população brasileira. Nesta semana, o Instituto DataPoder divulgou uma pesquisa em que a aprovação ao governo Bolsonaro está em 44%, contra 52% que o desaprovam.

Em fevereiro de 2016, antes de ser afastada, Dilma tinha avaliação positiva de apenas 11,4%, conforme os dados do Datafolha. “Nenhum deputado em sã consciência vai defender um afastamento de presidente que tem apoio de um terço da população”, diz um líder do Congresso em caráter reservado.

O fato de Bolsonaro ter conseguido controlar o Centrão também é visto, principalmente pelo Palácio do Planalto, como fator que inviabiliza qualquer movimento de impeachment. Com o apoio de Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara, Bolsonaro hoje conta com uma base parlamentar de pelo menos 200 deputados de partidos como o PSL, PTB, PL, PP e Republicanos: o suficiente para refutar pedidos de impeachment no plenário da Câmara.

Deputados, inclusive da oposição e membros do Palácio do Planalto, acreditam que nem mesmo uma eventual vitória de Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa com Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara poderia favorecer a abertura de um processo de impeachment de Bolsonaro.

A visão dentro do Planalto é que Rossi tem uma postura de independência, não necessariamente de oposição, como ocorreu, por exemplo, com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha em relação à ex-presidente Dilma Rousseff. Foi Cunha quem abriu o processo de cassação da petista. Na época, o movimento de impeachment de Dilma também foi visto por deputados como uma espécie de vingança de Cunha pelo fato de Dilma não ter apoiado a sua candidatura a presidente da Casa no início de 2015.

Por fim, uma corrente de deputados partilha da tese de que um novo processo de impeachment poderia levar o país para uma nova crise institucional, difícil de ser superada.

O próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem utilizado essa tese para se defender das acusações de que foi omisso quanto aos pedidos de impeachment de Bolsonaro. “Estamos com uma pandemia que voltou a crescer e essa deve ser nossa prioridade”, disse Maia em dezembro ao jornal Valor Econômico sobre os pedidos de impedimento contra o presidente da República.

Além disso, neste momento, apenas os partidos de oposição de fato fazem coro em favor do impeachment de Bolsonaro. Mas nem dentro do PT a ideia é consensual. Uma ala do partido, por exemplo, acredita que um processo de impedimento de Bolsonaro apoiado pelo PT pode ser interpretado como um movimento de vingança do partido por causa do que ocorreu com a ex-presidente Dilma Rousseff.

Além da oposição, Bolsonaro foi denunciado por ex-aliados

Além da oposição, Bolsonaro foi alvo de pedidos de impeachment, inclusive, de ex-aliados como a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP).

Joice denunciou Bolsonaro por uma eventual tentativa de intervenção política na Polícia Federal, conforme denunciou o ex-ministro Sergio Moro. Segundo a parlamentar, houve “notória tentativa de intervenção de Bolsonaro na Polícia Federal, valendo-se das prerrogativas de Chefe de Estado, com o fim de obter informações sensíveis e privilegiadas de uma instituição cuja independência deve ser pilar do Estado Democrático de Direito, havendo, inclusive, a tentativa de interferir em investigações correntes”. Além de um processo de impeachment, o caso também é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Já Alexandre Frota denunciou o presidente pelo fato de ele ter supostamente cometido seis crimes distintos, entre os quais atentar contra os poderes da União e contra a administração pública. “Não é possível mais que este homem fique comandando a nação brasileira”, disse Frota ao apresentar a denúncia.

55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • B

    Bingo Two

    09/01/2021 2:01:43

    Menas, menas, menas......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      09/01/2021 1:19:23

      Bolsonaro vai ter que gastar bilhões de reais dos nossos impostos para se defender do impeachment e defender a não prisão da sua família envolvida em rachadinhas com parentes de milicianos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • P

        Paulo Santos

        09/01/2021 2:32:17

        Freitas, sempre vc. Lembro que apostavas que Bolso não cumpriria metade do mandato. Hoje tem 70% de Regular, Bom e Ótimo. A imprensa sacou o Regular. As narrativas a cada dia são desnudadas, como a narrativa da "GOLPEADA", que mesmo recebendo por 10 semanas um PLUS do Datafolha de 1ºLugar e até 30%, acabou em 4º com humilhantes 15%, em seu CURRAL, MG. O Rato recebia até 88% de aprovação, mas qual a explicação, para nas eleições não chegar a 50,001% ? É como aqueles 10 m do mar, que tomariam os edifícios a beira mar antes de 2000. Estou aguardando. Enfim nunca apresentasses ninguém, ou por vergonha ou por não saber a quem apoiar. Ah ! Tb porque, é bem mais fácil meter pau no Bolsonaro. ABS !

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • F

      F.H.O

      09/01/2021 1:13:09

      Motivos não faltam para iniciar um procesdo de impeachment. Fora isso... sua total incapacidade de governar o país já ficou bem evidente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • F

        F.H.O

        09/01/2021 3:34:54

        Paulo Santos... sou crítico de todos os governos. Os caras são eleitos para serem nossos empregados. Não sou bajulador de nenhum político. E tenho convicção de que o Brasil vai para o buraco com o Bolsonaro.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo Santos

        09/01/2021 2:36:34

        Pelo menos nos conte quem colocar no lugar dele. Não vale a família ! Prometo que analiso e avalio seu candidato com 100% de isenção. Só continuo com BOLSO porque a esquerda faz EXATAMENTE como vc. Metem o Pau, tipo Freitas, mas timidamente não apresentam ninguém, ou não sabem defendê-los. Forte ABS.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • M

      Marlon Nadal

      09/01/2021 0:36:15

      Todos propostos por corruptos e safados que estão com saudade dos tempos de roubo fácil do dinheiro público, proporcionados pela esquerda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • R

        Rodrigo Martins

        09/01/2021 0:39:00

        Imagino que leu todos eles e não deve ter encontrado fundamento algum.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • S

      Sr. Walker

      09/01/2021 15:08:13

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • P

        Paulo Santos

        09/01/2021 15:08:16

        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSMAR PORTUGAL VAZ

      08/01/2021 22:42:07

      A corrupção e os roubos vão continuar ....pelo menos os ministros ainda não roubaram . Entretanto, nos estados e municípios a roubalheira continua de vento em popa .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JOSMAR PORTUGAL VAZ

        08/01/2021 22:35:02

        Bolsonaro com todos os seus defeitos é, disparado , o melhor presidente dos últimos 40 anos . Vai ser reeleito no primeiro turno se não tiver fraude . Se tiver, leva no segundo turno. Queiram ou não queiram os petistas , etc, etc, etc.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        4 Respostas
        • P

          Paulo Santos

          09/01/2021 13:28:49

          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo Santos

          09/01/2021 2:46:58

          Oi Rodrigão, vamos lá, cite um crime do presidente. É SEM JEITO, sabemos. Seu Rato não foi extirpado porque crucificou Tiradentes, ou por dizer bobagens. Foi defenestrado porque ROUBOU BILHÕES, talvez TRILHÕES. Em Todas as Estatais, Instituições, Via BNDES. Escravizou e roubou de mais de 10.000 médicos cubanos: 30% para os médicos, 35% para Fidel e 35% para a cúpula do PT e Comparsas. E os financiamentos, o lema era: SEMPRE COM RETORNO, de 10 a 50%, livres, e apostaria que nunca tenhas pedido o impeachment do pinguço !

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • B

          Bingo Two

          09/01/2021 1:59:48

          Meu camarada, “menas, menas, menas!” Abaixa a bola porque o teu presidente nao conseguiu nem colocar a máscara sem passar vergonha. Eu só fico imaginando o que acontece na hora dele limpar o próprio traseiro. O Bozo é um 1o tenentinho embusteiro. Não sabe fazer um ó com a cuia. Em outras palavras, o teu presidente é uma mistura de jacú com arrogância. Pára de pintar o corvo, porque já está ridículo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • R

          Rodrigo Martins

          09/01/2021 0:40:48

          Cria vergonha... submisso dos EUA, desfilou em Brasília permitindo exposição da bandeira americana. É papagaio de Pirata do Trump, de onde sai essa conclusão esdrúxula que este é o melhor presidente que já tivemos... francamente.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • J

        Jo Martins

        08/01/2021 22:01:56

        Maia (do cafezinho requentado) e seus seguidores que compõem o gabinete do ódio por ter perdido a boquinha generosa do Lula, não fazem outra coisa do que tentar dar o golpe da sanfona no povo brasileiro. Bolsonaro foi eleito pela DEMOCRACIA e nada pode tirá-lo. Único político que nada na praia e não morre. e ainda Vai para os braços da galera. Criticado a 2 anos pelo gabinete do ódio (FHC, GLOBO, STF, MAIA, DÓRIA, ESQUERDA RETRÓGADA) e jornalistas que se sujaram no governo petista, aceitando todos tipos de mimos, e acabou a boquinha, ficam com ÓDIO do BOLSONARO, ao q tudo indica pelas pesquisas, ganha no 2º turno de qualquer um q compõem o gabinete do ódio. Em quem votar em 2022?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • B

          Bingo Two

          09/01/2021 2:00:47

          Quanto delírio! Cai pro pinel.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • R

          Rubens Farias

          08/01/2021 22:07:31

          Nem original você consegue ser. Gabinete do ódio quem comanda é o filhinho Carlos

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • R

        Rubens Farias

        08/01/2021 22:00:12

        Quero ver como o bozo vai governar à partir de 22 de janeiro, o miserável vai ficar pior que cego em tiroteio já que o chefe,líder e ídolo dele vai sair de cena.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • B

          Bingo Two

          09/01/2021 2:01:18

          Perdeu a fêmea nos EUA! Tá viúva!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • R

          Rodrigo Martins

          09/01/2021 0:41:44

          Centrão meu amigo. Governo ele já não tem mais faz tempo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • O

        Osvaldo

        08/01/2021 21:37:23

        Impeachment de Bolsonaro sem condições. Acho que não vai ser uma boa para a saúde do povo , do congresso e do STF..

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo César de Castro Silveira

          08/01/2021 21:30:03

          Não é independência. É não dar seguimento nem arquivar, ficar na mão do Baleia como instrumento de chantagem ao presidente.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcus Pinheiro Machado

            08/01/2021 20:40:05

            NÃO ENTENDO.O STF NÃO FAZ NADA.UM UNICO PARLAMENTAR DECIDE E CENTENAS DE DEPUTADOS E SENADORES DIZEM "AMEM"?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              D. L. Paiva

              08/01/2021 20:29:44

              Enquanto isso, todos os pedidos de impedimentos dos ministros do stf foram definitivamente arquivados.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Alexandre Carlos

                08/01/2021 19:46:30

                Apoio do povo???? Difícil seguir com tal agenda! Chega a ser risível tal matéria! Tem "deputado" que acredita nisso? Ou é só para aparecer o nome na mídia? Responde aí Peppa Pig! KKKKKKK

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  jota moreno

                  08/01/2021 19:25:04

                  Sem problemas, absolutamente. Lula, Dilma, Temer, Dirceu, Paulo, Gleisi, Sindicatos dos Ladrões & outroscentos estão livres portanto, nada a Temer. Lula, quando presidente, doou UM BILHÃO para seis centrais sindicais proibindo o TCU (Lei 11.648) em aferir as aplicações do recursos. Lula está livre passeando pelo país dos ninguém de mãos dadas com uma de suas "piriguets".

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • P

                    Paulo Santos

                    09/01/2021 3:08:04

                    O Rato não representa mais nada, é um Zumbi. Agora todos sabem que Datafolhas / Ibopes o elegeram porque eramos inocentes. Recordo do Rato recebendo em pesquisas quase 90% de aprovação que desmanchava no Vamos Ver do 1ºTurno. Por mais incrível que seja não conseguiu jamais 50,01% que lhe daria a vitória, tipo FHC.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  jota moreno

                  08/01/2021 19:25:04

                  Sem problemas, absolutamente. Lula, Dilma, Temer, Dirceu, Paulo, Gleisi, Sindicatos dos Ladrões & outroscentos estão livres portanto, nada a Temer. Lula, quando presidente, doou UM BILHÃO para seis centrais sindicais proibindo o TCU (Lei 11.648) em aferir as aplicações do recursos. Lula está livre passeando pelo país dos ninguém de mãos dadas com uma de suas "piriguets".

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CSG

                    08/01/2021 19:01:05

                    Essa eleição vai decidir muita coisa, mas ter que confiar em Arthur lira é gostar de brincar com o perigo

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      C R Berger

                      08/01/2021 18:28:22

                      Sem chance de impeachment. Lira será eleito e engavetará tudo. Independentemente dos conchavos, o voto será secreto. O recado já foi mandado aos honestos deputados. Sem Lira, sem liberação de emendas. Campo aberto pra trairagem, verbo que a maioria conjuga em todos os tempos verbais. Nada de novo no front.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • P

                        Paulo Santos

                        09/01/2021 3:16:39

                        Existem alguns "pecados capitais" entre os políticos. Alguns políticos que o cometeram e tem em comum: Collor e Zé Dirceu, arrogantes por natureza, assim como Maia e Baleia Rossi, os bam, bam, bam. Os dois são odiados por inúmeros deputados, porque nem mesmo se dirigiam a eles. Veja que Maia traiu alguém que não deveria, e esse alguém agora está com Lira. 32 políticos do PSL assinaram um documento de apoio a Lira, e sei que existem, pelo menos, mais quatro dissidentes. O DEM terá várias defecções, etc. Lembra que citei o Zé, pois é veja o que Luciana Genro e Heloísa Helena pensam dele, entre dezenas que o odeiam, por que ? Pelo Zé sempre tê-los desprezado.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Rodrigo Martins

                        09/01/2021 0:44:26

                        Sem emenda ele vai fácil.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • V

                      Vilma M B Kirklewski

                      08/01/2021 18:19:59

                      Bolsonaro seguirá firme e forte até 2022.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • P

                        Paulo Santos

                        09/01/2021 3:21:21

                        Sabes por que Bolso será reeleito ? Porque 99% dos poucos que torcem contra, não possuem coragem nem de citar seus candidatos, exatamente como vc. O Efeito Teflon já foi pesquisado com eleitores do Bolso e a resposta foi uma só: quanto mais batem, mais cresce, sem concorrente,

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cidadão Brasileiro

                        08/01/2021 18:38:52

                        Só com a invasão do capitólio ontem, ficaram claras as consequências possíveis do fanatismo cego. Só aí já pode descontar vários milhões de votos no bozo em 2022...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celso Arruda Salomé

                      08/01/2021 18:15:48

                      Se o baleia assumir, este cidadão vai querer afundar o afogar o nosso presidente.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • P

                        Paulo Santos

                        09/01/2021 3:23:01

                        Boa Arruda, dizem que o primeiro encontro do Baleia com Maia foi um verdadeiro encontro de Gigantes !!!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Fernando

                      08/01/2021 17:03:37

                      Se a matéria tem Bolsonaro no título, Tem gente que vem correndo para vociferar. Sempre os mesmos.. kkk

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • O

                        Omar Dias

                        08/01/2021 16:41:21

                        Valores defendidos por Bolsonaro e sua equipe: liberdade, democracia, família, educação sem ideologia e de qualidade, Brasil grande com infraestrutura e empregos. Tudo isso, sem nenhum escândalo de corrupção e sem comprar a mídia, que, desde FHC, viciou-se em consumir dinheiro público. É por isso que há tantos pedidos de impeachent. Os infiltrados da CLEPTOCRACIA continuam a parasitar o Estado. Os pedidos de impeachment são os seus excrementos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • C

                          Carlos Roberto

                          08/01/2021 16:54:48

                          Perfeito Dias!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Roberto Fakir

                        08/01/2021 16:41:21

                        Dorianas bobinhos. Quantos pedidos de impeachment vocês acham que o Doria tem?kkkkkkk

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Julio Cesar Valera

                          08/01/2021 16:24:43

                          Eu acredito que se algum destes pedidos vingar, então acabará a paz no Brasil por décadas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • V

                            Vilma M B Kirklewski

                            08/01/2021 18:14:10

                            Exatamente isso! O tal ditador que tantos disseram que Bolsonaro seria, não consegui ter poder algum, graças ao Senado e ao STF. Se perdermos Bolsonaro, o Brasil já era. Vai virar filial do inferno pela esquerda.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          AMAURI

                          08/01/2021 16:04:57

                          Pinócchio passa vergonha perto do Bozo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • V

                            Vilma M B Kirklewski

                            08/01/2021 18:16:21

                            Se fala Bozo, não dá pra dar créditos, porque essa turma não tem argumentos. Na verdade acho que nem sabe o significado da palavra.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ARI

                            08/01/2021 16:42:15

                            QUEM PASSA VERGONHA E AURELIO COM O TEU PORTUGUES. VOLTE PARA OS BANCOS ESOLARES E ESTUDE.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          08/01/2021 15:48:47

                          "O Planalto decretou sigilo de até 100 anos do cartão de vacinação do presidente Bolsonaro e sobre qualquer informação relativa a imunizantes que ele tenha recebido. " - SE ELE MOSTRAR, PODE SER MAIS UM PEDIDO DE IMPEACHMENT? Será que ele tomou justamente os medicamentos que não recomenda?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • V

                            Vilma M B Kirklewski

                            08/01/2021 18:18:10

                            É verdade Carlos, todos filhos da tal "Pátria Educadora" ! até dói ler tanta asneira.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Carlos Roberto

                            08/01/2021 16:57:06

                            Uma atrás da outra caro Ernani.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Ernani

                            08/01/2021 16:31:12

                            Quanta asneira.......

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Danilo Pagani

                          08/01/2021 15:46:58

                          Infelizmente os vários pedidos de impeachment dos ministros do stf foram engavetados agora no final do ano

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • W

                            Walter

                            08/01/2021 14:30:02

                            Corruptos querendo voltar à mamata...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • E

                              Ernani

                              08/01/2021 16:33:05

                              Exatamente! Estão com saudades de meter a mão no dinheiro público e voltar à farra do aparelhamento de estado, em que toda a "cumpanherada" tinha um carguinho. Felizmente nos livramos dessa corja e não podemos deixar que sequer tenham chance de voltar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.