• Carregando...
Governador eleito na Bahia Jerônimo Rodrigues (PT)
Governador eleito na Bahia Jerônimo Rodrigues (PT)| Foto: Reprodução

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador eleito Geraldo Júnior (MDB) tomaram posse no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã deste domingo (1°). Em um discursos com vários pontos questionáveis, Rodrigues chamou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff de golpe e elogiou Paulo Freire, o educador responsável por difundir a militância política em sala de aula.

“O compromisso central do meu governo é a promoção da inclusão social. Ainda convivemos com a fome e com a pobreza em nosso país. Ambas foram muito agravadas pelos rumos que o Brasil tomou desde o golpe [sic] contra a Presidenta Dilma. Nós temos a obrigação moral e cívica de reverter esse processo e combater essas mazelas que tanto maltratam a nossa população”, disse.

O governador afirmou que irá priorizar o investimento em obras de infraestrutura e logística, principalmente, a Ponte Salvador – Itaparica. Ainda, Jerônimo Rodrigues (PT) criticou o governo Bolsonaro e disse que foi um período de inversão de valores, desrespeito e intolerância. “Não adiantou viralizar fake news nas redes sociais, nem engendrar operações escusas que tentaram até atrasar e impedir a chegada dos eleitores às suas sessões. A democracia é maior”, falou em seu discurso.

Rodrigues disse que a educação é outro assunto primordial em seu governo e que acredita no ensino público. Além disso, citou Paulo Freire. “Paulo Freire nos ensina que a educação é um bonito ato de amor e, dessa forma, precisamos que as escolas sejam ambientes de diálogo democrático e de aprendizado criativo para as nossas crianças, adolescentes e jovens”, afirmou. Por fim, evidenciou que irá combater todas as formas de preconceito e discriminação, principalmente, o racismo.

Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia no segundo turno, com 52,78% dos votos válidos. A primeira campanha política dele foi impulsionada pela presença constante de Lula ao lado do novato. A eleição garantiu o quinto mandato consecutivo do PT no governo da Bahia. Com a derrota do PSDB nas eleições paulistas, o domínio petista na Bahia é a maior hegemonia estadual de uma legenda no Brasil atualmente.

Engenheiro agrônomo formado pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e filho de agricultores familiares, ele deixou o interior do estado na adolescência para fazer faculdade em Salvador. Antes de ser eleito governador, Rodrigues foi secretário estadual de Educação no governo de Rui Costa (PT) e secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário na gestão de Dilma Rousseff (PT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]