
Ouça este conteúdo
No programa Última Análise desta terça-feira (23), os convidados falaram a respeito do acirramento crescente entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e André Mendonça. Durante o programa Roda Viva, o decano criticou o indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no tocante ao tema das delações premiadas do Banco Master. E não poupou críticas também à imprensa.
"Não só Mendonça, mas todos os brasileiros, estão atentos às articulações de bastidores encabeçadas por Gilmar Mendes para anular a operação do Banco Master, assim como ele fez com a Lava Jato", afirma o jurista Frederico Junkert.
Dentre as declarações, Gilmar respondeu a acusação segundo a qual membros da Corte podem ter interesses pessoais ou ligações com as partes envolvidas, em alguns julgamentos. Ele afirmou que se tratam de situações pontuais, a despeito da pressão pública e de críticas da imprensa.
Para o colunista da Gazeta do Povo Paulo Antônio Briguet, Gilmar Mendes já não é mais um juiz, mas um ator político. "Há anos, desde que foi instaurado o 'inquérito do fim do mundo', a política destruiu o direito e é isso o que vemos. Gilmar se comporta como um político, dando entrevistas como tal", explica.
Flávio vai aos EUA
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) para participar de uma audiência pública decisiva para definir se a tarifa de 25% contra o Brasil será ou não aplicada. O documento foi protocolado nesta segunda-feira (22) e a audiência está marcada para o dia 6 de julho.
"Enquanto você vê o governo Lula torcendo para a mesma tarifa ser aplicada, sob a bravata da defesa da soberania, a oposição defende o país. É um movimento importante do senador Flávio Bolsonaro", elogia Junkert.
O "sincericídio" de Lula
O presidente Lula (PT) defendeu nesta segunda-feira (22) que jovens entrem para a política, mesmo quando se sentirem “raivosos” por verem na televisão que “todo político é ladrão”. O presidente destacou que o “político honesto” não está dentro dele, mas, sim, dentro dos jovens.
"É a prova de que Lula se interessa apenas nos seus interesses e no de seus amigos. Ele não acredita em nada e não tem valor algum. É esta coisa ambulante. Lula é uma espécie de 'buraco negro' da política brasileira", critica o professor da FGV Daniel Vargas.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a quinta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.







