• Carregando...
Lula participa, em Uberlândia, de Ato de lançamento da pré-candidatura de Alexandre Kalil ao governo de Minas Gerais.
Lula participa, em Uberlândia, de Ato de lançamento da pré-candidatura de Alexandre Kalil ao governo de Minas Gerais.| Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), recusou convite para jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capital de Minas Gerais nesta quarta-feira (7). Ele recebeu um convite para um encontro reservado com ministros e aliados do presidente, possivelmente para tratar sobre a disputa municipal neste ano.

Segundo o jornal Estadão, o convite foi pelo chefe de gabinete do presidente, o sociólogo Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, e também pelo anfitrião Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro dos primeiros governos de Lula.

O ex-prefeito concorreu ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2022 e contou com o apoio do presidente Lula. Porém, ele conseguiu apenas 35% dos votos e foi derrotado pelo atual governador Romeu Zema (Novo).

Apesar da derrota em 2022, na última eleição municipal Kalil foi reeleito com larga vantagem, obtendo no primeiro turno 63,36% dos votos, contra 9,95% dos votos do segundo colocado, o Bruno Engler, hoje deputado estadual pelo PL e candidato à prefeitura neste ano. Após Kalil abdicar do cargo para concorrer em 2022, a prefeitura de BH ficou sob o comando do seu vice, Fuad Noman.

Em campanhas no passado, Kalil fez duras críticas ao PT, mas passou a apoiar Lula em 2022 para se contrapor ao governador Zema que tentou a reeleição. Kalil entrou na política após se destacar como presidente do Clube Atlético Mineiro.

Um dos motivos apontado pela reportagem do Estadão para a recusa de Kalil é de que ele atua para descolar sua imagem do petista, ainda mais por ter um forte capital político na disputa da prefeitura de Belo Horizonte. Mas Kalil não justificou a ausência.

Outra suposição para a recusa, é a de que Lula tem sinalizado disposição de apoiar a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao governo de Minas Gerais em 2026, o que pode impactar na possibilidade de Kalil lançar a própria candidatura para o Executivo mineiro.

O jantar do presidente Lula, na noite desta quarta (7), contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva; os ministros Rui Costa (Casa Civil), Camilo Santana (Educação) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral); e a cantora Teresa Cristina. Ao final do evento, as autoridades saíram sem falar com a imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]