i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Atrito

PGR apura se Lava Jato fez investigação camuflada de políticos; força-tarefa nega

  • Brasília
  • 01/07/2020 20:20
Procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, durante entrevista no estúdio do jornal Gazeta do Povo
Procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, durante entrevista no estúdio do jornal Gazeta do Povo| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) investiga se a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba utilizou uma técnica de “camuflagem” para investigação de políticos com prerrogativa de foro sem se submeterem ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi revelada nesta quarta-feira (1) pelo site Poder 360. Segundo a reportagem, os nomes dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), aparecem em uma denúncia oferecida pelos procuradores em dezembro do ano passado.

Na denúncia, a Lava Jato detalha mais de 300 doações eleitorais da cervejaria Petrópolis. Maia e Alcolumbre estão na lista, sem os nomes completos – são apresentados como Rodrigo Felinto e David Samuel. Os nomes completos dos dois são Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia e David Samuel Alcolumbre Tobelem.

Segundo o site Poder 360, a equipe do procurador-geral da República, Augusto Aras, avalia que essa “camuflagem” seria uma técnica usada pela Lava Jato para investigar autoridades que, na realidade, deveriam ser investigadas pela PGR. Segundo o site, a PGR encontrou outros casos semelhantes ao de Maia e Alcolumbre, inclusive de ministros do STF. A suspeita é que políticos podem ter tido sigilos quebrados de maneira irregular pela força-tarefa.

Lava Jato nega acusações e diz que objetivo é o desmonte da operação

Em nota, a força-tarefa da Lava Jato negou as acusações de que investiga políticos com foro privilegiado e afirmou que “a publicação insere-se em um contexto de ataques desleais contra o trabalho dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, por meio de ilações falsas e sem qualquer comprovação, com o objetivo de colocar em dúvida a integridade do trabalho e dos integrantes do Ministério Público Federal para justificar um desmonte da Operação”.

A Lava Jato afirmou, ainda, que não investiga Maia e Alcolumbre e que a denúncia em questão apenas relaciona doações eleitorais feitas para políticos de diferentes partidos e que ocupam diferentes cargos públicos. “A fonte dessas informações não foram quebras de sigilo fiscal ou bancário, mas sim o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais e se trata de dados públicos acessíveis a qualquer cidadão”, dizem os procuradores.

“A denúncia não fez nenhum juízo de valor sobre as doações eleitorais feitas em relação aos destinatários, se foram lícitas ou ilícitas, mas sim estabeleceu os pagamentos pelo Grupo Petrópolis em favor do Odebrecht, no contexto de crimes de lavagem de dinheiro. Nenhuma autoridade com foro privilegiado foi investigada ou denunciada”, segue o texto.

A nota ressalta que os nomes não apareceram completos por uma questão de espaço para formatação das tabelas apresentadas no documento. “Parte dos nomes não coube por inteiro no campo da tabela dos beneficiários das doações – pelo menos em 38 das 321 linhas constaram nomes incompletos ou sem a identificação dos partidos”, esclareceu a força-tarefa.

Os procuradores esclarecem, ainda, que “a simples menção de nome de autoridade com prerrogativa de foro não determina a remessa do caso às instâncias superiores, conforme é pacífico na jurisprudência dos Tribunais Superiores”, e que o caso em questão foi remetido à primeira instância pelo próprio STF.

Troca de farpas

Esse é apenas mais um capítulo do atrito entre a PGR e a Lava Jato em Curitiba. Nesta semana, a corregedora-geral do Ministério Público Federal (MPF), Elizeta Maria de Paiva Ramos, determinou, na segunda-feira (29), a instauração de sindicância para apurar "diligência" da subprocuradora-federal da República, Lindôra Araújo, no QG da Operação Lava Jato em Curitiba. A decisão atende a pedido de integrantes da força-tarefa depois de uma visita de Lindôra à Curitiba, que causou alvoroço no Ministério Público.

A força-tarefa em Curitiba acionou a corregedoria depois que Lindôra esteve em Curitiba para acessar o "banco de dados" das investigações do escândalo Petrobras, que originou a Lava Jato, em 2014. Eles acusam a PGR de tentar obter informações e dados da operação "sem prestar informações sobre a existência de um procedimento instaurado, formalização ou escopo definido".

A PGR negou que tenha tentado obter os dados de forma ilegal e alegou que fez pedidos de compartilhamento de investigações semelhantes a outras forças-tarefas da Lava Jato. “A solicitação de compartilhamento de dados foi feita por meio de ofício datado de 13 de maio. Pedido semelhante foi enviado às forças-tarefas de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirmou a PGR em nota.

Fonte próxima à Lindôra afirmou que a demora da força-tarefa em Curitiba para responder à solicitação causou estranheza, já que o compartilhamento de informações já foi autorizado pelo STJ.

A PGR destacou, ainda, que decisões do ex-juiz Sergio Moro e da juíza Gabriela Hardt permitem o compartilhamento de informações sigilosas. A pedido de Dallagnol, em fevereiro de 2015, Moro autorizou compartilhamento de provas e informações "para fins de instrução dos procedimentos instaurados ou a serem instaurados perante o Egrégio Supremo Tribunal Federal para apuração de supostos crimes praticados por autoridades com foro privilegiado". Em seguida, Dallagnol pediu que a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba esclarecesse "que as autorizações concedidas abrangem todos os feitos, já existentes ou futuros, conexos à Operação Lava Jato".

Sobre essa alegação, a Força Tarefa emitiu outra nota, afirmando que "essas decisões não autorizam o compartilhamento ou acesso indiscriminado às informações. Além disso, as decisões não permitem que o compartilhamento ou acesso aconteça sem objeto específico ou indicação das provas e procedimentos cujo compartilhamento é pretendido".

A sindicância da corregedoria também servirá para que seja esclarecida a existência de equipamentos utilizados para gravação de chamadas telefônicas recebidas por integrantes da equipe da força-tarefa, incluindo membros e servidores. Nesse caso, o objetivo é apurar a regularidade de sua utilização, bem como os “cuidados e cautela necessários para o manuseio” do equipamento pelos responsáveis.

Segundo o jornal O Globo, uma auditoria do Ministério Público da União teria revelado um esquema de gravações telefônicas na sede do MPF no Paraná. Esse teria sido um dos motivos da visita de Lindôra à força-tarefa, na semana passada.

Em nota, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná afirmou que “jamais adquiriu o equipamento/sistema Guardião ou qualquer outro equipamento de interceptação telefônica”.

42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alexandre

    ± 1 dias

    Aras tem que persegui bandidos. Deixem os heróis trabalharem em paz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Roberto Andrigjetti

      ± 1 dias

      É o Brasil. Quando metem a mão nos grandes corruptos aparecem os salvadores. Não é atoa são indicados aos cargos, com funções pré definidas. Salvar ladrões. É o povo que se ferre.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Afonso Celso Frega Beraldi

        ± 2 dias

        Aras está se tornando um empecilho ao combate à corrupção. Está se tornando o Procurador Geral de Rebotalhos e beneficiando corruptos. Ate onde Aras estara metido com acobertamentos de politicos corruptos? Comunista travestido.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Mauricio Conde

          ± 2 dias

          Esperar o q senhores, se antes de ser PGR o Aras já criticava a Lava Jato?? Esperar o q senhores se o Aras sempre foi petista e amigo de longa data do José Dirceu?? Bolsonaristas e petistas unidos para destruir a Lava Jato. Esse país não existe.....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • R

            rdi

            ± 2 dias

            Aras é petista? Mais um que a Abin não investigou direito hein... tsc tsc tsc

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          Celito Medeiros

          ± 2 dias

          A Justiça sempre foi atacada pelos Injustos. Bastam alguns casos comprovados de Juízes que venderam Sentenças, para que muitos se aproveitem e generalizam o Judiciário. A questão não é colocar juízes ou promotores como isentos de investigação, se tudo ocorrer também dentro da Lei. Só a Lei maior, a Constituição, está acima de tudo e de todos, pois é do Povo que emana todo Poder. Portanto, somos responsáveis em avaliar tudo isto, o que não é tarefa fácil.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 2 dias

            Prisão em segunda instância? Há um grupo - dos corruptos, inclusive os das rachadinhas - defendendo no Congresso que somente serão presos os que cometerem crimes futuros... Brasil, a piada de sempre.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              Beto

              ± 2 dias

              Mais tarde ou mais cedo. isso aconteceria. Não é coincidência. Com a saída do ex juiz Moro, do Ministério da Justiça, o trânsito ficou livre para os veículos destruírem a lava jato. O único semáforo para impedir esse desastre será o das pessoas de bem se indignarem e fazer um movimento contrário às investidas desses predadores que defendem a corrupção.O PGR se apresentou como o carrasco contra reputação dos bravos procuradores do Paraná. O Aras é um quinta -coluna.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                MAURO FONSECA DE MACEDO

                ± 2 dias

                Engraçado adoram investigar tudo e a todos, mas quando o MP é alvo de investigação ficam todos ouriçados! Quem não deve não teme. Não acho que deva haver problema com a Lava-jato, mas ninguém está imune a investigação. A reação do MP é que está estranha...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  LUIZ CARLOS LUGUES

                  ± 2 dias

                  Então, está explicado o que a tribufu Lindôra veio fazer em Curitiba. Colher dados para incriminar os integrantes da Lavajato de Curitiba. A cara daquela mulher não me enganou. Tem razão o Moro, a Lavajato está sob ataque.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • R

                    rdi

                    ± 2 dias

                    Colher dados implica em dizer que os dados existem né... e se incriminam os integrantes da lavajato é sinal de que existe crime né...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • W

                  WILSON

                  ± 2 dias

                  Procuradores xiitas da Lava jato começam a provar do próprio veneno ... Assim caminha a humanidade....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • A

                    Afonso Celso Frega Beraldi

                    ± 2 dias

                    iiiiooo do Lula

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Rubens Farias

                    ± 2 dias

                    Uma das duas ou você é da turma dos FANÁTICOS evangélicos bolsonaristas ou da Turma dos lunáticos do Lula.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rômulo Viel

                  ± 2 dias

                  Aras cumpre bem o papel de sepultar a Lava Jato.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • Z

                    Zyss

                    ± 2 dias

                    A lava Jato já tá morta pelo próprio supremo. Já soltaram todo mundo... Só um débil não percebe isso.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carlos Andrade

                  ± 2 dias

                  Bolsonaro realizando todos os sonhos petistas e deixando o caminho pavimentado para a volta triunfal.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Intruso

                    ± 2 dias

                    A CF diz q o MP é indivisível, mas percebe q está bem rachadão.. seus membro ñ estão querendo comer no mesmo cocho..

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      sergio

                      ± 2 dias

                      PGR detonando a LJ.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • I

                        Intruso

                        ± 2 dias

                        Duvido q tenha uma única escuta telefônica que tenha sido somente com ordem judicial.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • A

                          Afonso Celso Frega Beraldi

                          ± 2 dias

                          PROVE!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Michael

                        ± 2 dias

                        Está chegando em um ponto onde JB está fazendo mais para acabar com a Lava jato do que o PT conseguiu fazer rs. Estamos vivendo um dos maiores estelionatos eleitorais que jamais vivenciei em meus 33 anos de vida... bizarro... e ainda tem gente passando pano

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • L

                          LUIZ CARLOS LUGUES

                          ± 2 dias

                          Escreveu o que eu queria escrever. Parabéns.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • N

                        Nilson Macan

                        ± 2 dias

                        Acho que a Lava Jato deve ser investigada, se não deve, não teme. São seres humanos sujeitos a erros como quaisquer outros.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 2 dias

                          Mas, a SOCIEDADE BRASILEIRA está ficando mais bem informada: "Segundo o Atlas Político, em pesquisa divulgada ontem, 55% dos brasileiros querem o impeachment de Jair Bolsonaro. Os contrários são 37%."

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • E

                            Eduardo Pekush

                            ± 2 dias

                            Bolsonarista é o espelho inverso de petista. Se você é contrário ao tresloucado do Bolsonaro, é porque você é petista e vice-versa. Primeiro que defender político já é uma piada

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 2 dias

                            Nilson Macan: De onde você triou essa ideia, Nílson. Não temos vice-presidente? Quantos vices já assumiram nos impeachment e até em caso morte? Sarney, Itamar, Temer... Leia a Constituição.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • N

                            Nilson Macan

                            ± 2 dias

                            tira Bolsonaro para por Haddad, Maia ... vocé tá de brincadeira. Por pior q

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 2 dias

                          Agora, todos contra a Lava Jato. JB, com ARAS no seu time, e os "injustiçados" que destruíram nossas estatais. Simplesmente nojento.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • A

                            Afonso Celso Frega Beraldi

                            ± 2 dias

                            Freitas. Os "injustiçados" não destruíram nossas estatais. Acabaram com os esquemas que haviam dentro delas, e ainda ha. Alias me lixo para estatais, pois são sempre focos de falcatruas e roubalheiras. Extingui-las eh o meu sonho liberal.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          marcio

                          ± 2 dias

                          Quanta maldade alguém achar que os fofinhos Rodrigo Botafogo e Davi Alcolumbre Calheiros receberam dinheiro da Odebrecht através da Cervejaria Itaipava. Calúnia pura, fake news da pior espécie. Por isso aprovaram a toque de caixa a lei que proibe mentir. A partir de agora, veremos somente a verdade, nada mais que a verdade.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • H

                            helio

                            ± 2 dias

                            É uma triste constatação, mas JB tinha como missão detonar a Lava Jato. Enganou seus eleitores. Isso fica cada vez mais claro. Mais uma vez a corrupcão ficará impune. Se antes tínhamos uma PGR alinhada com o MPF, hoje não mais. Aras foi pinçado fora da lista tríplice não por acaso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Ren Wysocki

                              ± 2 dias

                              "Olha um Deltan minion. Deltan e moro estão se revelando como dois coveiros da Lava jato. Depois de pegar os petistas e MDB, quanto chegou nos Tucanos parou? Quem parou a Lava jato foi os dois. E o desaparecimento da escuta é destruição de provas, que incriminariam Tucanos. Tipo Banestado

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • C

                                Carlos Andrade

                                ± 2 dias

                                A Lava Jato tinha como foco a corrupção na Petrobras. Quantos tucanos participavam da administração da Petrobras nos governos petistas?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 2 dias

                                Vai colocando as suas "denúncias" que eu vou recheando o processo instaurado no MPF.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 2 dias

                                Ren, já há um processo seu instaurado no Ministério Público Federal para apurar as suas "verdades" a respeito da "Lava Jato" de Curitiba.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Ricardo Bellodi

                              ± 2 dias

                              Chafurdaram na lama para investigar a corrupção no mundo do crime político. Chafurdaram tanto naquela lama que contaminaram-se com os hábitos e os métodos e viram-se de um dia para o outro criando empresas de palestras tendo como laranjas suas mulheres, tudo igual aquilo que combatiam. Queriam enricar. Negociaram o interesse nacional com o estrangeiro numa bem elaborada transação e aparece um cheque de dois bilhões da vítima Petrobras que acabou achacada. Mas queriam mais, queriam emparedar deputados e senadores, e o mais grave e horripilante, se julgam intocáveis, como se fossem um dogma sagrado como a virgindade da mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo. Arre cáspite!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • R

                                Ren Wysocki

                                ± 2 dias

                                Olha um Deltan minion. Deltan e moro estão se revelando como dois coveiros da Lava jato. Depois de pegar os petistas e MDB, quanto chegou nos Tucanos parou? Quem parou a Lava jato foi os dois. E o desaparecimento da escuta é destruição de provas, que incriminariam Tucanos. Tipo Banestado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • P

                              paulo eduardo cajazeira

                              ± 2 dias

                              O tempo é terrível.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • Y

                                Yara Carla Lima Praciano da Silva

                                ± 2 dias

                                A força tarefa da Lava Jato deve esclarecimentos sim. Quem não deve não teme.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  marcos

                                  ± 2 dias

                                  Caracas...ontem passou uma vaca voando em frente a janela da minha casa, e antes que digam, não era ninguém da minha família. Consequência, a energia ainda não retornou completamente, e o revezamento da Sanepar continua atormentando minha velhinha, que não pode ligar a máquina nova por falta de água.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 2 dias

                                    O inescrupuloso ARAS nomeado por Bolsonaro está fazendo o seu trabalho: ACABAR COM A LAVA JATO. Todos sabíamos que ARAS só foi nomeado para ser mais um "policial paralelo" de JB. Com certeza, a intenção é deixar livre para concorrer às próximas eleições presidenciais e tirar Sérgio Moro da disputa. Assim, seria JB x PT, única chance de JB ser reeleito. ESTA É A JOGADA.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    Fim dos comentários.