Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indicação de Messias

Líder confirma que Lula indicará Messias ao STF contra vontade de Alcolumbre

Jaques Wagner
Atraso na indicação, segundo Wagner, se dá para Lula articular politicamente a aprovação de Messias na sabatina. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), contrariando o desejo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Segundo Wagner, Alcolumbre se reuniu com Lula no Palácio do Planalto para defender a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao cargo deixado por Luís Roberto Barroso.

“Ele [Lula] teve uma conversa ontem com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Não participei da conversa, mas não tenho dúvidas de que o presidente do Senado foi defender o ponto de vista dele, da indicação do ex-presidente do Senado, o nosso amigo Rodrigo Pacheco”, afirmou Wagner em entrevista à CNN Brasil nesta terça (21).

VEJA TAMBÉM:

Apesar da pressão, Wagner garantiu que Lula já tem “convicção formada” sobre o nome de Messias, que conta com a confiança pessoal do presidente e tem sido um dos principais defensores jurídicos do governo desde o início do mandato.

“Hoje estive com o presidente e ele disse mais ou menos o que você antecipou: ele achou que não ficava bem indicar um nome para o Supremo e viajar por uma semana, ainda mais com a perspectiva de uma conversa com o presidente americano”, explicou o líder governista.

Mais cedo, Wagner confirmou a reunião de Lula com Alcolumbre em entrevista ao site Metrópoles.

VEJA TAMBÉM:

A decisão de adiar o anúncio, inicialmente previsto para esta semana, foi justificada por Wagner como parte das articulações políticas finais. O senador ressaltou que o presidente quer garantir apoio suficiente para a aprovação da indicação no Senado, onde Alcolumbre exerce forte influência sobre as sabatinas de indicados a tribunais superiores.

“Entendo que ele não ter anunciado é porque entende que faltam algumas conversas ainda a serem feitas para azeitar as indicações. Mas, pelo que eu senti da conversa, ele já tem uma convicção formada em torno do AGU”, completou.

Com o adiamento, Lula deve oficializar a escolha de Jorge Messias somente após retornar da viagem à Malásia, prevista para a próxima semana. O gesto é interpretado como uma tentativa de evitar ruídos políticos durante o período em que estará fora do país.

Procurada, a assessoria de Alcolumbre preferiu não comentar o encontro com Lula.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.