Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Obstrução de justiça"

Líder do PT pede que STF investigue Tarcísio por suposta tentativa de ajudar fuga de Bolsonaro

Líder do PT pede que STF investigue Tarcísio por suposta tentativa de ajudar fuga de Bolsonaro
Lindbergh Farias pediu investigação contra Tarcísio de Freitas por suposta atuação para facilitar eventual fuga do ex-presidente Bolsonaro. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (11) que investigue o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por suposta atuação para facilitar uma eventual fuga do país do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No documento, o petista cita que Tarcísio teria tentado convencer a Corte a autorizar uma viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos para negociar diretamente com o presidente Donald Trump uma resolução para o tarifaço. A petição teve como base uma reportagem da colunista Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo, que revelou a proposta.

Além de motivos comerciais, Trump afirmou que o julgamento de Bolsonaro no STF contribui para o aumento de 50% das tarifas sobre produtos brasileiros. Segundo a Folha, os ministros consideraram a ideia do governador “esdrúxula” e descartaram qualquer possibilidade de revogar as medidas cautelares impostas ao ex-presidente.

VEJA TAMBÉM:

O passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024 durante a Operação Tempus Veritatis. Desde então, ele está proibido de deixar o país. Para Lindbergh, o gesto de Tarcísio configura obstrução de justiça, pois o ex-presidente é réu na ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. A petição do deputado foi protocolada nesta ação.

“Não há precedente constitucional, legal ou administrativo que autorize o governador de Estado a interceder junto à Suprema Corte para autorizar a movimentação internacional de réu processado por tentativa de golpe de Estado”, disse o petista.

Tarcísio atribuiu a responsabilidade pela taxação de Trump diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta sexta (11), ele se reuniu com o encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, em uma tentativa de reverter o tarifaço.

O governador está sob forte pressão do mercado financeiro e diversos setores da indústria de são paulo que serão afetados pela decisão do líder americano. Além disso, a família Bolsonaro e outros aliados de Tarcísio condicionam a articulação para o fim do tarifaço a aprovação da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

Lindbergh destacou que o uso do cargo de governador para interceder pelo ex-presidente, “em momento de tensão diplomática”, configura “possível abuso de autoridade e deve ser investigado como possível colaboração com organização criminosa transnacional”.

A petição argumenta ainda que Tarcísio, ao tentar facilitar a viagem internacional de Bolsonaro, "confirma os alertas já formalmente comunicados à PGR" sobre o risco de fuga do ex-presidente. “A manutenção da liberdade irrestrita de Bolsonaro, diante de sinais evidentes de articulação de fuga e apoio político externo, pode frustrar a garantia da lei penal, a eficácia da jurisdição penal e comprometer a credibilidade da justiça constitucional brasileira”, disse o deputado.

"Consertem o vexame que fizeram", diz Gleisi

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também criticou o suposto apelo de Tarcísio aos ministros do Supremo. Nas redes sociais, ela afirmou que o governador “tentou acertar junto ao STF uma fuga de Bolsonaro para os EUA, com o objetivo dele negociar com Trump a redução das tarifas que ele ajudou a impor ao Brasil”. Gleisi classificou o episódio como uma “lambança”.

“Fizeram a caca toda pensando na família Bolsonaro, e cada vez mais se afundam com as espertezas que elucubraram. Consertem o que fizeram, foi muito grave para o Brasil, para o povo brasileiro o vexame a que submeteram o país. As consequências não tardarão. Nosso governo vai continuar atuando na defesa dos interesses nacionais com responsabilidade, mas com determinação e destemor”, disse a ministra.

Boulos aciona PGR contra Tarcísio

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o governador de São Paulo. O parlamentar pediu uma investigação alegando que Tarcísio teria tentado “ajudar Bolsonaro a fugir do Brasil”.

“São Paulo é o Estado que mais perde com a taxação do Trump. E o que Tarcísio de Freitas fez sobre isso? Ligou para os ministros do STF pedindo que liberassem Bolsonaro para viajar aos EUA e ‘negociar a pacificação’”, disse Boulos no X ao anunciar a ação. Ele afirmou ainda que Tarcísio deveria se candidatar “a governador da Flórida, porque o povo de São Paulo não vai esquecer esse papelão”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.