• Carregando...
Lula
Presidente afirmou que “gloriosa imprensa democrática” não divulga ações do governo; crítica surge em meio à queda de popularidade.| Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a imprensa por supostamente não noticiar as ações e lançamentos de programas do governo e voltou a cobrar os ministros para percorrerem o país divulgando as atividades das respectivas pastas.

A crítica foi feita nesta quinta (21) durante um evento em Ceilândia, região administrativa de Brasília, e ocorreu pouco antes da divulgação de uma nova pesquisa de avaliação do Datafolha que apontou o aumento da desaprovação do governo.

A crítica à imprensa surgiu quando Lula se dirigiu aos jovens presentes no lançamento do Plano Juventude Negra Viva. De forma irônica, ele se referiu aos jornalistas como “gloriosa imprensa democrática”, insinuando que os veículos de comunicação não divulgam as realizações de seu governo.

“Quando, hoje à noite ou amanhã, qualquer um de vocês for encontrar com a namorada ou o namorado, pode se encontrar, dar um beijinho, mas depois diz que hoje eu fui no lançamento do Plano Juventude Negra Viva e explicar para o parceiro o que é o programa. Porque, se depender da nossa gloriosa imprensa democrática, vocês não saberão do programa. Vai depender muito de vocês”, afirmou o presidente.

Ministros como Anielle Franco (Igualdade Racial), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Marina Silva (Meio Ambiente), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), André Fufuca (Esportes) e Margareth Menezes (Cultura) estiveram presentes e foram cobrados por Lula para colocarem as ações do plano em seus discursos e viagens.

A suposta falta de divulgação das ações do governo na imprensa também foi comentada por Lula na reunião ministerial da última segunda (18), em que ele cobrou dos ministros mais empenho para mostrar o que os ministérios estão fazendo.

Na ocasião, ele criticou também a comunicação do governo, que deve ser tema de uma reunião nesta manhã com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

A cobrança aos ministros e a crítica à imprensa ocorrem após o governo ligar o sinal de alerta por conta da queda da popularidade de Lula em quatro pesquisas de opinião divulgadas nas últimas duas semanas, que apontam uma tendência de alta na rejeição a ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]