• Carregando...
Lula durante discurso na Caricom, na Guiana.
Lula discursou durante a Caricom, na Guiana, e voltou a chamar a ação israelense em Gaza de genocídio.| Foto: EFE/Nazima Raghubir.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a chamar a ação militar de Israel na Faixa de Gaza de “genocídio”. O mandatário discursou nesta quarta-feira (28) durante a 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), realizada em Georgetown, na Guiana. As acusações de Lula contra Israel se intensificaram desde o último dia 18, quando ele comparou a ofensiva israelense em Gaza com o extermínio de judeus pelo nazismo.

“Uma guerra na distante Ucrânia afeta todo o planeta, porque encarece os preços dos alimentos e dos fertilizantes. Um genocídio na Faixa de Gaza afeta toda a humanidade, porque questiona o nosso próprio senso de humanidade”, afirmou. Ele destacou que "guerras provocam destruição, sofrimento e mortes, sobretudo de civis inocentes" e disse que o "Brasil seguirá lutando pela paz mundial".

Lula também criticou os gastos militares de países ricos em meio aos impactos da fome e da crise climática. “Não é possível que o mundo gaste por ano US$ 2,2 trilhões em armas”, disse o presidente brasileiro.

“Não é possível que num planeta que produz comida suficiente para alimentar toda a população mundial, cerca de 735 milhões de seres humanos não tenham o que comer. Não é possível que os países ricos, principais responsáveis pela crise climática, continuem descumprindo o compromisso de destinar US$ 100 bilhões anuais aos países em desenvolvimento, para o enfrentamento da mudança do clima”, reforçou.

Após a passagem pela Guiana, o presidente seguirá para São Vicente e Granadinas, no Caribe, onde ocorrerá a 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Apesar de não oficializada, a expectativa é que Lula tenha um encontro bilateral com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em paralelo a Celac, na sexta-feira (1º).

Lula chamou Netanyahu de genocida

Nesta terça (27), Lula afirmou que Israel quer “efetivamente acabar com os palestinos na Faixa de Gaza” e chamou o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, de genocida. “O que eu quero dizer em alto e bom som é o seguinte: o primeiro-ministro de Israel está praticando genocídio contra mulheres e crianças. Esse é o dado histórico”, disse o chefe do Executivo brasileiro em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, na RedeTV.

“Considero um genocídio, porque é um Exército amplamente armado atacando uma parte da sociedade indefesa. O governo de Israel quer efetivamente acabar com os palestinos na Faixa de Gaza. É isso. É exterminar aquele espaço territorial com o povo palestino para que eles ocupem. É isso, não tem outra explicação", reiterou Lula durante a entrevista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]