• Carregando...
Lula
Presidente Lula diz que vitória em 2022 foi “tão maiúscula”, embora diferença tenha sido uma das menores da história.| Foto: reprodução/Canal Gov

Na semana em que completou um ano do resultado final da eleição presidencial de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que "nocauteou" Jair Bolsonaro (PL) na corrida ao Palácio do Planalto. A declaração foi dada na live “Conversa com o Presidente” desta terça (31).

Lula falava sobre como foi a disputa pela Presidência da República em que, diz, "enfrentou toda a máquina pública" para vencer a eleição. Ele afirmou, ainda, que a vitória sobre Bolsonaro foi “tão maiúscula” que o ex-presidente se isolou no Palácio da Alvorada -- embora a diferença de votos ao final da apuração correspondeu a 1,8% dos votos válidos: Lula teve 50,9% (60.345.999 votos) e Bolsonaro 49,1%, (58.206.354 votos).

“Nossa vitória foi tão maiúscula que ele ficou nocauteado dentro de casa [por] um mês, porque ele não sabia o que fazer. Porque a quantidade de dinheiro que eles jogaram durante o processo eleitoral, a quantidade de utilização da máquina pública para tentar evitar de perder as eleições foi de tamanha magnitude que quando ele perdeu, ele entrou em parafuso. Se trancou dentro de casa, ficou chorando trancado, mas na verdade estava preparando um golpe para o dia da minha diplomação”, disse (veja o trecho).

O presidente disse que Bolsonaro utilizou a máquina pública para tentar vencer a eleição despejando milhões em políticas públicas, as Forças Armadas, as polícias estaduais, Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), instituições e que agora se está vendo o uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para “escuta telefônica de gente que não deveria ter escutado, que não tinha decisão judicial”.

Ainda segundo Lula, o ano de 2022 foi marcado também pela “maior quantidade de mentiras contadas desde o descobrimento”, com, diz, o uso da máquina pública para fazer fake news sobre remédios para a Covid-19, economia, entre outras. "Fazia parte do DNA dele a quantidade de mentiras que era contada por dia na sociedade", e que, de acordo com o presidente, a “máquina de contar mentira continua”.

“Depois de vencer, fomos fazer a transição e descobrimos todas as falcatruas que tinham acontecido nesse país. O gasto de quase R$ 300 bilhões em políticas que... se jogava dinheiro pela janela, se distribuiu dinheiro para motorista de taxi, de caminhão, que não tinha nem carteira de motorista”, afirmou Lula ressaltando que “está sendo apurado” e que “vai se transformar numa denúncia”.

“Estamos fazendo um milagre. Pegamos esse país semidestruído de políticas públicas e já recuperamos praticamente todas de inclusão social que tinha dado certo no Brasil”, completou Lula. Ele afirmou, ainda, que conseguiu “debelar o golpe de 8 de janeiro”, que pessoas estão sendo condenadas e que “cada um que tiver culpa vai ser condenado”.

E ressaltou, ainda, que vem trabalhando para fortalecer o processo democrático ao melhorar a relação com os poderes Judiciário e Legislativo – sem mencionar as negociações que vem fazendo para conseguir estabelecer uma coalizão no Congresso, entregando cargos na Esplanada e empresas públicas a partidos do Centrão em troca de votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]