• Carregando...
A advogada Carol Proner, esposa de Chico Buarque, nomeada por Lula para a Comissão de Ética Pública da Presidência.
A advogada Carol Proner, esposa de Chico Buarque, nomeada por Lula para a Comissão de Ética Pública da Presidência.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a advogada Carol Proner, mulher do músico Chico Buarque, para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A nomeação foi publicada neste sábado (23) em edição extra do Diário Oficial da União.

Proner terá mandato de três anos na Comissão, órgão consultivo do presidente que visa assegurar que autoridades públicas federais respeitem o Código de Conduta da Alta Administração Federal.

As penas impostas pela Comissão vão de advertência e censura à indicação de exoneração ou de investigação de transgressão disciplinar pela Controladoria Geral da União (CGU). Os trabalhos da Comissão são considerados “prestação de relevante serviço público” e não são remunerados.

Proner, de 49 anos, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrou a equipe de transição para o governo Lula no grupo técnico dedicado à Justiça e Segurança Pública.

Casada com Chico Buarque desde 2021, Proner também faz parte do Prerrogativas, um grupo de advogados lulistas criado em 2015 que ficou conhecido por posições contrárias à força-tarefa da Lava Jato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]