• Carregando...
Lula
Lula disse a Olah Scholz que quer “entregar” ao mundo desmatamento zero da floresta amazônica em 2030.| Foto: Ricardo Stuckert/Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou nesta segunda (4) que pode ter planos de continuar na presidência da República até 2030, o que pode confirmar a intenção de se candidatar à reeleição em 2026. A afirmação foi dada durante uma coletiva de imprensa junto do primeiro-ministro alemão Olaf Scholz, em Berlim, com quem se reuniu pela manhã para tratar de negócios bilaterais e o avanço do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

A declaração segue em linha com o que o PT já havia divulgado na resolução do partido para as eleições municipais de 2024, em agosto, de que será um “momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do Governo Lula em 2026”.

A intenção de Lula em disputar a reeleição foi dada no momento em que comentava com Scholz as políticas ambientais que vem implementando no Brasil, como o de zerar o desmatamento ilegal da floresta amazônica até 2030.

“No Brasil, no meu governo, em 2030 eu quero entregar ao mundo desmatamento zero na Amazônia para que as pessoas saibam que é possível a gente cuidar do planeta que nos dá vida, água, comida”, disse.

Lula sempre evitou comentar se pretendia disputar a reeleição em 2026, mas nunca negou a intenção. No começo do ano, em meados de fevereiro, ele sinalizou essa possibilidade, afirmando que “se chegar no momento, sabe, e estiver uma situação delicada e eu estiver com saúde, porque também só posso ser candidato se eu estiver com a saúde perfeita, sabe?”

“Mas, saúde perfeita com oitenta e pouco, 81 de idade, energia de 40 e tesão de 30. Pronto, aí eu posso [concorrer à reeleição]”, completou.

As falas não tão claras, mas também sem negar, contrastam com o que declarou ao longo de toda a campanha eleitoral de 2022, em que não concorreria à reeleição em 2026. “Eu não vou ser um presidente da República que está pensando na sua reeleição. Eu vou ser o presidente que vou estar pensando em governar este país por quatro anos e deixá-lo tinindo para que o povo brasileiro recupere definitivamente o bem-estar social, a alegria, o prazer de viver, o prazer de ser baiano, o prazer de ser brasileiro”, disse em julho do ano passado à rádio Metrópole, da Bahia.

Em outra entrevista no mesmo mês ao UOL, Lula afirmou que não concorreria em 2026 por conta da idade avançada que terá – 81 anos – e que antes já não pretendia sequer disputar o terceiro mandato no ano passado.

Além da declaração sobre o de “entregar” o desmatamento zero ilegal da floresta amazônica, Lula afirmou que pretende convencer pelo cansaço o presidente francês Emmanuel Macron a aceitar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, e criticou a Organização das Nações Unidas (ONU) por não conseguir chegar a uma solução para resolver os conflitos em curso no mundo e implantar as medidas de combate às mudanças climáticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]