Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonema sigiloso

Lula teve conversa secreta com Maduro sobre ação dos EUA no Caribe

Lula teve conversa secreta com Maduro sobre ação dos EUA no Caribe
Lula teve conversa secreta por telefone com Maduro na mesma semana em que falou com Trump. (Foto: EFE/André Borges)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, de forma sigilosa, com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, na semana passada. Os dois trataram sobre o aumento da tensão na região com a escalada das ações militares dos Estados Unidos. O petista falou com o presidente americano, Donald Trump, na mesma semana.

O Palácio do Planalto emitiu uma nota oficial sobre o contato com Trump, mas não divulgou a ligação para Maduro. A informação foi revelada pelo blog de Janaína Figueiredo, no jornal O Globo. O chefe do Executivo não conversava com Maduro desde a eleição venezuelana, na qual o ditador foi acusado de fraude.

Segundo a reportagem, está foi a primeira conversa “amistosa” entre os dois em muito tempo. O objetivo da conversa seria retomar o diálogo com o regime chavista. Lula teria demonstrado preocupação com o avanço militar dos EUA e reforçado que está disposto a ajudar a desescalar a situação.

VEJA TAMBÉM:

Trump anunciou nesta quarta-feira (10) que seu país interceptou e confiscou um petroleiro na costa da Venezuela. Um dia antes, o republicano disse, em entrevista ao portal americano Politico, que os dias no poder do ditador "estão contados" e não descartou uma possível invasão terrestre.

Durante uma manifestação em Caracas, Maduro exigiu dos EUA "o fim do intervencionismo ilegal e brutal". "Da Venezuela exigimos: chega de políticas de mudança de regime, de golpes de Estado e de invasões no mundo", disse o líder chavista nesta quarta.

Além disso, o regime chavista cobrou "apoio" de Brasil, México e Colômbia diante da pressão militar dos EUA, que mantêm neste momento uma mobilização aeronaval no mar do Caribe, próximo da costa venezuelana. (Com Agência EFE)

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.