• Carregando...
suspeição de Moro Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o segundo turno em todos cenários apresentados pela pesquisa Ipespe.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança e venceria o segundo turno das eleições de 2022 em todos os cenários apresentados pela pesquisa Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (3), pelo portal UOL. Lula ganharia o segundo turno na disputa com o presidente Jair Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), o ex-juiz Sergio Moro, e os governadores João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB). O levantamento mostra que o petista também lidera nos cenários apresentados para o primeiro turno.

Primeiro turno - estimulada

No primeiro turno, Lula lidera os dois cenários apresentados na pesquisa estimulada, ou seja, quando o entrevistador apresenta o nome dos possíveis candidatos à presidência da República aos entrevistados.

Cenário 1

Lula - 42% 
Jair Bolsonaro - 28% 
Ciro Gomes - 11% 
João Doria - 4% 
Luiz Henrique Mandetta - 3% 
Rodrigo Pacheco - 2% 
Brancos, nulos e abstenções - 8% 
Não sabem/não opinaram - 2%

Cenário 2

Lula - 41% 
Jair Bolsonaro - 25% 
Ciro Gomes - 9% 
Sergio Moro - 8% 
Luiz Henrique Mandetta - 3% 
Datena - 3% 
Eduardo Leite - 3% 
Rodrigo Pacheco - 2% 
Simone Tebet - 1% 
Alessandro Vieira - 0 
Brancos, nulos e abstenções - 3% 
Não sabem/não opinaram - 2%

Primeiro turno - espontânea

A pesquisa espontânea mostra os nomes mais lembrados pelos entrevistados, ou seja, os nomes dos possíveis candidatos não foram citados pelo entrevistador.

Lula - 31% 
Jair Bolsonaro - 24% 
Ciro Gomes - 3% 
Sergio Moro - 2% 
João Doria - 1% 
Luiz Henrique Mandetta - 1% 
Eduardo Leite - 0 
Datena - 0 
Brancos, nulos e abstenções - 8% 
Não sabem/não opinaram - 30%

Segundo turno

Lula - 50%
Jair Bolsonaro - 32%

Lula - 52%
Sergio Moro - 34%

Lula - 49%
Ciro Gomes - 29%

Lula - 51%
João Doria - 23%

Lula - 50%
Eduardo Leite - 22%

Jair Bolsonaro - 34%
Ciro Gomes - 44%

Jair Bolsonaro - 35% 
João Doria - 40%

Jair Bolsonaro - 34% 
Eduardo Leite - 37%

Metodologia

O Ipespe entrevistou 1.000 pessoas, entre os dias 25 e 28 de outubro, por telefone. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% ocorrem devido ao arredondamento ou por múltiplas alternativas de resposta.  A pesquisa Ipespe é encomendada pela XP, mas empresa não assina mais os levantamentos desde o mês passado.

Nota do editor

A Gazeta do Povo publica todas as pesquisas de intenção de voto para presidente realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população, e não são uma previsão do resultado das eleições.

Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais. Saiba mais aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]