• Carregando...
manifestacao-amazonia-curitiba
Manifestação em Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Atos em defesa do meio ambiente e da Amazônia, que há dias sofre intensas queimadas em várias regiões, ocorrem em dezenas de cidades no Brasil e no mundo, nesta sexta-feira (23).

Brasília

O site G1 relata que manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e que todas as seis faixas do Eixo Monumental foram bloqueadas por volta das 18h. Os manifestantes são servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), membros do Greenpeace e outros grupos ambientalistas. Além de defender a Amazônia, o grupo protestou contra o governo federal e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Curitiba

Protesto em defesa da Amazônia em Curitiba. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.
Protesto em defesa da Amazônia em Curitiba. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

O ato em defesa da Amazônia reuniu centenas de pessoas na Praça do Homem Nu, no Centro de Curitiba, no fim da tarde. Representantes de tribos indígenas paranaenses também participaram da manifestação. Eles falaram sobre a importância da preservação do meio ambiente, principalmente da Amazônia. A caminhada percorreu ruas importantes da região central da capital do Paraná e ocorreu de forma pacífica.

Rio

De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, um grupo de manifestantes ocupa cerca de um terço da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, às 18h40 desta sexta-feira (23), em ato para denunciar a destruição da Amazônia e do meio ambiente brasileiro. Líderes de grupos de defesa do meio ambiente discursam, e entre cada fala os ativistas fazem coros contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Também foi realizado um minuto de silêncio em protesto contra a política ambiental do governo federal. Às 18h45 o grupo se organizava para sair da Cinelândia em caminhada rumo à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gestor do Fundo Amazônia.

São Paulo

Em São Paulo, centenas de pessoas se reúnem em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, de acordo com o jornal Estado de S. Paulo. Com gritos de ordem contra Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, eles ocuparam a avenida no sentido Consolação por volta das 18h30. O grupo foi cercado por policiais militares.

Eles pedem a saída do ministro Salles do cargo, e do próprio presidente. "Fora Salles" e "Bolsonaro sai, a Amazônia fica" são alguns dos coros que dão o tom da manifestação, que reúne desde estudantes secundárias a empresários e representantes de ONGs.

Entre os gritos de ordem, os participantes pediam a renúncia do presidente Jair Bolsonaro, chamado por eles de "o capitão da motossera". A marcha já se desloca e deve seguir a Rua da Consolação até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na capital paulista, em Cerqueira César, zona sul. Nas páginas do Facebook, as convocações pediam para que os participassem vestissem verde ou preto e que não entoassem orientações partidárias.

Mundo

Atos em defesa da Amazônia foram realizados ao longo desta sexta (23) também em várias cidades europeias, de acordo com a Globonews. Manifestantes desceram às ruas em Londres, onde protestaram em frente à embaixada brasileira. Em Paris, um grupo de centenas de brasileiros e franceses também deram as mãos em frente à embaixada do Brasil.

Atos foram registrados também nas praças de Berlim, Lisboa, Madrid, Barcelona, Amsterdã, Dublin e Berna, na Suíça. Uma manifestação ocorreu ainda em Mumbai, na Índia, e em Santiago, capital do Chile.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]