• Carregando...
Baleia Rossi
Deputado Baleia Rossi diz que MDB ainda não decidiu se vai apoiar Lula na campanha à reeleição em 2026 ou lançar candidato próprio.| Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, sinalizou que o partido ainda não decidiu se vai ou não caminhar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha à reeleição em 2026. O posicionamento é semelhante ao apontado durante a convenção que o reconduziu ao comando do partido em outubro do ano passado.

Rossi foi o responsável por articular o apoio do MDB a Lula na eleição presidencial de 2022 em troca de ministérios no governo, como o Planejamento para Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial daquele ano. Tanto que diversas propostas de governo dela foram abraçadas pelo petista, como a bolsa ensino médio e as políticas de equidade salarial entre homens e mulheres.

“Nós temos lideranças em ascensão em praticamente todos os estados, além das figuras que estão se destacando nacionalmente, como o Helder [Barbalho], a Simone e o Renan Filho. Para termos qualquer pretensão futura, é preciso ter uma eleição municipal forte. Agora, o foco do partido é 2024”, disse em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta terça (23).

Baleia Rossi se referiu ao governador do Pará, Helder Barbalho, e ao ministro Renan Filho, dos Transportes. O paraense, em especial, se tornou um dos políticos mais prestigiados por Lula ao longo do último ano não apenas por governar um estado estratégico nas políticas ambientais, mas por ser muito influente no partido.

O cacique emedebista salientou que conseguiu emplacar “três dos melhores ministros”, o que “dá uma condição de colaborar com a agenda do país”. Além de Simone e Renan Filho, o partido está no governo com Jader Filho no Ministério das Cidades.

“Se olharmos para as pautas prioritárias do governo, muitas foram encampadas pelo MDB, como a reforma tributária, que é de minha autoria e relatoria do senador Eduardo Braga”, pontuou.

A necessidade de fazer um bom desempenho nas eleições municipais de 2024 é um reflexo da queda de 25% na representatividade de prefeituras que teve em 2020 na comparação com o pleito de 2016.

Baleia Rossi também mostrou descontentamento com a participação de Lula na articulação para a eleição municipal de São Paulo, em que cortou o caminho e retirou Marta Suplicy do emedebista Ricardo Nunes para colocá-la como vice de Guilherme Boulos (PSOL). “Ele [Lula] poderia ter agido de maneira diferente, sim. Mas a gente tem que respeitar, é a eleição mais importante do Brasil”, afirmou.

“Eleição municipal é momento de se discutir as questões do município. O nosso candidato a prefeito de São Paulo é o Ricardo Nunes, um ‘radical de centro’, que aos 16 anos se filiou ao MDB e sempre militou no MDB. Estamos buscando o apoio de todos aqueles que acham que o Boulos vai ser um desastre para São Paulo”, completou.

O deputado Baleia Rossi foi reconduzido à presidência do MDB com 445 votos favoráveis e apenas três contra. “Exatamente por isso precisamos nos preparar para os novos desafios, para a eleição do ano que vem. Só vamos ter sucesso se estivermos unidos e com o objetivo de fazer mais e melhor”, disse quando foi reeleito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]