i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Forças Armadas

Entrega de medalhas militares a juízes e políticos causa desconforto nos quartéis

  • 15/07/2020 18:59
Ministro Marcelo Álvaro Antônio recebe a Ordem do Mérito Naval da Marinha: medalhas militares são usadas para homenagear políticos e juízes.
Ministro Marcelo Álvaro Antônio recebe a Ordem do Mérito Naval da Marinha: medalhas militares são usadas para homenagear políticos e juízes.| Foto: Roberto Castro/MTur

O presidente Jair Bolsonaro determinou, em 9 de junho, a concessão de medalhas da Ordem do Mérito da Defesa ao governador de Rondônia, Marcos Rocha (sem partido), e a cinco deputados federais. Poucos dias antes, em 28 de maio, Bolsonaro havia premiado com a Ordem do Mérito Naval o procurador-geral da República, Augusto Aras, e três ministros de seu governo, além de três senadores e três deputados federais. Entre os parlamentares agraciados estão o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), e o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), conhecido como "Hélio Negão", amigo de Bolsonaro.

As duas premiações concedidas pelo chefe do Executivo figuram entre as principais honrarias do universo militar brasileiro. Podem ser destinadas tanto pelo presidente da República quanto pelo ministro da Defesa. Ao longo de 2020, a Ordem do Mérito da Defesa e a Ordem do Mérito Naval foram oficializadas a uma gama variada de personalidades, que incluiu políticos de diferentes esferas, juízes, artistas, empresários e até o delegado Alexandre Ramagem, chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e um dos pivôs da queda do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro. Nem todos ainda receberam efetivamente as medalhas; as solenidades de entrega não seguiram o rito de anos anteriores, por causa da pandemia de coronavírus.

As legislações que regulamentam as honrarias determinam que as medalhas devem ser entregues "àqueles que tenham prestado serviços relevantes ao Ministério da Defesa, às Forças Armadas do Brasil, em sua totalidade, ou a uma Força Singular, com reflexos positivos nas outras Forças", no caso da Ordem do Mérito da Defesa, e a "personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha", para a Ordem do Mérito Naval.

Apesar das especificações previstas em lei, o Ministério da Defesa, responsável pela gestão das premiações, não é transparente em relação aos critérios utilizados para a concessão das honrarias. A Gazeta do Povo questionou a pasta sobre os "serviços relevantes" prestados por parte dos homenageados em 2020 e não recebeu uma resposta específica.

"As medalhas representam uma antiga tradição militar, uma forma de homenagear àqueles que se destacaram. Sempre constituíram, na carreira militar, uma forma muito importante de motivação e reconhecimento. Hoje, estão presentes nas Forças Armadas da maior parte dos países. No Brasil, as Forças possuem um conjunto de medalhas e condecorações, com as quais, além de homenagear seus integrantes que se destacaram ao longo de suas respectivas carreiras, buscam também homenagear personalidades e instituições que desempenharam serviços relevantes para as respectivas forças", diz nota enviada pela assessoria do Ministério.

A Defesa também não respondeu os questionamentos sobre as despesas relacionadas à premiação. "Os custos com tais medalhas são absorvidos dentro dos próprios orçamentos das Forças", afirma.

A falta de critérios para a concessão das medalhas motivou o site da revista Sociedade Militar, especializado em notícias sobre as Forças Armadas, a entrar com um pedido de esclarecimentos junto ao Ministério por meio da Lei de Acesso à Informação e a denunciar o caso na Controladoria-Geral da União. A pasta não passou as informações, sob a alegação de que precisaria respeitar a privacidade dos homenageados.

Situação cria desequilíbrio, diz advogado que atende militares

A entrega de honrarias a personalidades com vínculos pequenos — ou desconhecidos — com o universo militar é contestada por integrantes das Forças Armadas que não pertencem às cúpulas das corporações. Eles identificam um desprestígio das instituições aos militares de carreira e uma valorização a detentores de cargos públicos.

O advogado Claudio Lino, especializado em assuntos militares, avalia que a situação cria uma "certa dificuldade" para quem aciona as Forças Armadas na Justiça. "Os desembargadores recebem homenagens, dão aulas em quartéis, são convidados para jantares… cria-se então um cenário de falta de paridade de armas para os advogados", afirma.

Lino, que é diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Análise de Legislações Militares (Ibalm), defende alterações nas leis que regulam a concessão de medalhas como a Ordem do Mérito da Defesa e a Ordem do Mérito Naval.

"É algo que viola o princípio da moralidade, e é também contrário ao patrimônio. O que explica um juiz federal receber uma medalha da Marinha? O critério da lei é ter 'serviços prestados' a favor da Força. Então no caso dele o 'serviço prestado' é ter julgado a favor da Força? Acontece um 'você julga a favor da Força, e eu vou te dar uma medalha'? Não tem explicação palpável para isso", critica.

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva, do Tribunal de Justiça da Bahia, e o advogado André Luís Godinho, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estão entre as autoridades que foram contempladas com as honrarias militares em 2020. Saraiva foi agraciado com a Ordem do Mérito da Defesa e Godinho com a Ordem do Mérito Naval. A Gazeta do Povo os procurou para falar sobre as premiações, e ambos responderam que os critérios para escolha dos prêmios são do Ministério da Defesa.

A reportagem também consultou as assessorias dos dois atuais ministros do governo Bolsonaro que foram contemplados com a Ordem do Mérito Naval em 2020, Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, e Jorge Francisco, da Secretaria-Geral (o terceiro premiado foi Abraham Weintraub, que não é mais o titular da Educação). Novamente, a resposta recebida foi de que a decisão do prêmio compete ao Ministério da Defesa.

Antônio recebeu a medalha em seu gabinete no dia 9 de julho. Ele registrou o fato em suas redes sociais: "Muito honrado por receber a medalha de Ordem do Mérito Naval no grau Grande Oficial da Marinha, uma honraria oferecida a ministros de Estado".

A citação ao prêmio foi a primeira menção à Marinha ou ao termo "Naval" feita pelo ministro em seu perfil no Twitter, que está ativo desde 2011. Antônio é deputado federal licenciado, e está em seu segundo mandato, representando o estado de Minas Gerais. No primeiro, não apresentou propostas relacionadas a questões da Marinha e nem integrou comissões que abordam temas ligados às Forças Armadas, como a de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Em 2019, Aeronáutica homenageou Rodrigo Maia e Sergio Moro

A Aeronáutica concede a Ordem do Mérito Aeronáutico. No ano passado, essa honraria também foi destinada a um número expressivo de políticos. Decreto assinado pelo presidente Bolsonaro em 20 de setembro determinou a entrega da honraria ao então ministro Sergio Moro, aos ministros Jorge Francisco (Secretaria-Geral), Paulo Guedes (Economia) e Damares Alves (Direitos Humanos), ao governador Romeu Zema (Novo-MG) e a sete senadores e seis deputados federais — entre eles, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, que recentemente concedeu a prisão domiciliar ao ex-policial Fabrício Queiroz e passou a ser cotado para o Supremo Tribunal Federal (STF), também foi um dos contemplados.

A entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico a ministros e políticos também motivou críticas por parte dos militares que não pertencem à cúpula das Forças Armadas. As normas da Aeronáutica, entretanto, são distintas das que regulamentam a Ordem do Mérito Naval e a Ordem do Mérito da Defesa.

O decreto da Ordem do Mérito Aeronáutico diz que o prêmio pode ser entregue a quem contribuiu com a Aeronáutica e também a personalidades que "se hajam distinguido no exercício de sua profissão".

Políticos que receberam medalhas militares em 2020

Ordem do Mérito da Defesa

  • Bia Kicis (deputada federal, PSL-DF)
  • Henrique Carballal (vereador de Salvador, PDT)
  • Felipe Francischini (deputado federal, PSL-PR)
  • José Priante (deputado federal, MDB-PA)
  • Marcelo Nilo (deputado federal, PSB-BA)
  • Marcos Rocha (governador de Rondônia, sem partido)
  • Vinícius Carvalho (deputado federal, Republicanos-SP)

Ordem do Mérito Naval

  • Abraham Weintraub (ex-ministro da Educação)
  • Coronel Armando (deputado federal, PSL-SC)
  • Eduardo Gomes (senador, MDB-TO)
  • Hélio Lopes (deputado federal, PSL-RJ)
  • Irajá Silvestre (senador, PSD-TO)
  • Jorge Francisco (ministro da Secretaria-Geral)
  • Luiz Philippe de Orleans e Bragança (deputado federal, PSL-SP)
  • Marcelo Álvaro Antônio (ministro do Turismo e deputado federal licenciado pelo PSL-MG)
  • Plínio Valério (senador, PSDB-AM)
  • Professor Joziel (deputado federal, PSL-RJ)
42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 0 minutos

    A Ordem do Mérito da Defesa é uma condecoração criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002,[1][2] e tem por finalidade premiar as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se houverem distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes. O que estes políticos fizeram para ganhar esta honraria , talvez a Secretaria de Comunicação do Executivo possa explicar....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      ROGERIO SOARES

      ± 4 horas

      Pior do que distribuir estas medalhas para qualquer um, é a desmoralização deste ato cerimonial, atingindo quem as recebeu pelo devido mérito e reconhecimento devidos! Igualaram assim o "Trigo" ao "Joio"!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Carlos Henrique de Oliveira

        ± 17 horas

        Acho um equívoco da parte do responsável por conceder tais medalhas, pois medalhas têm que ter relação com serviços prestados a força, pois só quem serve a força sabe o que é abdicar de sua vida em prol da força. Diversas vezes vc abdica do seu lazer, final de semana em prol de preparar uma instrução ou uma missão que vc recebeu para cumprir, mais infelizmente nós que passamos 30 anos e até mais dentro da força sabemos o motivo que são o fato de se conceder essas medalhas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          PastorRosevaldo

          ± 20 horas

          Do jeito que a coisa anda, até o Mutley, cão parceiro do Dick Vigarista, vai querer a sua... "medalha, medalha, medalha..." hehe

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zé Bochecha

            ± 1 dias

            Virou medalha de chiclete.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Flavio Teixeira

              ± 1 dias

              Se alguém merece alguma medalha nessa m***a de lugar, é o povo que paga os impostos escorchantes e sustenta essa bo**a de gente.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                ± 1 dias

                Já que o meu primeiro comentário foi defenestrado, vou fazer outro usando outros termos que a Gazeta, puritana que é, poderá aceitar. ESSA HONRARIA VIROU UMA PROSTITUIÇÃO.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  ANTONIO FARIAS FILHO

                  ± 1 dias

                  Interessante q não falam q no passado, foram agraciados comunistas, entre tantos, José Dirceu, pior ainda, o ministro da Defesa era o ALDO RIBEIRO do PDdoB

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • F

                    Freitas

                    ± 1 dias

                    Se no passado, fizeram essas cahgadas, não se justifica copiar cahgadas. Entendeu?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  A.C.T.

                  ± 1 dias

                  Não adianta chorar, comunista não vão receber medalha alguma talquei?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    LAEL DENIS ESTIVAL DA SILVA

                    ± 1 dias

                    Eu também quero uma

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Sr. Walker

                      ± 1 dias

                      A cada dia que passa o circo fica maior e tem mais palhaçadas apresentadas. E é só o começo. Como diria o psicopata: "Ainda não está como queremos." Meu Senhor

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        FB

                        ± 1 dias

                        Por essa samba nojento do crioulo doido que honraria Brasileira não vale o metal que é produzida. Uma vergonha, um país que arrasta na lama as próprias tradições.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Leonardo David

                          ± 1 dias

                          Impossível não pensar em Dick Vigarista, Muttley e a Esquadrilha Abutre no desenho Máquinas Voadoras, com a patética caçada ao pombo. Aliás, acho que as semelhanças com o desenho vão muito além da entrega desenfreada de medalhas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Renato Fonseca do Amaral

                            ± 1 dias

                            No meu ambiente de trabalho, em você fazendo tudo certinho, com louvor, a instituição manifesta-se com um " não fez mais que sua obrigação". Parece chocante,mas é a realidade.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              ALMJ

                              ± 1 dias

                              Virou bagunça, todo mundo tem. Também quero uma!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marise Casaccia Soares

                                ± 1 dias

                                Quem sabe o pessoal do contra se preocupa com o que NÃO deixam o Presidente fazer (STF, Congresso, mídia), ao invés de cuidar até de um espirro que ele dá. Se poupem de passar vergonha e pensem no Brasil. Perderam as eleições e não se conforma!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  AMAURI

                                  ± 1 dias

                                  Esse é o jeito Bozo de se aparecer. Arrogância, soberba e ganância acima de tudo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • K

                                    Klin

                                    ± 1 dias

                                    É puxasaquismo mesmo! O Cordão aumenta a cada dia!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CSG

                                      ± 1 dias

                                      Sim , mas essa é uma prática antiga dos Bolsonaros, eles já deram medalhas para tudo quanto é miliciano do Rio

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Freitas

                                        ± 1 dias

                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • A

                                          Afonso Celso Frega Beraldi

                                          ± 1 dias

                                          Sem duvida. E político nenhum deveria receber qualquer honraria das FFAA. Não passam de párias que apenas consomem recursos escassos do erário, alem do que, alguns, sao contumazes corruptos.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • V

                                        Vinicius Neves

                                        ± 1 dias

                                        Cara, apesar de ser apoiador de Bolsonaro, no geral, acredito que esse tipo de ação é um grande deserviço para o país. Não importa que outro governos já tenham feito o mesmo. Não era para esse governo ser diferenciado? Que palhaçada é essa? Nem juíz nem político deveria receber honraria nenhuma. Se eu fosse qualquer um desses negaria tal honraria, por mais que a quisesse. Político e juiz são funcionários do povo, são cargos públicos. Além de já sabermos que no geral eles não merecem honrarias militares de nenhuma espécie - a não ser que tenham ido pra guerra, para missão de paz, qualquer coisa dessas - e olhe lá. Porque muitos outros que já foram nunca receberam isso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          LUCAS WAHL DA SILVA

                                          ± 1 dias

                                          Em uma guerra seriam os primeiros a correr

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Miguel Bersano

                                            ± 1 dias

                                            faz alguns anos, creio que lá por 2011/2012, um amigo meu, um amigo meu, veterano instrutor de aeroclube e um dos decanos da aviação civil brasileira, foi agraciado com a Medalha do Mérito Aeronáutico (creio ser este o nome). Na cerimônia de entrega, estranhei que várias personalidades da Justiça e da política paulista também estavam sendo agraciadas... A prática parece ser antiga, então... Mas para o Bolsonaro não vale o que valeu para todo mundo que vem antes. Ele é mesmo o Lobo Mau...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • L

                                              Leonardo David

                                              ± 1 dias

                                              Rubens Farias: Releia a matéria!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Rubens Farias

                                              ± 1 dias

                                              Quem está incomodando são as forças armadas o que o Bolsonaro tem haver com isso

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • W

                                            Wendell

                                            ± 1 dias

                                            Até entrega de medalhas militares virou mimimi da imprensa! Que falta de que noticiar! Bora trabalhar moçada...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              SantoHomem!

                                              ± 1 dias

                                              O governo virou um puxadinho de clube militar. Não sabem nada e vivem de saudosismo; se pudessem os agraciados que perambulam nos palácios do governo voltaria para 1964.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                SantoHomem!

                                                ± 1 dias

                                                Embusteiros! Nos quarteis falta a tampa do vaso sanitário, papel higiênico para se limpar, as torneiras vazam e a caixa da água transborda. Aí vão ganhar medalha, como se fosse coleção de selo. É uma vergonha! Falta a muitos do judiciário e militares maior sentimento republicano. Vivem sim, um rastro de ranso do imperialismo português, que vivia de pose e estupidez.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Cético

                                                  ± 1 dias

                                                  Adereço de uma inutilidade gritante.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Felício Turrão

                                                    ± 1 dias

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • S

                                                      STF

                                                      ± 1 dias

                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • S

                                                        SantoHomem!

                                                        ± 1 dias

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • Z

                                                      Zyss

                                                      ± 1 dias

                                                      Funcionário público premiar funcionário público (ambos não produzem nada) é o cupulo do absurdo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        JOSÉ IVALDO

                                                        ± 1 dias

                                                        Que piada esse país. Esse Bolsonaro viu... é um brincante

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • M

                                                          Mitinho

                                                          ± 1 dias

                                                          Certamente a quadrilha que o antecedeu- lulla e anta - não fez pior......

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • N

                                                        Neanderthal

                                                        ± 1 dias

                                                        Me lembrou do Mogli do desenho corrida maluca : Medalha! Medalha! Medalha!!!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • N

                                                          Neanderthal

                                                          ± 1 dias

                                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Erison

                                                            ± 1 dias

                                                            Qual serviço RELEVANTE o hélio negão prestou ao país, além de ficar sempre atrás do presidente na fotografia? Esse bolsonauro repete as idiotices dos piores governos que já passaram...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              CESAR CAVALLI SABBAGA

                                                              ± 1 dias

                                                              Que ninguém se ofenda quando algum estrangeiro classificar o Brasil como uma República de Bananas.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                Mauricio Nadolny

                                                                ± 1 dias

                                                                Que absurdo! Entregar medalhas a políticos e juízes desmerece qualquer premiação. E esse ministro turista, nem sobrenome tem e recebe uma honraria naval?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                Fim dos comentários.