i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
General interino

Como a crise causada por Gilmar Mendes pode acelerar a “queda” do ministro da Saúde

  • Brasília
  • 15/07/2020 12:33
  • Atualizado em 15/07/2020 às 17:22
Eduardo Pazuello
O general Eduardo Pazuello, ministro interinoda Saúde| Foto: Ministério da Defesa

A crise gerada pela crítica ao Exército feita pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode acelerar a substituição do general Eduardo Pazuello, que comanda interinamente o Ministério da Saúde. Pazuello está na função desde que Nelson Teich – segundo ministro da Saúde a deixar o governo em meio à pandemia de coronavírus – pediu demissão, há exatamente dois meses.

A pressão pela substituição de Pazuello parte principalmente das Forças Armadas, que não querem ser associadas à política de enfrentamento da pandemia tampouco serem responsabilizadas pelas mortes – justamente a crítica verbalizada por Mendes. O Brasil se aproxima dos 2 milhões de casos confirmados de coronavírus, com quase 75 mil mortos.

Uma das alternativas cogitadas por militares de alta patente seria Pazuello ir para a reserva, o que blindaria a corporação de uma associação mais forte com o enfrentamento do coronavírus.

Mas Pazuello não parece disposto a ir para a reserva para continuar à frente do Ministério da Saúde. Ele tem dito que quer voltar ao comando da 12.ª Região Militar, no Amazonas, após deixar o ministério. Nesse caso, as Forças Armadas não veem outra alternativa a não ser a substituição de Pazuello. Por isso, há uma pressão para que o presidente Jair Bolsonaro escolha outro nome para a Saúde – o quanto antes.

Atualmente, além de Pazuello, há 20 militares em postos-chave do Ministério da Saúde, que substituem nomes técnicos que ocupavam as funções – 14 dos militares são da ativa.

Desde que assumiu o comando interino da Saúde, Pazuello concordou em mudar o protocolo de tratamento da covid-19 para permitir o uso da hidroxicloroquina – uma demanda de Bolsonaro que causou atritos e levou à demissão dos dois ministros da Saúde anteriores a Pazuello, que eram médicos. O militar também tentou mudar a metodologia e a forma de apresentação dos números nacionais da pandemia, mas teve que recuar depois de uma decisão do STF.

Críticas de Gilmar Mendes

No sábado (11), Gilmar Mendes criticou a atuação do Ministério da Saúde durante a pandemia de coronavírus no Brasil e disse que o Exército, que controla a pasta, está “se associando a um genocídio” no Brasil.

O Ministério da Defesa reagiu e pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma investigação contra o ministro do Supremo. A pasta usa como argumentos artigos da Lei de Segurança Nacional e do Código Penal Militar.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a reação dos militares foi provocada pelo medo de serem alvo de uma investigação por genocídio de povos indígenas que poderia vir a ser realizada sob o argumento de que houve inação do governo federal diante da pandemia. Segundo o jornal, um general da ativa afirma que a declaração de Gilmar Mendes poderia levar um procurador ou um tribunal internacional a instaurar um procedimento para apurar o suposto genocídio.

Substituição de Pazuello deve ser acelerada

Na terça-feira (14), o vice-presidente Hamilton Mourão, um general da reserva, disse em entrevista à Globo News que "tudo indica" que Pazuello será substituído em um “momento próximo”.

O vice-presidente comentou a situação de outro militar no governo, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, que pediu para passar para a reserva no início de julho. "Ele [Ramos] compreendeu que o ciclo dele dentro da Força havia se esgotado e que era o momento de ele passar para a reserva, que para nós, que fomos soldados a vida de inteira, é um momento doloroso. Já o caso do Pazuello é diferente, ele é interino. Está há dois meses no cargo. Tudo indica que, em um momento próximo, o presidente vai substituí-lo", declarou Mourão à Globo News.

Na mesma entrevista, Mourão destacou a tentativa de não misturar a imagem do governo com a das Forças Armadas e disse que "política dentro de quartel não é algo que seja saudável".

"Não queremos trazer as Forças, efetivamente, para dentro do governo. Nós não queremos a política indo para dentro dos quartéis e a discussão 'eu apoio o presidente', 'eu sou contra o presidente', independentemente de ele ser um militar, um antigo militar ou não", disse Mourão.

Insatisfação com situação de Pazuello é anterior ao caso do "genocídio"

A crise gerada pela fala de Gilmar Mendes deve acelerar a mudança no Ministério da Saúde, mas a insatisfação das Forças Armadas com a situação de Pazuello é anterior ao episódio envolvendo o ministro do STF. Os militares temem ser associados ao fracasso no combate à pandemia — desde que Pazuello assumiu o posto como interino, o número de óbitos explodiu, passando de 15 mil para quase 75 mil em dois meses.

Os militares pressionam para que Bolsonaro comece a avaliar candidatos para o Ministério da Saúde assim que acabar seu período de quarentena – o presidente foi diagnosticado com coronavírus recentemente e cumpre o período de isolamento. Mas Bolsonaro aparentemente resiste à ideia.

Pelas redes sociais, ele saiu em defesa do ministro interino da Saúde, nesta quarta-feira (15). Bolsonaro fez uma lista de ações de Pazuello nos últimos anos e o chamou de "predestinado". Entre os feitos, Bolsonaro destaca "40 anos de experiência em logística", participação na "gestão da Logística nas Olimpíadas Rio 2016" e atuação na Operação Acolhida na fronteira com a Venezuela. Por fim, Bolsonaro diz que Pazuello "levou apenas 15 militares para pasta" e que "sempre está no lugar certo para melhor servir a sua Pátria".

Em um gesto para apaziguar os ânimos, o jornal O Estado de São Paulo informa que o ministro Gilmar Mendes telefonou para o ministro interino da Saúde na terça-feira (14). Na ligação, Pazuello disse que colocava à disposição todas as informações do enfrentamento da pandemia para que o magistrado pudesse formar uma“opinião correta” sobre a situação do país.

O contato partiu de Mendes por meio da ligação de sua secretária. No momento, Pazuello estava em uma reunião e, por fim, retornou o telefonema. A conversa foi descrita por ambos, segundo seus interlocutores, como “cordial” e “institucional”. Não houve, porém, pedido de desculpas ou menção às suas declarações por parte do magistrado.

Participe da nossa enquete

Como está a incidência do coronavírus no Brasil

40 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 40 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    A.R.ALVES

    ± 8 minutos

    Como sempre o beiçola perde mais uma maravilhosa oportunidade de manter a latrina fechada!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      André Borges Uliano

      ± 2 dias

      A alteração do protocolo feira pelo atual ministro foi excelente e as pesquisas cada vez mais mostram seu acerto. Mencionar a reportagem cretina do Estadão é ridículo. Eles colocaram aquilo ali para ver se plantavam uma profecia "autorrealizável". Tem de ver a responsabilidade dos governos das demais esferas, com muitos casos de desvio e aposta na política de isolamento que falhou em vários países e não conta com evidência empíricas favoráveis. Tem de ver também a responsabilidade do STF que enfraqueceu o Executivo Federal desarticulando a resposta estatal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Pedro tenvia

        ± 2 dias

        Aqui no Brasil, não sei de nenhuma pesquisa, para saber em quais circunstancias morreram os brasileiros por covid, tipo aquela pesquisa de New York, em que por fim se constatou que os mortos estavam todos "confinados", esta seria uma pesquisa que a Rede Globo poderia fazer, já que fez tantas pesquisa, que faça esta também, mas eu duvido, pois isto implicaria em assumir a própria culpa pelo "fique em casa".

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

          ± 3 dias

          Como um mero ministro do STF , que acusou outrem de genocídio , ainda pode sair vitorioso? E o Congresso ,por razões obvias , ainda apóia , pois talvez sobre uma vaguinha para o amiguinho e apadrinhado. Só neste país . Que Deus nos proteja.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

            ± 3 dias

            Genocídio? São 75 mil mortos e 2 milhões de contaminados. Contra o isolamento social, estes números são consequência do que orienta o presidente, que é o verdadeiro ministro da saúde. Ele nos condenou e nos condena. Presidente foge covardemente da sua responsabilidade. A Europa e o mundo fizeram diferente e venceram. Recomendar cloroquina sem ciência também é irresponsabilidade.. Não existe propaganda oficial do Ministério da Saúde, pasmem. Omissão criminosa. Gilmar só apontou a incompetência e o erro. Fez uma séria advertência. As FA são entes de estado e não governo. Não devem se associar à política. Falar a verdade deve ter doído muito. Vão enfrentar o Tribunal Penal Internacional.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Denis

              ± 3 dias

              Há 7 semanas o número de óbitos segue estável, e a há tendência de estabilização no número de casos novos (na verdade, semana passada houve menos casos novos que na semana anterior).

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo Henrique

                ± 3 dias

                Quer dizer que a pandemia explodiu em número de mortos depois que Pazuello assumiu? Ou foi porque o isolamento social não funciona e deixa o ciclo epidêmico ocorrer de qualquer jeito? Dados e fatos devem prevalecer, não opiniões. Ainda espero saber quantos mendigos morreram de covid.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  RUY

                  ± 3 dias

                  Genocídio, praticou praticou o stf tirando o PR do controle do combate ao virus. Permitiram que prefinhos e governinhos roubassem deslavadamente o $$ do combate á pandemia. Isto somado ao fato de terem impedido por 120 dias o uso preventivo da ivermectina+cloroquina+azitromicina, para contrariar a intenção do PR, foram sim os responsáveis pelo verdadeiro genocídio de milhares de brasileiros, que não puderam se tratar preventivamente, proibidos pelo GM e seus pares que hoje se mostra "preocupado" (sic) com o crime cometido. O povo esperá uma reação firme das FFAA. História não te perdoará GM !!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Ramon Brito

                    ± 3 dias

                    Excelente texto!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Márcio

                      ± 3 dias

                      Não entendi a notícia. Então o Gilmar fala alguma besteira e o Governo tem de se ajoelhar e fazer o que o ministro beiçola disse? A que ponto chegamos??!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz

                        ± 3 dias

                        Reportagem desprovida de fundamentos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          AM

                          ± 4 dias

                          O presidente da República não pode criticar decisões do STF, mas este pode criticar decisões daquele, ou seja: É o rabo balançando o cachorro. Muito esquisito!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • A

                            Ana Lucia

                            ± 4 dias

                            Vergonha .

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eire Emilio Zimmermann

                          ± 4 dias

                          Como a crise causada por Gilmar Mendes pode acelerar a “queda” do próprio Gilmar Mendes e aumentar a pressão sobre os ministros do STF citados em delações premiadas da Lava Jato...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luiz Maia

                            ± 4 dias

                            Gilmar sendo "Gilmar"

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Leonardo Freitas

                              ± 4 dias

                              O Ministro da Saúde é levianamente (ou criminosamente, segundo o Ministro da Defesa) atacado e a consequência é a sua saída? Isso é harmonia entre os Poderes? Não seria mais adequado falar em submissão e vassalagem? Gostaria de saber qual seria a postura do STF se o Presidente desqualificasse o Secretário do Tribunal...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulista

                                ± 4 dias

                                Acho que o Exército deveria promover a substituição do Gilmar e não do Ministro da Saúde.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Pedro tenvia

                                  ± 4 dias

                                  Estranho que o Ministro do STF comete crime de injúria e quem é punido e perde o cargo é o Ministro da Saúde, resumindo, o STF é o poder de fato, o restante estão acovardados, do tipo que pedem desculpas por ter apanhado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    eneida

                                    ± 4 dias

                                    Absurdo substituir o ministro interino da saúde por causa da opinião inconsequente de Gilmar Mendes.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      João B R Lares

                                      ± 4 dias

                                      Estou em fase de observação neste jornal.Eis aí, mais uma matéria tendenciosa.O Gilmar Mendes está tergiversando seu ato infame premeditado (que exige reparação)tira o foco da grave denúncia sobre corrupção passiva envolvendo Dias Toffoli e do Luciano Ayan.Cancelei Estadao, estou em busca de uma mídia seria e consequente.Os editores deste jornal devem ter mais respeito pelos seus assinantes

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luiz Americo Lisboa Junior

                                        ± 4 dias

                                        Se Bolsonaro concordar desmoraliza as Forças Armadas e concorda com a acusação de Genocídio. O STF vem pra cima com roda a força contra o governo. Seria uma humilhação e atestado de fraqueza.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          IDERALDO

                                          ± 4 dias

                                          O mal desse País é dar cartaz demais para estrume. onde já se viu isso? O Exercito é soberano e o general faz bem o seu papel. Ou bom mesmo foi o Senhor Humberto Costa.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            justo verissimo

                                            ± 4 dias

                                            varios fatos novos do queiroz em todas as midias menos no no jornaleco da provincia, por que será?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • P

                                              Pzig

                                              ± 4 dias

                                              Quem é Queiroz?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            CSG

                                            ± 4 dias

                                            Ou seja , no fundo Gilmar estava certo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luiz

                                              ± 4 dias

                                              O exército vai perder a guerra para o STF/Gilmar ?? Primeiro eles todos têm que pedir desculpas, depois pode trocar o ministro se quiser ... por outro militar reformado, a única instituição confiável hoje em dia

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • N

                                                Nelson Vidal Gomes

                                                ± 4 dias

                                                Equivocam-se muitos acerca dos que querem o retorno da ditadura no Brasil.A querem de volta desde a redemocratização,o consórcio PT-MDB-PSDB,com a corrupção que culminou em 6 bilhões de reais registrados no balanço de nossa maior empresa;o STF e sua interpretação 6x5 para revisar a possibilidade da prisão em 2ª instância com a soltura de corruptos;a quer a nossa imprensa,que como exemplo do que ocorre em determinado veículo,dá uma coluna ao principal opositor eleitoral do presidente eleito e deseja a sua morte.Mas não irão conseguir!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marco Polo

                                                  ± 4 dias

                                                  O quadro atual não traz qualquer novidade ao que vem acontecendo desde a facada em Bolsonaro. Os marginais e corruptos de ordem geral, os detentores de boquinhas do aparelhamento do Estado, a imprensa que se beneficiava com propagandas e patrocínios governamentais, os doutrinadores em nossas escolas públicas, os mais de 17.200 sindicatos, os políticos ignorantes e despreparados, ..., fazem a única coisa que sabem fazer: desordem, distorções, obstruções, ..., covardias contra o povo para atrapalharem nosso crescimento e daí tentarem mudar o Governo. São grupos ligados a esquerda, onde o STF, é mais um dos seus puxadinhos que atua indevidamente e fora de suas competências para nos prejudicar.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    marcio

                                                    ± 4 dias

                                                    Era só o que faltava para a total humilhação do Bolsonaro e dos militares. O ******** do Gilmar soltador de criminoso dando ordens no poder Executivo e os bananas aceitarem.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • N

                                                      Nelson Vidal Gomes

                                                      ± 4 dias

                                                      O Senhor Gilmar Mendes para ser coerente com a preocupação que aparenta ter, deverá brindar a nação com uma "aula magna"sobre as consequências ("consequencialismo") da corrupção na vida dos povos. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • N

                                                        Nelson Vidal Gomes

                                                        ± 4 dias

                                                        EC/20.Altera composição e critérios de acesso ao STF para 27 membros,um por unidade federativa eleitos por colégio eleitoral formado por representantes da OAB,MP,dos Poderes Executivo,Legislativo e Judiciário Estaduais e Federais,entre cidadãos com experiência de 10 anos de Advocacia ou Consultoria Jurídica Privada ou 05 anos em Carreiras Jurídicas de Estado,idade mínima de 40 anos,para um mandato de 10 anos,com 50% da remuneração do cargo vitalícia.O exercício dos atuais ministros prossegue em vigor até o limite de tempo aqui estabelecido para os que ainda não o cumpriram.Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • S

                                                          Silvana Moreira

                                                          ± 4 dias

                                                          Fico pensando : será que não tem serviço esses supremos....porque gastaram meses no caso Luladrao... .agora ficam fiscalizando pela janela o presidente. Só julgam casos midiaticos. Coitado do cidadão comum que gastou com advogados e taxas judiciais para recorrer ao supremo!!!!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • T

                                                            Teodoro Jacob Winkler

                                                            ± 4 dias

                                                            Se existe algum genocídio, este se de única e exclusivamente ao STF que tomou pra si a responsabilidade ao esvasiar os poderes da presidência da República transferindo as decisões para governadores e prefeitos.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              Freitas

                                                              ± 4 dias

                                                              O general já ligou para GM ontem mesmo... rsss

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                Carlos Alfredo de Salles Loureiro

                                                                ± 4 dias

                                                                Em contexto de pandemia onde as decisões técnicas foram transferidas pelo STF para prefeitos e governadores, é perfeitamente aceitável que a coordenação do MS passe a um general estrategista. Afinal, Mandetta era apenas um médico ortopedista sem formação em saúde pública. Suas decisões equivocadas sobre uso de máscara, compra de testes, previsão do pico para Abril, quarentena precoce, avaliação de que norte não seria epicentro devido ao calor, apavoramento da população com seus horrores do crepúsculo, recomendação equivocada da cloroquina apenas para casos graves, etc. São tantos erros que um general não poderia fazer pior do que um médico despreparado.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Mitinho

                                                                  ± 4 dias

                                                                  Que mal pergunte: é função do stf questionar assunto do âmbito do Ministério da Saúde e de responsabilidade do Executivo?? Não existem processos aguardando julgamento dos 11 componentes do stf há anos???

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • D

                                                                    Diego

                                                                    ± 4 dias

                                                                    Deveria ser o contrário. Esses generais são uns frouxos. Acho que só dão tiro de festim com protetor auricular.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      André Sena Pereira

                                                                      ± 4 dias

                                                                      A oposição vai reclamar de qualquer forma. Pode colocar até o Soros. O que eles sabem fazer e corrupção e nada mais.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • A

                                                                        Austríaco-PR

                                                                        ± 4 dias

                                                                        Se realmente existem militares de alto escalão, preocupados com a imagem das forças armadas no combate à pandemia, espero que sejam aposentados o mais rápido possível, forças armadas não é lugar para covardes narcisistas.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • Z

                                                                          Zyss

                                                                          ± 4 dias

                                                                          Brincadeira essa submissão desses generais aí. Um bando de franguinhos. O positivista de ontem é o comunista de hj.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          Fim dos comentários.