Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
STF

Mendonça mantém prisão preventiva do Careca do INSS

Mendonça mantém prisão preventiva do Careca do INSS
Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, está preso na Papuda desde setembro do ano passado. (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido da defesa e manteve a prisão preventiva do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.

A decisão é sigilosa e foi assinada nesta segunda-feira (26), segundo apuração da CNN Brasil. Os advogados argumentaram que o empresário não representa risco de fuga ou de atrapalhar as investigações.

No entanto, Mendonça considerou que os indícios presentes nos autos indicam que Antunes pode voltar a praticar crimes e atrapalhar as investigações em curso. Ele está preso desde setembro do ano passado no Complexo da Papuda, em Brasília.

VEJA TAMBÉM:

O Careca do INSS foi alvo da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal para apurar o desconto ilegal em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as investigações, ele seria um dos principais operadores do esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões.

Em setembro de 2025, Antunes negou participação no esquema durante um breve pronunciamento à CPMI do INSS. Na ocasião, ele classificou sua prisão preventiva como “uma medida extremamente grave, baseada em premissa absolutamente equivocada”.

“A minha empresa sempre prestou serviços a associações tendo como destinatário final o aposentado associado, mas sem qualquer ingerência ou responsabilidade sobre os descontos incidentes em seus benefícios previdenciários. Tais descontos eram realizados diretamente pelas associações”, afirmou o empresário.

“Caso algum aposentado tenha sofrido descontos indevidos, a responsabilidade a ser apurada recai sobre as associações que eventualmente promoveram a inclusão dessas pessoas em seus quadros associativos e sem a devida anuência — jamais sobre a minha empresa, que se limitava à prestação de serviços contratados por tais entidades”, acrescentou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.