Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo relator

Mendonça tem reunião de 2h com PF para alinhar próximos passos no caso Master

Mendonça tem reunião de 2h com PF para alinhar próximos passos no caso Master
Novo relator do caso Master, Mendonça se reuniu com delegados da PF para discutir o andamento das investigações. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça se reuniu, na tarde desta sexta-feira (13), com a equipe da Polícia Federal responsável pela investigação envolvendo o Banco Master. Mendonça assumiu a relatoria do caso após a saída do ministro Dias Toffoli.

Em nota, a Corte informou que a reunião serviu para alinhar procedimentos e compreender o andamento da investigação. O encontro durou cerca de 2 horas e teve a participação de integrantes do gabinete do ministro e delegados.

A troca de relatores do caso Master foi acertada em uma reunião realizada com os 10 ministros do Supremo nesta quinta (12). No início desta semana, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, encaminhou ao presidente do STF, Edson Fachin, o relatório elaborado a partir dos dados do celular de Daniel Vorcaro, com menções a Toffoli.

VEJA TAMBÉM:

Fachin convocou um encontro de emergência com os colegas para discutir os achados da autoridade policial. A Corte decidiu defender Toffoli e descartar a possibilidade de suspeição ou impedimento, alegando que o ministro deixou o comando do inquérito “a pedido”.

Mais cedo, o portal Poder360 revelou o que foi discutido na reunião, que ocorreu a portas fechadas na sede do STF. Segundo a apuração, oito ministros eram a favor da permanência de Toffoli à frente do inquérito: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Nunes Marques e o próprio ministro.

Apenas Fachin e a ministra Cármen Lúcia opinaram pela troca de relatores. Diante da crise institucional aberta pela relatoria de Toffoli no caso Master, Fachin anunciou a criação de um Código de Ética para os ministros, mas enfrenta forte resistência na Corte. Ele escolheu Cármen Lúcia como relatora da iniciativa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.