• Carregando...
O secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco: em vídeo feito em casa, ele usou ovo de páscoa e tabletes de chocolate para mostrar a relação entre trabalhadores e aposentados no país.
O secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco: em vídeo feito em casa, ele usou ovo de páscoa e tabletes de chocolate para mostrar a relação entre trabalhadores e aposentados no país. (Foto: Reprodução/Twitter)| Foto:

O secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, divulgou nas redes sociais um vídeo em que usa um ovo de Páscoa e tabletes de chocolate para mostrar como está a relação entre o número de ativos (trabalhadores) e inativos (aposentados) no Brasil e, com isso, defender a necessidade de reforma da Previdência.

Bianco ficou conhecido do público em 20 de fevereiro, na entrevista coletiva em que ele e outros técnicos do Ministério da Economia apresentaram a jornalistas, em detalhes, a reforma da Previdência. Por causa da voz fina, semelhante ao personagem de desenho animado, ele imediatamente foi apelidado, nas redes sociais, de "Mickey da Previdência".

Embora pessoas próximas tenham se incomodado com as piadas, Bianco contou em entrevista ao G1 que levou a situação na brincadeira, pois lida com elas há 37 anos – ele nasceu com uma alteração nas cordas vocais chamada de fenda vocal. Naquele dia, decidiu aproveitar a fama e "surfar a onda" para defender a nova legislação previdenciária.

Dali em diante, abraçou o apelido e passou a defender a importância da reforma em vídeos nas redes sociais, usando em vários deles a hashtag #MickeyDaPrevidência. Num deles, gravado ao lado da filha mais velha, Lara, de 6 anos, ele "fabrica" um "slime" para falar do rombo do sistema previdenciário. No Twitter, não hesita em responder "fake news" e provocações de opositores da reforma, como o ator José de Abreu e o candidato derrotado à Presidência Ciro Gomes (PDT).

No vídeo publicado nesta sexta (19), o secretário busca explicar o conceito da "razão de dependência", que em resumo mostra a quantidade de trabalhadores que sustenta cada aposentado.

"Na brincadeira aqui, temos dez chocolates de 20 gramas formando um ovo de Páscoa de 200 gramas. O que acontece, pessoal? Se o sistema [previdenciário] estivesse assim, com dez ativos para cada inativo, estaríamos tranquilos e o sistema estaria ótimo. O problema de hoje é o seguinte: nós não temos mais dez ativos para cada inativo", diz Bianco na gravação. "O Brasil está mudando. A demografia brasileira faz com que o brasileiro viva cada vez mais, e isso é muito bom. Mas na prática o que acontece é o seguinte. Nós temos hoje menos de dois ativos para cada inativo. Vocês acham que essas duas pessoas trabalhando conseguem sustentar esse inativo? De maneira nenhuma."

Em seguida, ele diz que a "nova Previdência" – expressão que o governo usa para falar da reforma – busca "fazer com que o sistema previdenciário seja mais justo, mais igualitário, e socialmente e fiscalmente equilibrado".

Pouco antes de publicar o vídeo, Bianco postou uma foto da família reunida no quarto em que ele fez a gravação. "Esse é o clima da Páscoa! Família reunida. E hoje todos me ajudando a esclarecer a #NovaPrevidência", escreveu.

Em outro vídeo, publicado há pouco mais de uma semana, Bianco mostra como funciona o relógio que ganhou do irmão depois que ficou conhecido como "Mickey da Previdência".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]