Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança Pública

Ministério da Justiça vai incluir guardas municipais na PEC da Segurança

Ministério da Justiça vai incluir guardas municipais na PEC da Segurança
Lewandowski destacou que a inclusão das guardas municipais visa "fortalecer o sistema de segurança pública como um todo". (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira (26) que vai incluir as guardas municipais em uma nova versão da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Com isso, a categoria poderá atuar no policiamento ostensivo e comunitário.

No último dia 21, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a constitucionalidade da atuação dos guardas municipais no policiamento ostensivo em vias públicas, resguardadas as atribuições das Polícias Civil e Militar.

Em nota, o ministério afirmou que o objetivo da iniciativa é que haja cooperação com os demais órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), garantir maior segurança jurídica para a atuação das guardas municipais, evitando a sobreposição de funções com outras forças de segurança.

VEJA TAMBÉM:

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, apontou que a medida reflete a necessidade de adequar a legislação à recente jurisprudência do STF e às demandas das gestões municipais. A PEC da Segurança é analisada pela Casa Civil.

“Nossa intenção é fortalecer o sistema de segurança pública como um todo, garantindo que as Guardas Municipais tenham seu papel formalizado na Constituição sem comprometer a autonomia dos entes federados”, afirmou Lewandowski.

Atuação das Guardas Municipais

Segundo a pasta, a PEC reforça que as guardas municipais devem atuar de forma integrada com as Polícias Civil e Militar, “sem exercer funções de polícia judiciária, conforme já determinado pelo STF”. Os governos locais também devem regulamentar a atuação por meio de legislação municipal, já o Ministério Público fará o controle externo.

“O MJSP tem investido na modernização das Guardas Municipais desde 2023, com a doação de equipamentos e viaturas, além da elaboração de diretrizes sobre o uso de câmeras corporais e protocolos de uso da força. Com a nova versão da PEC, essas iniciativas ganham respaldo constitucional, proporcionando estabilidade normativa e previsibilidade no financiamento dessas instituições”, diz o comunicado divulgado pelo ministério.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.