• Carregando...
Ministro Augusto Nardes afirma que repudia manifestações de natureza “antidemocráticas e golpistas” e que o áudio era despretensioso.
Ministro Augusto Nardes afirma que repudia manifestações de natureza “antidemocráticas e golpistas” e que o áudio era despretensioso.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), emitiu um comunicado nesta segunda-feira (21) afirmando que o áudio onde declara que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas” do país – numa referências aos quartéis - e que o movimento pode causar um “desenlace imprevisível” na nação, foi mal interpretado.

Na nota, onde confirma a autenticidade da gravação, Nardes enfatiza que repudia manifestações de natureza “antidemocráticas e golpistas” e que o áudio era despretensioso.

“O ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos. Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas”, diz o comunicado do ministro.

“Tenho muitas informações”, diz ministro

No áudio, divulgado no domingo (20) pelo jornal Folha de S.Paulo, Nardes diz para amigos ligados ao agronegócio que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas” e que achava que seria uma questão de horas, dias, no máximo duas semanas, para acontecer um "desenlace bastante forte na nação, (com consequências) imprevisíveis.

"Eu não posso falar muito. Sim, tenho muitas informações, queria passar para ti, para o teu time do agro, que eu conheço todos os líderes", diz Nardes na gravação, afirmando ainda ter conversado longamente com aliados próximos ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na última semana e que o atual presidente estaria pronto para enfrentar o que vai acontecer no país.

"Agora veio o Bolsonaro, que despertou a sociedade conservadora, e hoje todo mundo está nas ruas fazendo a sua defesa desses princípios. Demoramos, mas felizmente acordamos", afirma o ministro.

Nardes foi o relator de contas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015, que foram reprovadas e culminaram no processo de impeachment da petista. Na gravação, ele cita o episódio.

“Fiz a minha parte em 2014. Eu era presidente (do TCU), alertei a presidente em 2012, 2013, o que ia acontecer no país, infelizmente não conseguimos o diálogo na época. Eles nunca aceitaram o diálogo, eles foram para o confronto e agora é um confronto decisivo. Eles vão vim para um confronto que nós todos sabemos quais são as consequências, mas nós tomamos uma decisão importantíssima em 2015, quando eu tive a coragem em 130 anos pela primeira vez de tomar uma atitude de reprovar as contas porque encontramos R$ 340 bilhões (em irregularidades) em 2015 e 2016 e tudo se mostra que vai acontecer novamente”, diz Nardes ao final do áudio.

Senador pede afastamento de ministro do TCU

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou nesta segunda-feira (21) ao TCU um pedido de afastamento do ministro Augusto Nardes por violação disciplinar. Nas redes sociais, o parlamentar afirmou ainda que apresentará ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para abertura de inquérito policial contra o Nardes.

“Sobre o caso do ministro do TCU, Augusto Nardes, que mostrou apoio a golpistas, tomaremos as seguintes providências: 1 - Peticionaremos ao TCU, argumentando violação disciplinar, pedindo a aposentadoria compulsória do magistrado ou a sua disponibilidade. 2- Petição ao STF, solicitando a instauração de inquérito policial, por possível crime contra a ordem democrática; 3 - Denúncia ao STF, sustentando crime de responsabilidade e a legitimidade cidadã para tal denúncia (a jurisprudência defensiva do Tribunal só tem reconhecido tal prerrogativa ao PGR), requerendo a perda do cargo e suspensão dos direitos políticos”, anunciou Rodrigues, afirmando ainda que irá pedir a convocação do ministro no Senado para apresentar explicações sobre o áudio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]