Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ex-deputado

Moraes autoriza Daniel Silveira a ir ao próprio casamento e limita duração da cerimônia

Daniel Silveira, Moraes, STF, prisão, julgamento
O ex-deputado federal Daniel Silveira. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Após pedido da defesa do ex-parlamentar, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta terça-feira (3) que Daniel Silveira possa comparecer ao seu próprio casamento em Petrópolis, na Serra Fluminense. O ministro determinou que a cerimônia terá duração de quatro horas.

De acordo com a decisão monocrática do ministro, caberá à Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas no dia 21 de fevereiro, entre as 10h e as 14h, data e horas estipuladas para o evento.

Silveira cumpre pena de oito anos e nove meses — dos quais já cumpriu quatro anos. Ele foi condenado pelo Supremo por ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo.

VEJA TAMBÉM:

O ex-deputado também teve 389 dias de pena remidos por atividades de estudo e trabalho na prisão, além de ter quitado uma multa de R$ 271 mil. Em outubro de 2024, ele progrediu para o regime semiaberto e, em dezembro do mesmo ano, obteve liberdade condicional. No entanto, Silveira retornou à prisão no dia 24 de dezembro de 2024 após, supostamente, descumprir a medida cautelar que o obrigava a retornar à sua residência, em Petrópolis (RJ), até as 22h.

O ex-parlamentar foi condenado em 2022 após divulgar vídeos em que criticava ministros do STF e defendia o regime militar. À época, chegou a ser beneficiado por indulto concedido pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o induto acabou invalidado pelo Supremo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.