• Carregando...
Em 2017, Temer indicou Moraes para o cargo de ministro do STF.
Em 2017, Temer indicou Moraes para o cargo de ministro do STF.| Foto: Valdenio Vieira/PR.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta quarta-feira (3) que o ex-presidente Michel Temer (MDB) foi o mandatário que conseguiu ter a melhor relação com os Poderes. Temer recebeu o título de cidadão honorário de Brasília da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Para Moraes, “na história” dos presidentes da República, nenhum se equipara a Temer no diálogo institucional no país.

“Foi um grande presidente. Presidente sério, presidente trabalhador, um presidente que transitava como presidente e continua transitando pelos Três Poderes. Se nós formos olhar na história dos presidentes da República, nós não temos nenhum presidente que se equipara com o presidente Michel Temer na qualidade de diálogo com todos os Poderes”, disse Moraes ao discursar na cerimônia.

Temer foi chefe do Executivo entre 2016 e 2018, após o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Moraes foi ministro da Justiça durante a gestão do emedebista e, em 2017, foi indicado para o cargo de ministro do Supremo por ele.

“Todas as injustiças dolosas que foram feitas contra o governo do presidente Michel Temer não apagaram o sucesso de seu governo. As reformas aprovadas, que até hoje fazem a diferença, as privatizações aprovadas, a modernização na administração”, apontou o ministro.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou ainda que tem “grande orgulho” de ter participado do governo Temer. Ele ressaltou que o ex-presidente é “um amigo leal”, “inteligente” e “extremamente competente”.

Moraes foi recebido com vaias e "valeu, Xandão"

No início do evento, Moraes foi vaiado ao ser anunciado para o público, mas também recebeu o apoio de alguns presentes e ouviu um “valeu, Xandão”. O presidente da Câmara do DF, deputado Wellington Luiz (MDB), defendeu o magistrado e pediu respeito à plateia. “Não existe ninguém nesta mesa que não mereça aplauso. Eu quero deixar bem claro nosso carinho e respeito por Vossa Excelência, ministro, por tudo que o senhor tem feito pelo povo brasileiro”, ressaltou o parlamentar.

Logo no início de seu discurso, Moraes foi interrompido pelo ministro Dias Toffoli. "Eu ia dizer que o melhor ato do presidente Temer foi ter lhe indicado", disse Toffoli ao colega de Corte. Moraes aproveitou o ensejo para ironizar as vaias que recebeu: "Tem um povo lá atrás que não iria gostar muito [da declaração de Toffoli]".

Além de Temer, também receberam o título cidadão honorário de Brasília o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Engels Augusto Muniz. O governador Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora, Celina Leão (PP), também compareceram ao evento.

Temer diz que Executivo não manda no Brasil sozinho

Durante seu discurso, o ex-presidente Michel Temer (MDB) disse que o Executivo deve abandonar a ideia centralizadora sobre quem manda no Brasil. "Há certas pessoas que recebem um cargo e acham que foram iluminas por uma centelha divina. Nós chegamos ao poder pela vontade do povo", ressaltou Temer. O emedebista defendeu que é preciso ter a "humildade que a Constituição determina" e pregar o princípio da paz.

"Quem manda no Brasil não é o Poder Executivo, quem manda é o Executivo juntamente com o Legislativo e juntamente com o Judiciário. Não é sem razão que há uma separação de poderes… Não adianta querer fazer pacto, não, é preciso conversar caso a caso, dialogar projeto por projeto… Digo, sem medo de errar, que se o Executivo não tiver o apoio do Legislativo não consegue governar, não é?", disse o ex-presidente

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]