Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prazo de 15 dias

Moraes manda PGR se manifestar sobre prisão de Filipe Martins

Moraes manda PGR se manifestar sobre prisão de Filipe Martins
PGR terá 15 dias para se manifestar sobre os pedidos de reconsideração da prisão preventiva de Filipe Martins. (Foto: Arthur Max/MRE)

Ouça este conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) os pedidos de reconsideração da prisão preventiva de Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais do governo Bolsonaro (PL).

O órgão terá 15 dias para se manifestar sobre os argumentos da defesa, que contesta a revogação da prisão domiciliar. O despacho foi assinado nesta terça-feira (20).

Ele estava em prisão domiciliar, mediante o cumprimento de medidas cautelares rigorosas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição total de utilizar redes sociais.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, Moraes decretou a prisão preventiva de Martins por suposto uso da rede social LinkedIn para buscar perfis de terceiros, o que configuraria descumprimento das restrições impostas pela Corte.

A defesa apresentou sucessivos pedidos de reconsideração, sustentando que não houve ato voluntário ou consciente de utilizar a plataforma.

Segundo os advogados, o registro de atividade na rede social seria, na verdade, um "evento técnico de natureza algorítmica", desprovido de conteúdo comunicacional e incapaz de justificar o endurecimento da custódia cautelar.

Os defensores afirmam ainda que o episódio é "absolutamente irrelevante do ponto de vista jurídico" e que não há prova de que o réu tenha tentado burlar as determinações do STF.

Diante do impasse, o ministro pediu a manifestação da PGR. "Encaminhem-se os autos à Procuradoria-Geral da República para manifestação no prazo de 15 dias", determinou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.