Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Moraes nega e imprensa reafirma: o encontro com Vorcaro

Moraes Vorcaro
O ministro Alexandre de Moraes, do STF. (Foto: Andre Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

No programa Última Análise desta terça-feira (27), os comentaristas falaram a respeito das denúncias do portal Metrópoles, em reportagem da jornalista Andresa Matais, sobre visitas do ministro Alexandre de Moraes à mansão do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Após a divulgação, a assessoria de imprensa do STF emitiu uma nota, negando veementemente tal encontro.

"Ninguém mais do que a esposa de Moraes tinha um contrato de R$ 129 milhões com o banco Master. Então, esse suposto encontro com o ministro revela o nível de relacionamento político e da blindagem que tentaram fazer", afirma a cientista política Júlia Lucy.

“Essa reunião não ocorreu e, lamentavelmente, segue um padrão criminoso de ataques desqualificados contra os integrantes do Supremo Tribunal Federal”, diz a nota da assessoria. O jornal Metrópoles, em seguida, afirmou que manteria a apuração e reiterou as informações da matéria original.

O professor da FGV Daniel Vargas avalia que Moraes costuma reagir agressivamente a informações "indesejáveis" para o STF. Ainda, segundo ele, "está se escalando o grau de tensão provocado por Moraes sobre as instituições do país. Agora, não se trata apenas de ameaça à postura de um jornalista, mas à imprensa".

A reunião secreta de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teria participado de uma reunião com Vorcaro, fora da agenda oficial da Presidência da República. O encontro teria ocorrido em dezembro de 2024. Na reunião, participaram também o atual presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"Qualquer ato do presidente deve ser público e divulgado em agenda oficial. Antes, Lula criticava o Vorcaro mas, agora, surge a primeira reunião em que ele estava presente. Com certeza, vamos descobrir mais vínculos do escândalo com o governo petista", disse a advogada Anne Dias.

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.