Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sanções de Trump

Não tenho nada com isso, diz Bolsonaro sobre sanções dos EUA contra Moraes

Não tenho nada com isso, diz Bolsonaro sobre sanções dos EUA contra Moraes
Bolsonaro foi questionado sobre sanções contra Moraes ao deixar a sede do PL. (Foto: EFE/Andre Borges)

Ouça este conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou nesta quarta-feira (30) comentar sobre a aplicação da Lei Magnitsky pelo governo dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado é o relator da ação penal na qual Bolsonaro é réu por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

“Não tenho nada com isso”, disse o ex-mandatário ao ser questionado por jornalistas na saída do PL. Ele cumpre medidas cautelares, impostas por Moraes no último dia 18, e tem evitado conceder entrevistas, apesar de não estar proibido.

Mais cedo, o governo Trump anunciou as sanções alegando, entre outros motivos, que Moraes é responsável por “uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”.

VEJA TAMBÉM:

O presidente americano também oficializou a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, com exceções a quase 700 produtos. No decreto, o republicano voltou a mencionar o julgamento de Bolsonaro, dizendo que ele e seus apoiadores sofrem "perseguição, intimidação, censura e um processo politicamente motivado pelo governo do Brasil".

Bolsonaro e outros sete réus do chamado “núcleo 1” da suposta trama golpista devem ser julgados em agosto ou setembro pela Primeira Turma do STF. O processo está na fase das alegações finais. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a condenação do grupo.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.