• Carregando...
Porto de Santos realizou  exercício simulado de atendimento à chegada de navio com caso suspeito de tripulante contaminado pelo novo coronavírus.
Porto de Santos realizou exercício simulado de atendimento à chegada de navio com caso suspeito de tripulante contaminado pelo novo coronavírus.| Foto: Reprodução Instagram/Santos Port Authority

Um navio de bandeira chinesa que tem dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus chega à costa brasileira neste domingo (16) e vai atracar no Porto de Santos na segunda-feira (17). A embarcação 'Kota Pemimpin' vem de Singapura e esteve em portos chineses nos últimos 30 dias.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na última sexta-feira (14), o capitão do navio encaminhou a documentação exigida para a atracagem no Porto de Santos. Após a análise do pedido, chamado de Livre Prática, foi possível verificar, por meio da Declaração Marítima de Saúde e do Livro Médico de Bordo da embarcação, a presença a bordo de dois dos tripulantes que apresentaram sintomas gripais, mas que estariam recuperados.

Em nota publicada no site oficial, a Agência informa que "por precaução e em observância ao dever de cautela exigido pelo atual cenário epidemiológico global, será feita a Livre Prática a bordo para verificação das condições de saúde dos tripulantes e higiênico-sanitárias da embarcação".

Segundo a Agência Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Santos foi notificada pela Anvisa sobre o caso dos dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus e vai apoiar a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracar no Porto.

Em nota, a Secretaria ainda destacou que a rede municipal está preparada para atender casos suspeitos da doença e, na última quarta-feira (12), participou de um simulado no cais santista organizado pela Anvisa.



0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]