• Carregando...
bolsonaro no g20
O presidente Jair Bolsonaro em reunião do G20 neste sábado (30), em Roma.| Foto: Ettore Ferrari/EFE

O presidente Jair Bolsonaro participou da reunião de líderes do G20 neste sábado (30), em Roma. Em seu discurso e em declarações durante o evento, Bolsonaro deu ênfase ao avanço da vacinação no Brasil e à recuperação econômica do País.

“O Brasil se comprometeu com um programa extensivo e eficiente de vacinação, em paralelo a uma agenda de auxílio emergencial e preservação do emprego para a proteção dos mais vulneráveis. Estamos igualmente comprometidos com uma agenda de reformas estruturantes, essenciais para uma retomada econômica sustentada”, disse durante o seu discurso para os líderes do G20.

O presidente destacou que mais da metade da população brasileira “já está plenamente imunizada de forma voluntária” e que “mais de 94% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina”. “Ao todo, aplicamos mais de 260 milhões de doses, das quais mais de 140 milhões foram produzidas em território nacional”, afirmou.

Bolsonaro também exaltou o acordo concluído em julho pelo G20 e por outros países sobre tributação internacional, dizendo que se trata de “uma contribuição significativa para a sustentabilidade fiscal e econômica”. Esse acordo prevê um imposto mínimo de 15% para empresas multinacionais e teve a adesão de 130 países e jurisdições dos 139 que fazem parte do chamado marco inclusivo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Durante o evento, o líder brasileiro teve um diálogo com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Eles falaram sobre importância que o Mercosul tem para os dois países. O argentino ainda brincou com o brasileiro sobre a vitória de seu país na final da Copa América. Fernández disse que Bolsonaro ainda não o tinha parabenizado pela vitória.

Em uma entrevista na saída do evento, o presidente brasileiro explicou que quis falar da situação econômica do País em seu discurso porque “o Brasil está indo muito bem na recuperação da economia” e “fez o dever de casa” em sua estratégia de retomada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]